sexta-feira, 21 de outubro de 2016

POR QUE JESUS TEM AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO ?

A REALIDADE DA PRISÃO ESPIRITUAL E NOSSA LIBERTAÇÃO

Podemos estar presos sem o saber ? Se formos cegos podemos estar num lugar o qual não identificamos, num ambiente que não percebemos, os pecadores são cegos:

"Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos." 2 Co 4:4a.

Os pecadores, os cegos, estão presos num lugar chamado morte, lembramos que o salário do pecado é a morte, embora os pecadores estejam vivos segundo a carne, estão mortos segundo o Espírito, não podem ver e nem perceber nada espiritual, os mortos estão num ambiente chamado inferno, vamos ver primeiro que eles estão mortos:

"Ele nos deu vida, estando vós mortos em pecados e delitos." Ef 2:1.

Agora vamos ver que os mortos estão num ambiente chamado inferno, o inferno segue a morte, é como uma prisão para os criminosos:

"E olhei, eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o inferno o estava seguindo." Ap 6:8a.

O cavalo amarelo representa a força maligna da morte que se move, o cavaleiro é Satanás que se move governando por esta força,é o rei do reino das trevas, ele é chamado Morte porque desde que separou -se de Deus , é um espírito morto que promove a morte, transmitiu sua natureza e pensamentos  a toda carne, o inferno representa o lugar dos mortos espiritualmente, onde as pessoas existem sem Deus, que é a verdadeira vida.

Em contraposição a este cavaleiro da morte, já havia saído outro cavaleiro, este saiu  vencendo e para vencer: 

"Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer." Ap 6:2.

Quem saiu para vencer a morte? O cavalo branco é força justa e pura do Espírito, o seu cavaleiro é Jesus, Jesus se move na força da justiça e pureza, o arco está sem a lança, pois a vitória na batalha já foi decretada na pregação do evangelho da verdade que nesta época já se tornara realidade, a coroa é a da vida, a vida de Deus é a única que vence o inferno e a morte, por isto Jesus disse:

"Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16:18b.

As portas do inferno é o mover das forças malignas que no pecado geram morte, a vitória é por meio de uma edificação com vida do novo homem em Cristo.Mas por que Jesus tem as chaves do inferno?Assim está escrito:

"Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno." Ap 1:17,18.

Não devemos temer por que ? Um homem morreu e está vivo para sempre ! Ele tem as chaves porque ele venceu, só ele venceu o cavaleiro do cavalo amarelo chamado morte ! A vida de Cristo é nossa vida agora, assim Jesus nos libertou do cativeiro, da morte nos pecados e delitos e do inferno, lembramos que os espíritos imundos e demoníacos habitam os homens mortos no pecado , Jesus encontrou e expulsou muitos demônios dos pecadores, Ele confrontou e venceu as portas do inferno, por isto está escrito:

"Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens." Ef 4:8 

Um dos dons que recebemos de Cristo é a vida de Deus, mas isto só foi possível porque Ele venceu a cativeiro, o pecado ,a carne, o mundo e conforme está revelado:

"Visto, pois, que os filhos têm participação comum na carne e sangue, destes também igualmente ele participou, para que por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber o diabo." Hb 2:14.

Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres ! A nossa liberdade é na vida divina, por meio de Jesus Cristo, que na cruz e em sua obediência venceu, tendo as chaves na ressurreição, que nos liberta por toda a eternidade !

MOSTRANDO A UM IRMÃO A PORTA DA IGREJA DO DEUS VIVO

A REVELAÇÃO DO GRANDE MISTÉRIO:CRISTO E A IGREJA

Alguém que lendo as Escrituras, se convertesse, logo pensaria: Quero seguir Jesus e entrar no Reino de Deus! o que deveríamos dizer para este novo convertido? Evidentemente devemos conduzi-lo a igreja, onde deve ser alimentado, ensinado, irmanado fraternalmente e crescer no conhecimento de Deus.Então vamos lhe dar o endereço da igreja: 

"Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontável hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel." Hb 12:22,23,24.

No início da nossa vida espiritual tudo isto parece muito distante, mas vai se tornando real para nós à medida que caminhando com Cristo crescemos no entendimento e na graça de Deus, mas como começamos como o novo convertido, mostramos a porta da igreja:

"Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas." Jo 10:7

Onde está esta cidade do Deus vivo? igreja dos primogênitos onde Deus habita como Juiz de todos, onde o sangue de Jesus fala como mediador de uma nova aliança? Para compreendermos esta cidade precisamos compreender as casas, quem são as casas que formam a cidade, a igreja?

"Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós." Hb 3:6a.

Assim a igreja é uma casa corporativa, mas cada um de nós somos figuradamente uma casa espiritual onde Deus vem habitar em nosso espírito, Jesus ensinou a edificar a nossa casa nesta cidade:

"Todo aquele, pois,que ouve estas minha palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha." Mt 7:24.

Agora vamos trazer ao novo convertido as revelações do Senhor a cerca da igreja:

-Cidade do Deus vivo: A presença de Deus em espírito e verdade é o selo desta cidade, revelando sua realidade e poder.
-A porta da cidade: Jesus é a porta desta cidade, na verdade esta única porta é expressa por doze portas, significando o acesso para todos aqueles que no mundo inteiro vem a Cristo:

"As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas de uma só pérola." Ap 21:21.

São doze representando a doutrina dos apóstolos por meio da única porta , que é o Senhor Jesus Cristo, são de pérola porque representa o sofrimento da cruz de Cristo e sua ressurreição, a pérola se origina num grão de areia , que é o homem natural, que fere a ostra e é por ela transformado em pérola, que é o Cristo ressuscitado.

A natureza da cidade: Começamos  a nos reunir com os justos, cujos espíritos foram aperfeiçoados, este é um ambiente totalmente novo para nós.Reunir  com os ressuscitados em Cristo e perceber que estamos inscritos nos céus e temos a natureza celestial é a novidade de vida que não se esgotará  na eternidade.

Depois de tudo isto, o novo convertido pode perguntar, mas onde está isto para que eu fique para sempre neste lugar? Pacientemente vamos mostrar o que está escrito:

"O meu reino não é deste mundo" Jo 18:36.
"Não vem o reino de Deus com visível aparência,Nem dirão: Ei-lo aqui !Ou: Lá está ! Porque o reino de Deus está dentro de vós." Lc 17:20,21.

Dizemos ao irmão que não se inquiete, Deus veio habitar nele, e Deus por meio do Espírito Santo vai fazê-lo passar pela porta(Cristo) e então como pecador você estará morto e vivo para Deus na ressurreição de Cristo, passando pela porta de pérola Deus revelará outros irmãos justos com os quais se reunirá enquanto estiver com este corpo aqui na terra, mas assim já desfrutará da alegria de ter passado pela porta:

"Eu sou a porta.Se alguém entrar por mim, será salvo;entrará, e sairá, e achará pastagem.Eu sou o bom Pastor.O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas" Jo 10 : 9,11.

Assim o irmão respira aliviado, achou a porta da cidade do Deus vivo, achou um bom Pastor, Ele vai guiá-lo de tal forma que não vai faltar nada, achou salvação, liberdade e pastagem, todo suprimento para uma vida espiritual frutífera.Só não pude dar lhe um endereço na terra deste reino e da igreja, expliquei-lhe que Jesus revelou que onde estivesse dois ou três reunidos em seu nome Ele estaria com eles, isto pode ser em casa, em salões, ou até mesmo em praças e ruas, o que importava era a presença Dele ! Ainda disse que fosse paciente, porque não eram muitos que compreendiam estas coisas espirituais e invisíveis !