sábado, 31 de outubro de 2015

O NOSSO SEXTO DIA NA CRIAÇÃO DE DEUS


O NOVO HOMEM


"Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial." (Mt 5.48).

Nos evangelhos Jesus se apresenta como um médico que veio para curar os doentes (Mt 9.12,13). As enfermidades e os defeitos físicos nos evangelhos representam as enfermidades de nosso corpo espiritual (alma e espírito), os defeitos de nosso caráter, de nossos pensamentos, de nossas emoções, diante da perfeição de Deus. A desobediência a Deus corrompeu o homem na sua totalidade, amorteceu o espírito, inflou a alma e o homem decidiu viver de maneira independente; e o corpo que deveria ser glorioso (como o de Jesus na transfiguração-Mt 17.1 a 9) foi transmutado em carne contendo o elemento da morte.

Se Jesus tivesse vindo somente para curar nossas enfermidades físicas, seríamos por fim derrotados pela velhice, por que a sentença ainda é que ao pó voltarás.Jesus cura nossas enfermidades físicas, mas a vontade de Deus é que tenhamos fé em Jesus Cristo para termos a vida eterna(vida de Deus), porque assim nossa cura será completa, o nosso espírito é vivificado pelo Espírito de Deus ( Deus é espírito), a nossa alma (mente,vontade e emoção) convertida se submete ao Senhor que está em nosso espírito, e por fim na ressurreição o nosso corpo será semelhante ao de Jesus, esta será a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8.19).

Jesus curou um leproso(Mt 8.3). A lepra é uma enfermidade que tira a sensibilidade da parte do corpo afetada por ela, a lepra representa o pecado que tira a sensibilidade de nossa alma de sentir a presença de Deus, para o leproso Deus está num lugar inacessível.

Jesus curou um criado paralítico de um centurião que estava num outro lugar (Mt 8.5 a 13). O servo paralítico do centurião nos representa como servos que deveriam estar sob a autoridade de Deus e se movendo por meio Dele, mas nos encontramos paralisados pela desobediência.O fato de estar num outro lugar e ser curado sem estar diante de Jesus revela a onipresença de Deus e o poder da fé.

A cura da febre da sogra de Pedro (Mt 8.14,15), nos representa como pecadores que estão perturbados; a febre provoca imaginações e medo de coisas inexistentes (a moderna síndrome do pânico).

A cura da mulher que padecia de uma hemorragia ( Mt 9.20,21,22), são aqueles que estão perdendo a vida de Deus por causa da incredulidade,pois o sangue representa a vida e o encontro com Jesus (fé) estanca esta perda.

A ressurreição da filha de Jairo é aquele momento em que Jesus entra em nós (a casa em que há morte), e pela nossa fé nele livra da morte que há em nosso interior, gerando vida.

A cura dos dois cegos nos revelam Jesus como a Luz do Mundo, sem Ele não podemos perceber os nossos erros (pecados), nem perceber a presença de Deus, Jesus abre os olhos do nosso coração e o céu (Deus) começa a existir para nós. A cura de um surdo e gago (Mc 7,31 a 37), significa que sem conversão seremos surdos, não ouvimos Deus, e mudos, não falaremos por Deus.

Quando cremos e crescemos na compreensão e vida divina (Cristo), somos curados de todas imperfeições ( pecados) e então traremos a imagem (perfeição) e semelhança de nosso Criador.(Cl 3.10).Este será o nosso sexto dia na Criação de Deus.(Gn 1.26 a 31).

Vamos crescer na vida divina !

O COMEÇO DE UM NOVO HOMEM : ARREPENDEI-VOS !

"Arrependei-vos, poque está próximo o Reino dos céus." (Mt 3.2)

"Ele percorreu toda circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados." (Lc 3.3)

Arrependei-vos ! Clama o Espírito de Deus aos nossos corações !

Arrependimento é mudança de pensamento que leva a novo modo de agir, abandonar o coração egoísta e aceitar a graça de Deus (Jesus Cristo), para uma vida unida a vida de Deus.

Arrependei-vos de vossas justificativas inúteis por não crer no evangelho e nem aceitar as Palavras de Cristo, colocando no lugar argumentos (palavras,pensamentos) que serão queimados como palha pelo fogo da Verdade.

Arrependei-vos porque aceitais as palavras de homens que são como o feno, e muitas vezes rejeitais as Palavras de Jesus.

Arrependei-vos porque ensinastes a vossos filhos a educação e a cultura dos homens e desprezastes o ensinamento (evangelho) que faria deles homens de verdade , paz e amor.Sim, deveis educá-los em tudo, mas sobretudo nas coisas do Senhor.

Arrependei-vos pelas vezes que assim como Sara, esposa de Abraão, duvidaste do poder de Deus (Gn 18.13,14), e assim impediste a benção de uma vida de Filhos de Deus ( o nascimento de Isaques).

Arrependei-vos porque muitas vezes consultastes homens mortais, com propostas inúteis ; nunca consultastes aquele que conhece todas as coisas e cuja sabedoria é imensurável.

Arrependei-vos porque muitas vezes buscastes as riquezas e os reinos do mundo, a admiração de uma sociedade corrompida, em lugar de buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.

Muitas vezes destes crédito às doutrinas de homens e ensinamentos falsos,nunca tendo coragem de conferir com as doutrinas do próprio Deus e Jesus Cristo, por temeres as reações humanas, desprezando o temor de Deus.Então surgiram falsas igrejas e falsos ensinamentos que farão da fé questão de negócio e lucro (2 Pe 2.2,3).

Por isto acolherão falsos Cristos e falsos profetas (Mt 24.24), por isto crerão na mentira em lugar da verdade (2 Ts 2 11,12), por isto os homens serão arrastados pelos seus maus pensamentos, há traição entre os que estabeleceram a aliança, há desonestidade nos tratos, há fingimento nos relacionamentos, há assaltos nas ruas e casas, há suspeita constante entre os que governam, fazem leis que nunca serão cumpridas, estabelecem metas que jamais serão alcançadas , clamam por paz e eis aí a guerra.Por isto serão amedrontados pelos sinais no céu e pelas convulsões entre os que nunca se arrependeram.

O Reino dos Céus chegará para os corações contritos (arrependidos), Deus brilhará como um sol glorioso em dia sem nuvens, um novo tempo, um novo ambiente, um novo e vivo caminho, uma nova cidade , uma nova terra e um novo céu, um novo coração para compreender aquele que não poupou nem mesmo o seu Filho. Não nos dará com Ele todas as coisas ? A alegria do Reino do céu é riqueza insondável.

Não podemos errar na nossa escolha!

Arrependei-vos!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

QUE MÃO SEGURA É A MÃO DE JESUS !

Há momentos na vida que parece que estamos sufocados, cercados, oprimidos, nossos pensamentos entram em colapso, nosso entendimento foge de nós, é como se nos afogássemos num mar de dúvidas , e a sensação é de depressão severa, como se algo pesasse sobre nós.

No evangelho de Mateus (14.22 a 33), estando os discípulos num barco, que começa a ser açoitado pelas ondas,; porque o vento era contrário, Jesus vem ao encontro deles andando sobre as águas do mar revolto, eles se assustam, e Pedro na sua dúvida pede para ir ao encontro do Senhor, e assim que ele sai e repara na força do vento começa a afundar, o que o salva é a mão do Senhor que lhe é estendida.

O mar nas Escrituras representam os pensamentos humanos (Ap 17.15) afetados pelo pecado, o barco em que os discípulos estão representam a fé que nos sustenta no meio do mar de pecado(pensamentos errados), o fato de Jesus andar sobre o mar representa que Ele é o único que tem domínio completo sobre os eventos humanos, o vento contrário representa aquele momento que as pessoas nos atacam com palavras duras e ofensas (isto são ondas revoltas), quando Pedro sai do barco é aquele momento que tentados pelas pessoas que nos atacam começamos a falar também, saímos da segurança do barco (orientações de Jesus), de repente estamos no meio do mar, é uma discussão que avança, a tempestade nos apanha, Jesus está a nossa frente mas não olhamos pra Ele , reparamos como Pedro na força do vento, consideramos mais a palavra da pessoa que nos ataca (mar revolto), então começamos a afundar num mar de palavras iradas e confusas, se olhamos para Jesus(pegamos sua mão, firmamos na sua palavra), imediatamente nos calamos e damos a outra face (Mt 5.39). Se fizermos o contrário estaremos afogados no mar da contrariedade e inimizade.

Só há um barco seguro no meio deste mundo revolto e incerto, é o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente suas Palavras nos salva das palavras dos homens, eles mesmos afogados em seus pensamentos obscuros, suas conclusões absurdas, suas pesquisas inúteis, sabedoria que não pode se quer levantar da depressão o caído, do desânimo o frustrado,da tristeza o que está sem esperança.

Felizes aqueles que têm esta Mão (Jesus) em que se firmar nos momentos de grandes tempestades na vida, não serão submergidos por um mar de vaidade e pensamentos inúteis que só produzirão depressão e desânimo.

O mar está aí, os ventos contrários também, as tempestades virão, o único refúgio é um barco com Jesus nele. Quem quer se salvar ?

Todas as escrituras é como uma grande parábola revelando as nossas situações e realidades, mas somente os que crerem é que entenderão o seu significado, os que não crerem serão arrastados pela correnteza das águas (pensamentos mundanos) que os homens sempre farão jorrar, estarão agitados pelos ventos de revoluções e guerras, de religiões e doutrinas falsas, que trarão mais violência e morte.

Só o Senhor nos faz chegar ao único porto seguro: o Reino de Deus. o resto é vento que vai passar.

"Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." (Mt 24.35)

Que bom escolher Palavras que não passarão ! Que mão segura !

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SOBRE O CONHECIMENTO DE DEUS E O CORAÇÃO DOS HOMENS

Uma radiografia do coração dos que desprezam o conhecimento de Deus:

"E,por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, Cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, engano e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus,inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, traiçoeiros, sem afeição natural e sem misericórdia." ( Rm 1. 28,29,30,31).Este é o homem natural(sem Deus).

Uma radiografia do coração dos que conhecem a Deus:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade,
bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." (Gl 5.22).Este é o homem espiritual(com Deus).

As coisas do Espírito de Deus são completamente estranhas para o homem natural, como está revelado em 1 Co 2.14:"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las,porque elas se percebem espiritualmente." Somente a conversão pode limpar o coração humano de tudo que está cheio, Jesus é a luz que nos revela o que temos dentro de nós, e nos lança em direção às coisas do Espírito de Deus, no Homem espiritual um fruto foi produzido,os pensamentos foram renovados, o entendimento foi mudado, de tal forma que o amor e a alegria se manifestam nos relacionamentos, a bondade e benignidade fluem num ambiente de simplicidade, as raízes da inveja, contenda, engano, malignidade foram arrancadas pela cruz de Cristo, quando nos convertemos o céu se abre, o sentimento de Cristo torna-se em nós como uma fonte que se renova a cada dia, a energia da ressurreição e vida divina conforta e trás paz.

Somente os que quiserem avançar no conhecimento de Deus é que provarão esta transformação, de pessoas amargas e mesquinhas, a pessoas doces e de fácil convivência, o amor fraterno reunindo aqueles que fazem parte da família de Deus(filhos de Deus). Isto não é fruto de religião exterior e humanismo, mas de geração interior por meio da fé e ação do Espírito Santo, isto é resultado de bater e a porta se abrir, de pedir e receber, buscar e achar, (Mt 7.7).Isto é resultado de estar perdido e ser achado, estar morto e reviver (Lc 15.32).

A vida cristã não é um manual de faça isto e não faça aquilo, mas uma nova criatura que se move segundo o Espírito de Deus, com inteligência e conhecimento que supera qualquer expectativa humana, os que estão de fora acham loucura, porque não podem entender, mas a maravilha de um céu aberto e a percepção da presença de Deus energiza o nosso espírito, e reveste a nossa alma, transportando-nos para o Reino de Deus, embora nossos pés ainda estejam na terra.

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue,tome a sua cruz e siga-me.(Mt 16.24).

Só os que quiserem !

Os que quiserem!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A HUMILHAÇÃO QUE É PARA EXALTAÇÃO

CONCORDANDO COM DEUS

"Humilhai-vos,portanto,sob a poderosa mão de Deus,para que ele,em tempo oportuno,vos exalte,lançando sobre Ele toda vossa ansiedade,porque Ele tem cuidado de vós." (1 Pe 5.6)

Há alguém maior que nós, que compreende e sabe mais, que está além de meus raciocínios,há alguém que é a resposta para todas as minhas questões, que é a explicação exata de tudo,que é eterno e cujo propósito nunca será impedido,cuja palavra nunca muda,que é amor e misericórdia,que é luz e cheio de conhecimento,que é mestre e quer nos ensinar e compartilhar conosco a sua própria vida: O SENHOR JESUS CRISTO.

O orgulho é a centelha do inferno que perturba os homens.Podemos enriquecer, possuir bilhões nas contas bancárias, ter os títulos e ser mestres em todas ciências dos homens, ser honrado e coroado por descobertas surpreendentes, dominar nações e mentes, mas há um veredito pairando de forma irremediável sobre as nossas cabeças: Certamente morrerás! (Gn 2.17).

A humildade é definida como a virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações.Toda ansiedade surge nos nossos corações porque julgamo-nos capazes de controlar muitas coisas.Queremos planejar o futuro, estarmos seguros em nossas decisões solitárias, e só lembramos de Deus como um servo atendendo as nossas vontades, e garantindo dias promissores em que seremos honrados e admirados por um mundo orgulhoso de sua ciência e obra.Mas tu és pó e ao pó tornarás.(Gn 3.19).

O humilde reconhecerá a Mão de Deus (Palavra). Reconhecendo a sua limitação lançará sobre Ele a sua própria existência,terá o Senhor como sua fonte e origem, terá Deus no universo de seus pensamentos, e crendo e considerando as suas Palavras, poderá descansar. Há alguém que cuida de nós, esta é a mais gloriosa das descobertas, nem toda ciência e sabedoria dos homens poderá suplantar este fato: Deus existe e nos ama.

Os homens que laboram nos seus pensamentos sem Deus estarão fadados ao fracasso, a depressão, a ira, as inimizades, as paixões carnais, os roubos, a corrupção; estarão entregues a seus ídolos (pensamentos que substituem Deus), as suas calúnias e mentiras sobre si mesmos e os outros,o ciúme e inveja corroendo qualquer resquício de amor e altruísmo.O máximo que lhe sobrará é um busto de metal na praça ou uma caixa com suas cinzas para recordação daqueles que o admiraram,ou ainda um túmulo bem feito para que lembrem do seu nome.

Jesus como Homem veio na contramão do orgulho satânico, para vencer e triunfar de modo irrefutável.Em Isaías 53 é profetizado como " raiz de uma terra seca,não tinha aparência nem formosura,olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores, e que sabe o que é padecer;e,como um de quem os homens escondem o rosto,era desprezado,e dele não fizemos caso algum." Nasceu em Belém, na menor cidade, foi criado em Nazaré, lugar desprezível,nasceu numa manjedoura e foi envolvido em panos, criado por um carpinteiro e uma mulher simples,seus irmãos não creram nele,os líderes e sacerdotes judeus o rejeitaram e condenaram,bateram lhe com uma cana, cuspiram no seu rosto, deu-lhe como coroa espinhos, e como prêmio pela sua bondade uma morte de cruz entre dois malfeitores.

Mas a vitória da humildade e obediência de Jesus tirou-nos da morte, a sua ressurreição pelo poder de Deus é ápice do evangelho ( única boa notícia). Aqueles que experimentam sua obra continuam proclamando:JESUS VIVE E FALA CONOSCO.Sua palavra a Tomé (um discípulo incrédulo) depois que ressuscitou continua ecoando:

"Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos;chega também a mão e põe-na no meu lado;não sejas incrédulo,mas crente." Jo 20:27.

Humilhados diante da obra de Deus, perceberemos a vitória de Cristo, no meio de uma religiosidade exterior e morta, que assombra os corações incrédulos e cheios de ansiedade, num mundo que diz " vai com Deus", mas rejeita conhecê-lo.

"Humilhai-vos porque Ele tem cuidado de vós." 1 Pd 5:7.

"Humilhai-vos porque ele vos exaltará em tempo oportuno" 1 Pd 5:6.

A humilhação é para exaltação, assim como é com Cristo será conosco.Morte e ressurreição.A morte o máximo da humilhação, a ressurreição como suprema exaltação !Dele está escrito:


"A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." Fp 2:8.

Jesus ensinou-nos a tomar a cruz, isto é terrível para nossa carne orgulhosa ! só vazio de nosso orgulho sujeitaremos a esta humilhação, para alcançarmos a exaltação que virá da parte de Deus !

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O SENHOR DA PAZ !

"Ora o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias .O Senhor seja com todos vós." (2 Ts 3.16)

Em todas as circunstâncias da vida há uma riqueza que os homens procuram, e muitas vezes por causa da incredulidade não acham:a paz.
O pecado(pensamentos errados) trouxe consigo o desequilíbrio psicológico,e todo relacionamento humano ficou afetado, e todas as guerras surgiram por causa da tentativa de domínio de um homem sobre o outro.A paz e a harmonia foram subtraídas, a mulher luta para dominar o marido,os pais para dominar os filhos,os patrões para dominar os empregados,ou o contrário,em tudo há um clima de violência e desconfiança entre os homens, que contaminam as almas .O medo e a incerteza tiram a paz.

O fator perturbador é que a esperteza de alguns,a desonestidade de outros,o fingimento e a ganância lançaram sobre os corações dos homens uma rede intrincada de sentimentos contraditórios, de ressentimentos e lutas.Até mesmo nas famílias, que deveriam ser o retrato exato do amor e paz do Senhor, mudaram em ciúmes e divisões que lançam uns contra os outros, dando lugar a pelejas inúteis, das quais brotam palavras e comportamentos que tiram a paz.

Há um único remédio eficaz para todo este estado de coisas. Buscar e proclamar a paz sem arrancar e considerar a sua raiz,é mascarar as situações com bandeiras brancas, as quais serão destruídas pelos ventos vindo de almas que jamais tocaram o evangelho do Senhor da paz. A natureza belicosa continua no coração humano, e basta ser aborrecido na sua vontade própria; uma onda de agressões e palavras violentas virão a tona. A raiz da insatisfação(pecado) transtornará os nossos caminhos(pensamentos).

O remédio é único:Jesus Cristo.Ele foi nos dado por Deus para que pela sua cruz pudesse tirar de nós esta natureza(pensamentos) maligna,que nos aprisiona nos porões da miséria espiritual."E não há salvação em nenhum outro;porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (At 4.12).Muitos têm tentado outro nome, mas só Jesus tem o poder para encher -nos de paz, trazendo-nos uma palavra pacificadora, mudando a constituição de nossos pensamentos, arrancando a raiz do problema:o pecado (desobediência).

"Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados Filhos de Deus." (Mt 5.9).Enquanto os filhos dos homens(pecadores) lutam e se matam pela posse da terra e das coisas que nela há, os Filhos de Deus carregam e semeiam as sementes da conciliação e do perdão, para que as feridas provocadas por esta luta sejam curadas.Então dá para entender o que está escrito no livro do profeta Zacarias 13 6 : "Se alguém lhe disser:Que feridas são estas nas tuas mãos? , responderá ele: São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos." É isto mesmo,Jesus foi ferido pelos seus irmãos judeus (amigos),precisamos nós do Senhor da paz, para não ferirmos e não fazermos guerra aos que estão próximos de nós.Os nossos pensamentos errados(pecados) é que feriram o Senhor.

O Senhor da paz seja com todos !

sábado, 24 de outubro de 2015

SÊ TU UMA BÊNÇÃO!

"Ora,disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra,da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! (Gn 12.1)

Ser uma benção ou uma maldição na vida das pessoas vem de nossa atitude em relação ao chamado de Deus. Jesus disse vinde a mim , se ouvirmos e se nos movermos para Ele acharemos descanso para as nossas almas, este descanso é a terra (Cristo), para a qual Abrão foi chamado. Se nossas almas alcança a natureza divina seremos uma bênção por Deus está conosco.

Vamos meditar no que Deus disse a Abrão.

"Sai da tua terra"- A nossa terra é nosso corpo(feito do pó da terra), se sairmos da nossa vida natural começaremos a perceber a realidade de Deus, pois antes só sabíamos e sentíamos o corpo, e vivíamos em função dele,como se tudo resumisse em comer, beber, dormir e trabalhar, e se ouvíamos falar de Deus ,soaria como algo muito distante, ou somente para depois da morte. Sair significa que nos propomos a conhecer algo que está em outro lugar. Sair de nós mesmos para conhecer Deus. Isto corresponde nos evangelhos a tomar a cruz (Mt 16.24). A cruz mantem os desejos de nosso corpo(carne,terra), dominados, o homem natural age de acordo com a vontade do corpo. O espiritual age de acordo com o Espírito de Deus, tendo a alma sujeita ao Senhor, e esta por sua vez dominando o corpo.

"Da tua parentela e da casa de teu pai"-Espiritualmente nossos parentes e a casa de nossos pais significa nossos pensamentos naturais, nós somos carnalmente falando a composição das mentes de pais, avós, tios, carregamos uma mescla de pensamentos que compõem a nossa personalidade. Isto corresponde nos evangelhos a "negar a si mesmo"(Mt 16.24), se não negarmos nós mesmos não temos como seguir o Senhor, pois nossos pensamentos são contrários ao do Senhor. O Senhor perdoa, nós não gostamos de perdoar, o Senhor ama sem acepção, nós preferimos amar certas pessoas, outras não.

"Vai"- Significa o nosso caminhar, andar por meio de Jesus que é o caminho(Palavra), seguir o Senhor ouvindo e praticando a sua Palavra, é
nosso agir por meio da fé.

"Para a terra que te mostrarei"- Esta terra Deus vai mostrar, isto requer fé, cremos primeiro, sem saber o que Deus será para nós, mas a medida que obedecemos começamos a experimentar esta terra, que é a Boa Terra(O Espírito de Cristo), então percebemos que saímos de nossa terra e parentela (carne e pensamentos maus e incrédulos) e entramos numa outra esfera que é Jesus Cristo, Jesus é a Boa Terra por que é sem pecado e morte, Jesus ressuscitou, tem uma carne, tem uma terra que está plenamente em Deus, esta terra é Jesus ,não é maravilhoso que isto exista e possamos experimentá-la?

Quando chegamos nesta Terra(Cristo) somos abençoados e engrandecidos, no Espírito sempre seremos uma benção para aqueles que estiverem próximos de nós.

Sê tu uma bênção! Creia em Cristo e saia!

Terra gloriosa! Só os que vierem é que poderão chegar! É uma viagem espiritual!

Que bênção!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

QUE BOM TESOURO CRISTO É!

"Raça de víboras,como podeis falar coisas boas,sendo maus?Porque a boca fala do que está cheio o coração.O homem bom tira do seu tesouro bom coisas boas;mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más." (Mt 12.34,35).

O nosso coração(mente,vontade,emoção) é como uma vasilha, e nós somos responsáveis pelo que trazemos conosco,isto vai determinar a natureza de nossa alma,se somos descendentes da antiga serpente(víbora),também chamada diabo ou satanás (Ap 12.9) ou se somos irmãos de Jesus Cristo e Filhos de Deus.

O conteúdo de nossas palavras revelará do que está cheio o nosso coração,não temos como escapar,as palavras são geradas em nossa boca exatamente com o que temos em nossos pensamentos.

Lembramos que Deus ao nos criar colocou-nos diante de duas pessoas(árvores), a Árvore da Vida(Deus) e a Árvore da Ciência do Bem e do mal(serpente,víbora,satanás),o homem preferiu encher seu coração com a mente(palavra) da serpente, e passou a desconfiar de Deus e fugir Dele.Se enchermos o nosso coração com a Palavra de Deus falaremos coisas boas(tesouro bom),mas se estivermos cheio com os pensamentos do diabo falaremos coisas más(tesouro mau). O fato que nós vamos tirar do nosso coração o que tivermos colocado nele.

Quando cremos no evangelho nós somos salvos do nosso coração mau (incrédulo) e nos enchemos com as Palavras de Jesus(Evangelho),isto muda a constituição dos nossos pensamentos e nos tornamos semelhantes a Ele (Filho de Deus), é o caminho inverso do pecado de Eva(Gn 3.6) comeremos da Árvore da Vida(crendo em Jesus) e isto é a nossa salvação.

O que temos colocado no nosso coração? O nosso tesouro é bom ou mau? Muitos não gostam de ouvir as Palavras de Jesus porque Ele revela o que somos e o que temos feito , assim os que preferem continuar enganados fazem como Caim,foge da presença de Deus e vai cuidar da sua própria vida ,á sua maneira (Gn 4.16,17). Mas o fato é que mais cedo ou mais tarde o que há dentro de nós será revelado,não adianta fugir do Juiz de toda terra, tudo é só uma questão de tempo.

Vamos a Cristo agora e a luz brilhará em nossos corações! No final somos raça de víboras ou Filhos de Deus? A resposta está em nossos corações!

Que Bom Tesouro Cristo é!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A NOSSA CASA E OS DOIS FUNDAMENTOS

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha." (Mt 7.24,25).

Todos nós almejamos uma casa confortável e que nos proporcione prazer de estar nela, mas poucos de nós percebemos que a casa é uma ilustração da casa que realmente moramos, e não podemos nos mudar dela, porque somos nós mesmos esta casa( Hb 3.6). Residimos em nossos pensamentos, sentimentos e emoções, são eles que nos darão a sensação de alegria ou tristeza , conforto ou miséria. Se não podemos deixar esta casa, Jesus nos ensina como edificá-la, e se nós seguirmos a sua instrução o resultado será surpreendente. Ouvir a Palavra de Deus e praticá-la é o processo de construção da nossa casa espiritual, Porque ao ouvir e praticar a Palavra de Deus, o Espírito(Palavra) começa a limpar o nosso coração de maus pensamentos, maus sentimentos(Inveja, ódio, ira, malícia, orgulho, presunção) e assim seremos transformados numa nova criatura(filhos de Deus cheios de amor, alegria, paz, mansidão, humildade). A nova criatura(casa edificada sobre a rocha) é que terá estrutura para suportar as tempestades da vida e não cair. Isto é que é obra de Deus, segurança e equilíbrio em nossa alma. É uma casa bem fundamentada e edificada.

"E todo aquele que ouve estas minha palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mt 7.26,27).

Quantas vezes ouvimos que depois de passar por uma dificuldade a pessoa desaba, a sua casa espiritual fica em ruínas, o sentimento é de confusão, derrota, perda, e as emoções ficam totalmente desequilibradas, alguns choram muito, outros riem muito, mas na verdade o seu interior está em ruínas. Edificou sua casa sobre a areia. A areia representa espiritualmente as nossa próprias palavras(pensamentos), é que deixamos as palavras do Senhor e nos firmamos em nós mesmos, ou em outra pessoa, isto mais cedo ou mais tarde será revelado , pois não suportará as tempestades (dificuldades ou ataques externos de pessoas ou espíritos). Toda casa(pessoa) passará por provas(tempestades), e o que foi utilizado na edificação será exposto ,seja para demonstrar resistência ou ruína. Aparentemente as pessoas parecem estar bem, mas as tempestades é que provarão o fundamento da obra. Se é de Deus(rocha) ou se dos homens(areia).

Vamos ser construtores prudentes!

Vamos morar bem!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

QUÃO SÉRIO É SER INSTRUÍDO E SER GUIADO !

"Guias cegos,que coais o mosquito e engolis o camelo!" (Mt 23. 24).

Os seres humanos em toda sua existência,pela razão de terem perdido sua comunhão com Deus ,que de direito como Criador,deveria ser o nosso instrutor e guia,tiveram necessidade de arregimentar para si mesmos líderes e mestres ,e assim tivessem o que seguir e como resolver seus problemas.

A grande questão que se apresentou através dos séculos, é em quem crer, e de quem aprender?

Nos dias de Jesus, houve lideranças severamente reprovadas por Ele, os escribas(estudantes da Bíblia) e fariseus . Entre tantas reprovações podemos citar o fato de que eles fechavam o reino dos céus,eles não entravam,nem deixavam os outros entrarem. (Mt 23.13).É um grave erro(camelo) pensarmos que só alguns tem a sabedoria de Deus,Jesus(sabedoria) é emanuel (Deus conosco),portanto a sabedoria (Guia)que nos instrui está dentro de nós.

Se aqueles que nós seguimos e de quem aprendemos forem cegos( não tiverem visão espiritual), irá nos desviar da verdade e o prejuízo para as nossas almas será desastroso.

Jesus utilizou o mosquito(menor animal imundo da palestina) e o camelo(maior animal imundo) para demostrar que aqueles que não tem visão espiritual coam o mosquito(os erros menores),e engolem o camelo( ignoram erros graves).Sendo que os animais imundos representam os nossos pensamentos errados (pecados) diante da perfeição de Deus,Jesus demonstra que a liderança que não tem visão espiritual faz questão dos mosquitos,são rigorosos com coisas mínimas e deixam passar os camelos,são relapsos em corrigir os grandes erros.

Os incrédulos seguem o seu coração (pensamentos) como guia,estarão no caminho da decepção,por que " enganoso é o coração, mais do que todas as coisas,e desesperadamente corrupto;quem o conhecerá?(Jr 17.9).Estes não coam nada,engolem mosquitos com camelos e tudo(creem nos seus pensamentos).

Se o Senhor(Jesus) for o seu Pastor(Guia),nada te faltará(Sl 23.1).Muito menos será guiado por alguém cego,isto é um grande conforto e uma grande riqueza.Quem é seu Pastor?

"Deixai-os; são cegos, guias de cegos.Ora se um cego guiar outro cego,cairão ambos no barranco." (Mt 15.14).

Quão sério é receber instrução e ser guiado!

Isto determinará para onde estamos indo!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Felizes os que receberam o Espírito de Deus!

"Quando vier,porém,o Espírito da Verdade,ele vos guiará a toda verdade;porque não falará por si mesmo,mas dirá tudo que tiver ouvido,e vos anunciará as coisas que hão de vir."(Jo 16.13).

"Mas o Consolador ,o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome,esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito." ( Jo 15.26).

Quem pode nos revelar o que é Deus? O que é o céu? Nós podemos ouvir e estudar teorias sobre anjos,podemos dar definições sobre ressurreição e vida eterna,porém o homem por si mesmo jamais poderá revelar as coisas espirituais,porque somente o Espírito de Deus sabe as coisas de Deus, e as pode revelar, por ter entrado em nosso espírito e podermos ter comunhão com Ele.Jesus disse as judeus que eles examinavam as escrituras,porque julgava ter nelas a vida eterna,,contudo não queriam vir a Ele para terem vida.(Jo 5. 39,40).Para compreendermos a mente de Deus precisamos nos ajustar aos seus pensamentos.Somente aqueles que forem a Cristo e receberem a sua vida(mente),é que poderão dar o testemunho da verdade,do contrário será apenas a expressão da sabedoria humana tentando explicar as coisas de Deus.

"Nem os olhos viram,Nem os ouvidos ouviram,nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito;porque o Espírito a todas as coisas perscruta ,até mesmo as profundezas de Deus.Porque qual dos homens sabe as coisas dos homens,senão o seu próprio espírito,que nele está? Assim também as coisas de Deus,ninguém as conhece,senão o Espírito de Deus.Ora,nós não temos recebido o espírito do mundo,e sim o Espírito que vem de Deus,para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.Disto também falamos,não em palavras ensinadas pela sabedoria humana,mas ensinadas pelo Espírito,conferindo coisas espirituais com espirituais" (1 Co 9,10,11,12,13).

Se recebermos o espírito do mundo(sabedoria humana),não poderemos entrar na realidade do Reino de Deus,nossa atenção está no fato de que Jesus entrou em nosso espírito (Emanuel), para nos guiar e nos ensinar todas as coisas a respeito do seu Reino e da Vida, que Ele mesmo veio ser para nós,o cristão é alguém que tem Cristo, que aprende Cristo,que expressa Cristo.

"E serão todos ensinados por Deus.Portanto todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido,esse vem a mim."(Jo 6.45).

Em Jo 3. 19 Jesus disse que a luz (Jesus) veio ao mundo(nossa mente),mas que os homens amaram mais as trevas(ensinamentos humanos),que a luz(ensinamentos de Deus).

Felizes os que receberam o Espírito de Deus!

sábado, 17 de outubro de 2015

UM AMOR POR TODA ETERNIDADE

SALMO 91 . 14,15,16: " Porque a mim se apegou com amor,eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei, saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação."

Conhecer a Deus fará com que o nosso amor por Ele cresça a cada dia, a fé é um caminho ascendente que nos leva a experimentar a revelação do maior mistério do universo: o Criador.

Nós fomos criados para Deus,somos como um vaso para conter o Espírito do Senhor, isto nos revela o sentido da vida e os seus objetivos. A nossa oração não será mais um amontoado de palavras que desvanece,mas nos dirigimos à aquele que nos responde e tem cuidado diligente conosco,desde que toda nossa confiança esteja Nele.Desde que Ele seja o nosso Deus.

Um outro nome de Jesus é Emanuel,que significa Deus conosco. Esta é uma realidade estranha quando fomos acostumados a decidir tudo sozinhos, a pensar em Deus apenas para que Ele faça a nossa vontade e nos ajude nos nossos planos.

Conhecer Deus nos fará entrar nos seus propósitos eternos, entender os seus caminhos , a um serviço consciente e inteligente,que trará a experiência de Filhos de Deus ,com toda sua disciplina e correções necessárias.

Apegar-se a Deus com amor é ser preparado por Ele para um fim tão surpreendente e maravilhoso: que é unir-se a Ele como uma noiva e um noivo,como uma esposa e um esposo.

Em Apocalipse 21 a Nova Jerusalém é a esposa (igreja) do Cordeiro(Jesus). Conhecer o nome do Senhor é ter com Ele uma relação íntima de fidelidade e afeição,estes que o amam é que serão livres e glorificados(terão a vida de Deus).

Nossa alma pode se apegar a muitas coisas,pessoas e até pensamentos que nos domina e pressiona, mas "se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres ", e estaremos com Deus por toda eternidade.

Este é um amor por toda eternidade.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

JESUS É PORTA PARA O REINO DE DEUS



"EU SOU A PORTA.SE ALGUÉM ENTRAR POR MIM,SERÁ SALVO;ENTRARÁ,E SAIRÁ,E ACHARÁ PASTAGEM." (Jo 10. 9)


Por meio da porta entramos em um novo ambiente, é a experiência de uma mudança tremenda na vida interior,nossos pensamentos são renovados,nossos valores são modificados,passamos a perceber as pessoas e nossa relação com o mundo é definida a partir do conhecimento de Deus,a realidade de sua existência e presença.

É por meio de Jesus Cristo que entramos, não ha outra maneira,não há outra porta para o Reino de Deus,e se alguém quiser vir tome sua cruz a cada dia(mantenha a vontade da carne sob a morte de Cristo),negue-se a si mesmo(não siga os próprios pensamentos),o resultado é que seremos salvos dos caminhos enganosos do nosso coração e experimentaremos a verdade que é a mente de Deus (Espírito).

O Senhor diz que entrará e sairá,saímos para a liberdade da glória dos filhos de Deus,a liberdade espiritual, a vida humana é apertada pela morte e limitação,pela incerteza resultante do pecado,limitada no tempo e espaço,quando entramos na vida eterna(Espírito de Deus),a vida natural é sepultada com Cristo e começamos perceber a realidade da comunhão com o Senhor ,sua presença,seu cuidado,seu amor e revelação em nosso espírito.

A pastagem é a representação de Deus nos sustentando,alimentando,gerando a natureza de filhos de Deus em nós,lembrando que a pastagem é a palavra do Senhor como nossa comida,renovando nosso entendimento.

"No sentido de que,quanto ao trato passado(antes de passar pela porta),vos despojeis do velho homem,que se corrompe segundo as concupiscências do engano,e vos renoveis no espírito do vosso entendimento( a salvação),e vos revistais do novo homem,criado segundo Deus(achou pastagem),em justiça e retidão procedentes da verdade." Ef 4. 22,23,24

Só quem passou por esta Porta pode testificar do que há além dela,que é toda plenitude de Deus.

Quem quiser venha e entre!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SOBRE AS NOSSAS PALAVRAS E A PALAVRA DE DEUS

"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens,dela darão conta no Dia do Juízo; porque pelas tuas palavras,serás justificado e,pelas tuas palavras,serás condenado." Mt 12. 36,37

Com a nossa palavra podemos animar,podemos agredir ou edificar,podemos curar ou ferir,podemos ensinar ou corromper,por meio dela podemos governar e dominar,mas podemos também arruinar e rebelar,dividir ou reunir,quão espantoso é o efeito das palavras!

Por que Jesus considera o falar algo tão grave? Por que nós muitas vezes somos tão levianos no falar? Será que percebemos que a palavra é a essência da semelhança humana com Deus? A nossa palavra é a expressão do que somos, através dela podemos ser transparentes como as pedras preciosas(natureza divina),ou opacos como um tijolo(homem caído).A nossa palavra revela a nossa estatura espiritual, nosso caráter e vida interior, expressamos fé ou incredulidade, a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34).

Jesus é chamado de o Verbo de Deus (Ap 19.13),no início do evangelho de João Ele também é o Verbo (Palavra),então concluímos que a essência de Deus é Palavra,e que a essência do homem é palavra,por isto falar é tão grave,vemos que tudo entre os homens é feito e governado pela palavra,e que Deus também fez e faz tudo por meio de sua Palavra,Ele diz que sua Palavra não voltará para Ele vazia(Is 55.11),isto é ,por meio de sua Palavra(Jesus),produzirá e levará para ele a sua igreja (seu corpo).

Se alguém não tropeça no falar ,é homem perfeito,capaz de refrear também todo o corpo(Tg 3.2). Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a sua língua do mal e evite que seus lábios falem dolosamente ( 1 Pe 3.10). Quando por meio da fé aprendemos a vigiar nossa mente e percebermos a natureza de nossas palavras,entramos na sabedoria de Cristo,e o que Deus disse terá poder sobre nosso ser interior,e o que falamos será mudado por outra Palavra(Jesus),este exercício espiritual transformará o nosso entendimento.

Então cumpriremos o propósito de Cristo de sermos luz do mundo ,a Palavra de Cristo em nós nos ilumina e nós passamos a brilhar através de sua expressão para o mundo cheio de trevas ( cheio de suas próprias palavras).

Que discernimento glorioso! As palavras e pensamentos dos homens geraram a confusão,a divisão e as guerras,mas as Palavras e pensamentos de Deus (Jesus) vieram gerar a luz ( entendimento),a unidade,o amor e a paz.

Há uma grande esperança, correndo como um Rio de Água viva em nossos corações,a Palavra de Deus.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

UMA DIETA PARA ETERNIDADE

Por que muitos não apreciam a Palavra de Deus? A resposta é que não muitos estão dispostos a experimentá-la.Na verdade ninguém pode apreciar aquilo que não experimentou.A Palavra é sempre comparada a uma comida,isto desde o princípio.Quantos perceberam que pecar é uma questão de comer.?Por que espiritualmente, comer significa colocar algo dentro de nossa alma,isto é que produzirá vida ou morte,aquilo em que cremos ( comemos).Quando percebemos que o primeiro mandamento de Deus foi que jamais deveríamos comer do fruto da árvore do bem e do mal, dar crédito a palavra de Satanás(serpente),imediatamente compreendemos porque na sua tentação Jesus respondeu ao diabo que devemos viver da Palavra que procede da boca de Deus,a Palavra de Deus é que deve encher e satisfazer a nossa alma .

Por que Jesus veio como Pão vivo que desceu do céu? toda humanidade comeu a palavra do inimigo de Deus(todos pecaram) e para se salvar agora precisa comer (crer) a Palavra de Deus, e Jesus declarou que quem comer a sua carne e beber o seu sangue terá a vida eterna,isto é, crer nele ,e encher a alma com Ele mesmo. Isto vai produzir a vida de Deus em nós (a mente de Cristo,o Espírito de Cristo).

Assim dá para entender por que as pessoas vivem em inimizades,pecados grosseiros de idolatria e prostituição,mentindo,enganando,desprezando uns aos outros,é por que a mente humana foi corrompida no pecado, algo está errado nos pensamentos humanos, os quais produz toda sorte de males. O problema está na mesa de cada um,de que você enche a sua alma?,com a palavra de quem? o que você tem comido?

Nós somos o que comemos(cremos).Se com o corpo temos o devido cuidado em alimentá-lo bem,e nossa alma? o cuidado deve ser muito maior,por que disto dependerá a nossa saúde espiritual,a nossa calma e tranquilidade,segurança e equilíbrio,paz e amor,tudo vem da mesa colocada diante de nós por Jesus ,na qual Ele mesmo é o alimento.

A mesa do Senhor foi colocada,felizes os que aceitarem o convite.

"Achadas as tuas palavras,logo as comi;as tuas palavras foram gozo e alegria para o meu coração,pois pelo seu nome sou chamado,ó Senhor, Deus dos Exércitos." Jr 15.16.

Vamos fazer como o profeta Jeremias?

terça-feira, 13 de outubro de 2015

SÊ FORTE E CORAJOSO!

AS ARMAS DA BATALHA

Medo,fraqueza,dúvida, são ingredientes que farão de nossa alma um terreno escorregadio,tirando-nos a firmeza necessária para conduzirmo-nos na vida.
Força e coragem é necessário em tudo que vamos empreender,e desde o momento em que decidimos conhecer a Deus e obedecê-lo, estaremos numa batalha que exigirá de nós uma fé poderosa na Palavra de Deus. Quando Josué iria introduzir o povo de Deus na Boa Terra(uma figura que significa a nossa entrada no Espírito de Jesus Cristo),Deus deu a ele estas exortações:

Sê forte e corajoso porque tu farás este povo herdar a Terra...(Js 1.6).

Sê forte e mui corajoso,para teres o cuidado de fazer segundo toda Lei...(Js 1.7).
...Sê forte e corajoso;não temas, nem te espantes, pois o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.(Js 1.8).

Os conselhos de Deus ao seu servo Josué revela-nos que há um princípio importante, e se quisermos ser vencedores na nossa vida espiritual devemos tomá-los como uma rocha, na qual firmamos para permanecermos de pé e vencermos as batalhas.

Do objetivo: ter a vida eterna,isto é herdar a terra.

Da maneira de lutar e vencer: A Lei representa a Palavra de Deus, e ter o cuidado de fazer tudo segundo a Palavra de Deus tornará isto uma batalha contra a palavra dos homens, e a nossa própria palavra(mente).

A causa da vitória: toda vitória depende da companhia que nos assiste na batalha, e estará conosco o próprio Senhor; não há companhia mais poderosa.

Que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro,se vier a perder-se ou causar dano a si mesmo? (Lc 9.25).

Nas nossas batalhas para ganhar,seja o que for, o máximo que chegaríamos a ganhar,se fosse possível, seria o mundo inteiro, mas se nossa alma estiver danificada ou perdida,de que valeria?

Se crermos e ouvirmos os conselhos de Deus podemos possuir algo que está definido assim:"Nem os olhos viram,nem os ouvidos ouviram,nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" 1 Co 2.9).

O propósito é indescritível!

Vem!

Seja forte e corajoso!

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

UM GRANDE SINAL DO AMOR DE DEUS

"Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê pois ,zeloso e arrepende-te." Ap 3.19

Um grande sinal do amor de Deus para conosco é a repreensão e a disciplina, o homem natural (sem Fé) detesta ser repreendido, é difícil reconhecer os erros e aceitar uma punição. Mas o nosso Pai espiritual não é remisso, sempre que pecamos somos corrigidos. É verdade que muitas vezes não compreendemos, e quando as coisas ficam difíceis até nos perguntamos, porque estou sofrendo esta situação? É preciso humildade e fé para reconhecermos que chegamos a uma situação por causa do caminho que tomamos, nós é que escolhemos, é que somos responsáveis, e sofremos da parte de Deus o juízo sobre nossas atitudes.

Os que estão dispostos a aceitar a disciplina de Deus é que o conhecerão como Pai e Senhor, perceberão que toda disciplina tem como finalidade nos livrar de nossas inclinações malignas e associações duvidosas. Ele conhece o futuro e pode salvar-nos de situações embaraçosas. Há muitos que só percebem a ruína quando tudo que esperavam entra em colapso, e quando acordam para uma situação estão perdidos em seus próprios caminhos.

" Eu conheço as tuas obras,"diz o Senhor, somente uma pessoa que vê o nosso ser espiritual (mente,vontade e emoção,consciência,comunhão) é que é capaz de nos ajustar, corrigir e convencer, assim cada dia seremos mais aperfeiçoados, e traremos mais da sua imagem e semelhança.

Rebeldia é quando não aceitamos a palavra de Deus, os conselhos de Deus, e com indiferença seguimos nossos próprios caminhos(pensamentos), decidimos sobre tudo sem ouvir o Senhor, o resultado é termos uma alma confusa, instável e sem entendimento.

Jesus falou a Pilatos que aquele que é da verdade ouve a voz da verdade.
Jesus é a verdade, se não ouvirmos a sua voz, ouviremos outra voz, ou a nossa mesmo,ou de outros que não são a verdade, bem, então o lugar em que chegamos é pela voz que ouvimos. Por causa da voz errada que ouvimos podemos ser enganados, explorados ,iludidos. Não temos de que se queixar a não ser de nós mesmos. Se aceitamos a repreensão e nos arrependemos, entraremos no Reino de Deus,seremos zelosos e cuidadosos com nossas atitudes, pois toda palavra e escolha nossas trarão um resultado sobre nós mesmos para satisfação e alegria ,ou para tristeza e decepção.

Jesus como no início dos evangelhos, diz à própria Igreja que se desviou dele: Arrepende-te ! Mude, volte ao primeiro amor!

"Quem tem ouvidos, Ouça o que o Espírito diz às Igrejas.(Ap 3.22).

Quanto a ter ouvidos para ouvir o Senhor é outra questão! Será um sinal de nosso amor pelo Senhor!

sábado, 10 de outubro de 2015

O DEUS DE PACIÊNCIA E DE CONSOLAÇÃO (Rm 15.5)

O que mais foi afetado pelo pecado é a convivência humana, o homem tornou- se egoísta e impaciente com seu próximo, a tolerância e o amor foram corrompidos, e alma sem consolação passou a experimentar sentimentos contraditórios, e até mesmo as relações familiares ficaram difíceis,manifestando impaciência e falta de compreensão (Mt 10.36).

Conhecer Deus como o Deus de paciência e consolação estabelecerá em nós uma alma equilibrada,com capacidade de amar e suportar as fraquezas uns dos outros.

A paciência de Deus em relação a nossa ignorância e erros nos leva ao arrependimento, dando-nos a oportunidade de sermos aperfeiçoados no nosso caráter (Rm 2.4).

Atitudes grosseiras,tratamentos de desprezo e falta de consideração para com o nosso próximo,manifesta uma alma sem sentimentos segundo Jesus Cristo,uma alma separada de Deus,um homem carnal sem nenhum traço do Espírito ( Ef 2.12).

Quando Jesus nos chama para Ele, é para salvar-nos de nós mesmos,da nossa impaciência,intolerância,ira, indiferença,é só lembrarmos da passagem do Bom Samaritano, aquele certo homem caído, roubado e machucado nos representa como pecadores, destituídos da vida divina,que estão descendo de Jerusalém(vida divina) para Jericó(maldição do pecado),não foi assistido pelo sacerdote(religioso nominal),nem o levita (serve a Deus aparentemente), (Lc 10.30).

O Espírito de Consolação faz- nos compreender que vivemos num mundo árido e sem afeição,o que esperamos é tudo em Cristo,isto é capacidade de esperar.Temos a esperança que as almas se deixem convencer por Deus, e assim experimentem compaixão,misericórdia e amor,experimentem Cristo,a salvação de Deus para nossa desesperança.Assim faremos caminho contrário,subiremos de Jericó para Jerusalém, de uma impaciência contumaz para uma paciência e consolação confortante.

Se queres morar bem, vem a Cristo!
Que Casa confortável!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

É GLORIOSO CHEGAR EM CRISTO

"Se amais os que vos amam,qual é a vossa recompensa?Porque até os pecadores amam aos que os amam.
Se fizerdes o bem aos que vos fazem bem,qual é a vossa recompensa?Até os pecadores fazem isso
E se emprestais àqueles de quem esperais receber,qual é a vossa recompensa?Também os pecadores emprestam aos pecadores,para receberem outro tanto.
Amai,porém,os vossos inimigos,fazem o bem e emprestai,sem esperar nenhuma paga;será grande o vosso galardão,e sereis filhos do Altíssimo.Pois Ele é benigno até para os ingratos e maus.
Sede misericordiosos,como também é misericordioso vosso Pai."(Lc 6.32 a 36)

O Senhor Jesus revela-nos que os filhos de Deus devem ser semelhantes ao Pai,sendo misericordiosos, isto é , dar os outros o que eles não merecem. Esta prática levará a negarmos a nós mesmos e tomarmos a cruz, pois temos uma natureza que trata os semelhantes como eles nos tratam, porém esta não é a prática dos filhos de Deus.

Sem esperar nenhuma paga, também não é pensamento dos pecadores,que tudo fazem por interesse, só pensam em levar vantagem, até mesmo nas amizades.

Quando nos convertemos , percebemos o perdão de Deus e sua misericórdia,então o nosso relacionamento com o próximo será afetado, Deus será a nossa referência, e daremos aos outros o que Deus nos tem dado.Vamos lembrar sempre que ser igreja é mudança de caráter,é a reunião dos que saíram(êxodo) da vida de pecadores(Egito) e entraram na Boa Terra (Cristo).

É glorioso chegar em Cristo !

A vida fica leve,isto é ressurreição,isto é viver a vida de Filhos do Altíssimo!
Somos vasos carregados com a natureza divina!
Que chegada! Que vitória!

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

QUÃO RICO É AQUELE QUE AMA...... AS RIQUEZAS DA VIDA ETERNA.....

Evangelho significa boas notícias, e há também boas notícias para nós,e a boa notícia é que há riquezas para nós.
Quando falamos em riquezas podemos pensar em riquezas materiais,que nos eleva diante dos homens e pode aumentar o nosso orgulho e consideração própria,mas vamos pensar nas riquezas de Cristo.
A mansidão e a humildade aprendidas em Cristo(Mt 11.29) fará de nós pessoas serenas e calmas,com capacidade para amar e compreender o próximo, sempre lembrando que a ira e o orgulho atrairá sobre nós o desconforto,criando rivalidades e lutas , que nos cansarão e trarão opressão sobre nós.A mansidão e humildade,riquezas de Cristo,promove a paz ,evitando a violência.
Como o Pai me amou,também eu vos amei;permanecei no meu amor.(Jo 15.9).O amor é Cristo vindo a nós na natureza de Deus.Em 1 Co 13 o amor é paciente,é benigno,não arde em ciúmes,não se orgulha,não se ensoberbece,não se conduz inconvenientemente,não procura os seus interesses,não se ressente do mal,não se alegra com a injustiça,mas alegra-se com a verdade,tudo sofre,tudo crê,tudo espera,tudo suporta,o amor jamais acaba. Se nós encontrarmos uma pessoa com este amor,encontramos um cristão,isto é, alguém que tem a natureza de Cristo nele,este sente-se no Reino de Deus,por que Deus é amor(1 Jo 4.7,8).Esta é a obra de Jesus,introduzir-nos neste amor.

O mundo tem vergonha deste amor!

Quão rico é aquele que ama!

Quão rico é aquele que ama!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O NOSSO PRIMEIRO DIA NOS SETE DIAS DA CRIAÇÃO(Jo 1.9)

A cura de um cego de nascença pelo Senhor Jesus no evangelho de João (Jo 9) é sinal de que todos nós somos cegos de nascença(estamos em trevas) no que diz respeito as coisas de Deus, necessitamos de um contato com Cristo para que possamos compreender,conhecer e viver a vida de Deus,como filhos de Deus,que também são chamados de filhos da luz( Ef 5.8).

Lembrando que luz espiritual é o próprio Deus ,o apóstolo João revela-nos:Deus é luz e nele não há trevas nenhuma(1Jo 1.5).

A luz é a própria natureza de Deus,por isto Jesus diz que aquele que o segue não anda em trevas,por isto os seus seguidores terão a natureza divina(Filhos da Luz).

Mas o que é exatamente esta luz? Jesus nos responde em Jo 8.12,dizendo-nos que quem o segue terá a luz da vida,logo a luz é a vida de Deus,o próprio Deus,mas e esta vida?

A vida de Deus nos é revelada como uma vida espiritual, Deus é espírito(Jo 4.24), espírito é uma energia com seus pensamentos,sentimentos, vontade, porém sem um corpo físico, então podemos concluir que luz primeiramente é a Palavra de Deus, expressão dos seus pensamentos, da sua vontade e propósitos, em contraponto aos homens cegos em seus próprios pensamentos(trevas), por isto Jesus é a luz do mundo( mundo =pensamentos humanos ou da carne = as trevas), por isto no evangelho de João 1 .4,5 nos diz:"A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela."Nenhum pensamento humano vai prevalecer sobre o pensamento divino. Deus terá a Palavra final em tudo.

Jesus veio para que tenhamos esta vida que é luz(entendimento, amor, compreensão, paz, segurança, alegria, humildade, simplicidade, fidelidade, bondade, misericórdia),poderíamos dizer que luz é o caráter de Deus expresso por Jesus (imagem de Deus) e que será expresso por todo aquele que nele crer(filhos da luz)e colocar sua Palavra em prática.

O primeiro ato da criação é Haja luz(Gn 1.6), fazer separação entre luz e trevas, bem,isto é evangelho, que revela o que somos e pensamos diante de Deus, que faz separação entre o que é de Deus e o que é do homem, e que os une em comunhão para que tenham a mesma natureza (luz).

Vamos ser iluminados! Será o nosso primeiro dia na nova criação de Deus em Sete Dias!

sábado, 3 de outubro de 2015

PESCADORES DE HOMENS ?

Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.(Mt 4.19)

Nos evangelhos, os peixes representam os pecadores e incrédulos,que se movem numa atmosfera maligna,representada pelo mar.O peixe representa o homem natural que se move sem Deus.

No Evangelho de João, Jesus depois de ressuscitado, manifestou-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades(Jo 21).Os discípulos ali reunidos sairam para pescar e não apanharam nada,de madrugada , Jesus se aproxima sem que o reconhecessem e pergunta-lhes se tem algo para comer e eles dizem que não,então ordena que lancem as redes.João reconhece o Senhor e tendo eles apanhado os peixes segundo a Palavra do Senhor os trazem a Jesus.Só a Palavra do Senhor pode nos tirar da vida no mar.

O significado deste incidente revela que a fome de Jesus representa a vontade de Deus, ganhar os homens pelo evangelho(rede),livrando-os da vida mundana( pescando-os), no ambiente(mar) contaminado pelo inimigo de Deus.

Quando Jesus diz: "Vinde ,comei"(Jo 21.12), revela a comunhão com o Senhor ao participarmos da satisfação de uma nova vida com Deus obedecendo a sua Palavra,pois o fogo que assou o peixe,representa a Palavra de Deus que queimou a nossa natureza
maligna, para que nos tornássemos a satisfação do Senhor(comida).

Percebemos que os peixes lutam para voltar a vida do mar, assim também nós pecadores sempre somos tentados a voltar a velha maneira de viver, e as vezes lutamos para não perdê-la,tentado saltar da rede,mas quando nos conformamos com o Senhor ,passaremos a perceber como um filho pródigo que volta a Casa do Pai:"Entretanto,era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos,por que este teu irmão estava morto e reviveu,estava perdido e foi achado." Lc 15 .32).

Que ambiente maravilhoso é este para o qual fomos pescados pelo Senhor! O que habita no esconderijo do altíssimo,e descansa à sombra do Onipotente(Sl 91.1).

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Multidões no Vale da Decisão(Jl 3.14)

Diante de Jesus Cristo, todos nós estamos decidindo,podemos segui-lo imediatamente , como Tiago e João(Mt 4.22), podemos rejeitá-lo veementemente como os líderes religiosos que o acusavam de ter demônio e enlouquecido(Jo 10.20),podemos ser como a mulher adúltera que trazida e acusada pelos judeus decidiu permanecer na sua presença,foi perdoada e advertida a não mais pecar(Jo 8.11).

Nossas decisões revelam o que somos e o que temos no nosso coração,podemos decidir entre a mentira(satanás) e a verdade(Jesus),nós escolhemos entre conhecer a Deus e permanecer alheio a Ele(Ef 2.13),entre a honestidade e a corrupção.

Escolhemos as sementes(palavras) que semeamos,e as plantas que cultivamos no nosso coração(o Joio ou Trigo),cultivar palavras e sentimentos maus ou cultivar a Boa Semente(Mt 13 .24).

Na realidade o que somos é resultado das nossas escolhas,se comemos as Palavras que saem da boca de Deus(Mt 4.3,4) ou se confiamos em nós mesmos,fazendo de nós mesmos o nosso deus(Gn 3.2),pois quando o homem pecou, Deus disse:"Eis que o homem tornou-se como um de nós,conhecedor do Bem e do Mal...),é como se tivéssemos nos tornado deuses estranhos,passando a ter suas próprias palavras,sua própria justiça,seu mundo e seu reino,independentes de Deus,decidindo tudo por si mesmo. Esta é uma escolha trágica,que no fim será confrontada com o único e verdadeiro Deus(Ap 20.11,12,13). Nós seremos julgados segundo as nossas obras.

Se temos de reclamar, só há uma pessoa responsável, nós mesmos,não podemos fugir de nossa própria existência, e muito menos negar as nossas escolhas,são multidões e multidões no Vale da Decisão.

Há tempo de escolhermos a graça de Deus, sermos participantes de uma alegria eterna,Jesus revelou-nos:"De fato,a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna;e eu o ressuscitarei no último dia." Jo 6.40.

Que precisamos mais!
Que causa gloriosa!