segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A VIDA DE CRISTO EM NÓS... O REINO DOS CÉUS NA TERRA...

A VIDA DE CRISTO EM NÓS...
O REINO DOS CÉUS NA TERRA...
"Revesti-vos,pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual,também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão em vosso coração.
E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai." (Ef 3: 12 a 17).
Onde estão os que querem ser eleitos, santos e amados de Deus ?
Onde estão os que querem ser revestidos ( a veste espiritualmente significa o comportamento) de misericórdia, bondade, humildade e mansidão?
Os que estão em Cristo suportam uns aos outros e perdoam-se mutuamente.
O vínculo da perfeição é o amor, aquele que ama conhece a Deus, pois Deus é amor.
A paz de Cristo é o árbitro(julga) em nosso coração, pois as atitudes que nos tiram a paz não procede do Senhor, então podemos retroceder e não agir naquilo que nos perturbará.
O nosso coração pode estar cheio de muitas palavras(pensamentos), as nossas e as dos outros, mas quando nos enchemos com a Palavra de Cristo, Ele habita em nós e trará o conforto da sua presença.O resultado é que todo conselho e instrução será segundo Cristo, pois a boca fala do que está cheio o coração.
Se vigiarmos nossas palavras e ações para fazê-las em nome de Jesus, isto é, de acordo com a mente de Cristo, com seu Espírito, experimentaremos o Reino do céu aqui na terra, porque a natureza de Jesus será nossa natureza, a natureza celestial de amor, paz ,mansidão e humildade.
Quem quer ser cristão venha !

domingo, 29 de novembro de 2015

SOBRE O SILÊNCIO E A PALAVRA


"Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca;como cordeiro foi levado ao matadouro;e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Is 53 : 7
"Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem engano algum se achou em sua boca." Is 53 : 9
"Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz; nenhum de vós pense mal no seu coração contra seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas essas coisas eu aborreço, diz o Senhor." Zc 8 ; 16,17.
Falar é algo muito sério diante de Deus.Jesus deixou-se dirigir somente pelo Espírito de Deus para manifestar-se, seu silêncio e sua palavra eram tão fortes que perturbaram sacerdotes e políticos que o encontraram, não houve engano nos seus lábios, e o silêncio diante de seus acusadores o mantiveram no caminho estreito da vontade do Pai.
Quando vemos Jesus e suas atitudes, aprendemos a lidar com as nossas palavras e as palavras dos outros, pois a palavra pode ser a água que refrigera, mas também pode ser "mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas a carreira humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno" (Tg 3 : 6).
"Quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que seus lábios falem enganosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la" 1 Pe 3 : 10.
Naturalmente quando somos humilhados e atacados, nossa tendência é reagirmos, mas se seguirmos o exemplo do Senhor, aquietaremos os nossos pensamentos em Deus, e nosso silêncio será fatal na derrota dos maus, nunca devemos descer a rampa dos maledicentes, se abrirmos a nossa boca, a verdade deve cortar como espada os argumentos das trevas.
Pensar mal das pessoas , levarmos isto por meio de nossas palavras àqueles que estão ávidos por novidade da vida alheia, transtorna os relacionamentos, contribui para semear o ódio e o rancor, trazendo sobre nós o aborrecimento de Deus, manifestado por sensações de angústia e vazio em nossas almas.
"Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim;não,não. O que disso passar vem do maligno." Mt 5 : 37.
Perceberam de onde vêm as multidões de palavras que envolvem os homens no ambiente de desconfiança e mentira, é porque muitos sims equivalem a nãos, e muitos nãos equivalem a sims na boca daqueles que não se importam de serem parceiros do maligno.
Unidos a Cristo sejamos pacificadores, porque os pacificadores serão chamados Filhos de Deus.(Mt 5 : 9) Mas como serão chamados os que promovem a inimizade e a guerra ?

sábado, 28 de novembro de 2015

EXORTAÇÕES AO HOMEM DE DEUS


1 Timóteo 6 : 3 ao 14
"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade (manifestação de amor a Deus e ao próximo) está cheio de vaidade(pensamentos vãos), nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, discussões sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucros.
De fato grande fonte de lucro é a piedade(frutos espirituais) com contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.Tendo sustento e com que vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitos desejos insensatos e perniciosos, os quais afogam os homens na ruína e perdição.Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos atormentaram com muitas dores.
Tu porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes segue a justiça, piedade, a fé , o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé . Toma posse da vida eterna, para qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CARTA DE UM PAI AMOROSO


Filho meu, não te esqueças de meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.Não te desamparem a benignidade e a fidelidade ; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.Confia no Senhor de todo teu coração e não te firmes no teu entendimento.
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará os teus pensamentos.
Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme o Senhor e aparte-se do mal;
Será isto saúde para o teu corpo e refrigério para a tua alma. (Pv 3 :1 ao 8).
Filho meu, atende a minha sabedoria;à minha inteligência inclina os ouvidos
para que conserves a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento;(Pv 5 : 1,2). Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possues, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará ;se a abraçares ela te honrará, dará à tua cabeça uma coroa de graça e uma coroa de glória te entregará.Ouve filho meu, e aceita as minhas palavras e se multiplicarão os anos de vida.( Pv 4 : 7 ao 10).
Não entres no caminho dos perversos, nem siga pelos caminhos dos maus, evita-os, não passes por ele;desvia-te dele e passa de largo; pois não dormem se não fizerem o mal, e fogem deles o sono se não fizerem tropeçar alguém; pois comem o pão da impiedade e bebe o vinho das violências.Mas o caminho dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.( Pv 4:14 ao18).
Todo aquele que é da verdade ouve a minha vós !(Jo 18: 37b). Assim adquire a sabedoria e o entendimento !

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DO VELHO AO NOVO HOMEM POR MEIO DE JESUS CRISTO


Efésios Capítulo 4
17 Isto, portanto , digo e no Senhor(onde Paulo estava espiritualmente) testifico que não mais andeis (pensar e agir) como também andam os gentios(incrédulos), na vaidade(pensamentos carnais e ilusórios) dos seus pensamentos,
18 obscurecidos de entendimento(não entende por não crer), alheios à vida de Deus(estão separados de Deus) por causa da ignorância em que vivem(todos os pensamentos não levam Deus em conta), pela dureza de seu coração,(a desobediência à Palavra nos tornam duros e insensíveis)
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução(os pensamentos corrompidos dominam e vivemos de acordo com eles)para, com avidez(vontade), cometerem toda sorte de impureza(toda forma de desobediência).
20 Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,(a vida Cristã é aprender Cristo)
21 Se é que, de fato, o tendes ouvido(ouvido a Palavra de Jesus) e nele fostes instruídos(o lugar de aprender é somente em Cristo, não é um lugar físico ou humano), segundo é a verdade(realidade) em Jesus,
22 no sentido de que, quanto ao trato passado,(antes de crermos no Senhor e sermos ensinados nele), vos despojeis(deixar para trás) do velho homem(os pensamentos pecaminosos que dominavam e ditavam nosso procedimento), que se corrompe segundo as concupiscências(anseios por prazer) do engano(quando seguimos nossos pensamentos enganados somos corrompidos e perdemos a noção do Espírito de Deus),
23 e vos renoveis(mudança de atitude) no espírito de vosso entendimento(compreensão da Palavra de Deus é a chave para a vida eterna)
24 e vos revistais(um comportamento segundo a mente de Cristo) do novo homem(Jesus), criado segundo Deus(agora pelo evangelho somos filhos de Deus criados por Ele), em justiça(porque cremos) e retidão(natureza divina) procedentes da verdade(que procede de Jesus a nossa fonte).

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FELIZES OS QUE NÃO VIRAM E CRERAM !


Os nossos olhos representam a visão e o entendimento do coração, mas podem servir de desculpa quando não queremos crer ou sermos convencidos em determinada questão, na verdade os nossos olhos são apenas receptores da luz que reflete sobre os elementos, podemos ter olhos normais, mas na ausência da luz, estamos completamente em trevas, e embora tudo esteja diante de nossos olhos, sem luz não podemos perceber nada. Na vida espiritual é a mesma coisa, se não crermos, não teremos luz para percebermos as coisas espirituais, seremos completamente cegos e agiremos como animais irracionais, sem entendimento, poderemos dedicar a nossa vida a coisas que escolhermos, mas sem fé jamais penetraremos o mistério das coisas invisíveis e verdadeiras.
Tomé foi um discípulo escolhido por Jesus e viu seu ministério rico de sinais visíveis e convincentes quanto a sua divindade, mas a incredulidade endurece os pensamentos de tal maneira que Jesus ressuscitado tornou-se para ele ocasião de queda, e para vencer o seu entendimento precisava mais do que o testemunho dos discípulos que já haviam visto o Senhor. Ele mesmo queria vê-lo e tocá-lo, isto varreria as dúvidas que pairavam sobre ele, nesta oportunidade o Senhor exortou-nos a sermos crentes, e fazer de nossa fé a visão dele como único que vive eternamente num corpo como o nosso.Este testemunho de Jesus triunfa sobre todas as forças do inimigo de Deus e nosso, e pela fé em Jesus também triunfaremos, pois a vitória dele torna-se nossa.

"E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe - na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente." Jo 20 : 27.

“Porque me viste, creste? Felizes os que não viram e creram.” Jo 20: 29.

Felizes os que não viram e creram em Jesus Cristo, a alegria da vida ressurreta encherá o vale da sombra da morte em nossas almas, tendo sido sepultados com Cristo o nosso velho homem, com todos seus enganos e artifícios, suas loucuras e perturbações, reinaremos numa vida fora daquilo que é natural, e que faz de muitos tomés interiores pensamentos inócuos, restando-nos a paz do Senhor, numa vida frutífera de amor e misericórdia, a experiência da vida divina traz descanso e faz repousar o coração reunido no Espírito de Deus pelo poder da obra de Cristo.Eis a vitória ! escapamos do porão escuro da incredulidade ! A luz brilhou em nossos corações e curou a nossa cegueira. Eis Jesus diante de nós !

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O ESPÍRITO DE JESUS CRISTO É A VERDADE

REALIDADE DO REINO DE DEUS

Quem tem vontade de conhecer a verdade ? Mas afinal o que é a verdade para que nós a conheçamos e andemos nela ? Toda a mentira é maligna, porque engana e danifica a nossa alma. Mas só conheceremos o que é a mentira se conhecermos a verdade, do contrário viveremos uma vida em que as circunstâncias e nossas imaginações prevalecerão, e estaremos sempre oprimidos pela incerteza, inseguros, cheios de dúvidas, nossos caminhos resultará em decepção, este é o fruto amargo da mentira: decepção.
A verdade é uma pessoa. Verdade é a realidade sobre algum fato. Jesus é a verdade.E ao ressuscitar veio a nós na unidade do Espírito, para que pudesse estar com todos os que creem nele. O apóstolo João experimentou a verdade (Jesus) e nos revelou que o Espírito é a verdade.
A mentira também é uma pessoa, e Jesus nos revelou que a mentira é o diabo, ele não se firmou na verdade.Mentira é a ilusão sobre algum fato. É a vaidade expressa na vida humana, o homem sem Deus(verdade) é uma mentira por causa de sua natureza pecaminosa. Percebam como é fácil para pessoas mentirem e praticarem a mentira, e que nas coisas humanas a mentira está misturada como o fermento numa massa, na maioria das vezes não vemos, mas há algo falso no ambiente, falar a verdade é difícil, a verdade ofende as pessoas, elas preferem um elogio falso a uma exortação sincera. O ser humano detesta a correção, prefere a aparência de sabedoria, mesmo que no minuto seguinte descubra que foi engano.
Sendo a verdade e a mentira dois Espíritos antagônicos e cuja natureza reflete o comportamento humano, necessitamos muito cuidado com a nossa fé e o objeto de nossa fé.Isto determinará quem somos e o que fazemos, onde estamos e o que experimentamos, a expressão de nossa alma pode ser diabólica ou divina dependendo em quem cremos, seremos a expressão de nosso Deus, se for a verdade(Jesus) seremos verdadeiros em tudo, mas se for a mentira, todos nossos pensamentos estarão comprometidos e corrompidos, o caos e a confusão interior nos fará mergulhar nas trevas da mentira, esta é a obra do diabo segundo as palavras de Jesus.Lembrando que o diabo é invejoso e quer ser como Deus, ele foi capaz de sugerir a Jesus que o adorasse(Mt 3 : 9).
Meditemos no que o Espírito Santo (Espírito de verdade) nos revela nas Escrituras, porque Jesus diz que nós erramos por não conhecer as Escrituras.Errar é ser vítima do pai da mentira. Vejamos:
"E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade."
1 Jo 5 : 6b.
"Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Jo 8 : 31,32.
"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhes os desejos.Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade.Quando Ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.Mas, porque eu vos digo a verdade, não me credes." Jo 8:44,45.
Corramos para aquele que nos diz a verdade: o Senhor Jesus ! Só Ele nos liberta da mentira de nossos pensamentos !

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DA REJEIÇÃO DOS HOMENS... DA APROVAÇÃO DE DEUS...

OS CAMINHOS PARA A GLÓRIA

"Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens;homem de dores e que sabe o que é padecer;e, como de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso algum." Is 53 : 3.

"Ofereci as costas aos que me feriam e as faces aos que me arrancavam os cabelos;não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam." Is 50 : 6.

"Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu ?" Mt 26 : 67."

Se há algo que fere e angustia os homens é o desprezo e a rejeição, para não sermos rejeitados muitas vezes concordamos com o erro, para não sermos criticados nos juntamos a maioria, e abraçamos a mente de Pedro ao negar o Senhor Jesus Cristo.
Podemos alegar que não o negamos, mas examinemos nós mesmos à luz da sua Palavra.Ordenou-nos que amássemos uns aos outros como Ele nos amou, mas preferimos nossos grupos, nossos interesses, e até mesmos em seu nome criamos uma religião dividida e subdividida , sem dar crédito a sua oração para que permanecêssemos unidos (Jo 17 : 21), a fim de que todos fossem um.Então criamos a nossa doutrina e as nossas devoções sem considerarmos sua vontade e Palavra.Assim rejeitamos o seu evangelho usando o seu nome, Ele ordenou-nos que negássemos a nós mesmos(Mt 16 : 24), mas escolhemos o que nos agrada em detrimento do seu Reino e justiça, fazemos da sua Palavra apenas um fragmento admirável, ou um pensamento inteligente entre tantos pensamentos nossos.
O mundo se envergonha do Cristo verdadeiro, e os que decidem tomar a cruz e segui-lo provarão o escárnio dos incrédulos, a separação da religião humanizada e cheia de orgulho, não esquecendo que foram os sacerdotes da religião judaica que mais combateram a verdade trazida por Jesus, e por medo, inveja e ciúme tramaram a sua morte em nome de Deus.
O rosto de Cristo continua sofrendo a saliva daqueles que sem entendimento condenam o que é verdadeiro, abraçando uma causa perdida que são os reinos do mundo e seus discursos que não se cumprirão. O rosto de Cristo continua humilhado naqueles que compreendendo sua mensagem vivem por meio de suas Palavras, e serão plenamente participantes de sua vitória triunfante contra o pecado, a soberba da vida, e um mundo sem Deus e sem vida.
Não importa o desprezo e descaso, se após a cruz há um poder eterno, numa ressurreição que rompe o abismo da morte, para premiar para sempre os que crendo no seu nome, participaram de sua ignomínia, mas são feitos também participantes de seu triunfo.

sábado, 21 de novembro de 2015

EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS


A solidão trás medo e insegurança. A solidão é causa de angústia, ansiedade e tristeza, o Senhor não nos criou para a solidão. Ele nos desejou como cooperadores e servos na obra da nova criação. Como cooperadores permitimos que Ele entre em nossa casa(alma) e limpe nossos corações, seja como uma lâmpada que ilumina e revele tudo que precise ser mudado.Como servos proclamamos a sua Palavra e pelo poder do seu Espírito testemunhamos a sua presença e salvação.
Ter a consciência e experiência da presença do Senhor é que faz a diferença, não é questão de afirmações e repetições de Palavras, mas o testemunho de uma alma equilibrada e quieta, como um que conhece o seu Deus, ama em realidade, e estar com Ele é a felicidade insondável,prazer e segurança.
A fé de acordo com a revelação do evangelho leva ao conhecimento de Deus, andamos com Ele, sentimos sua presença, ouvimos o seu parecer sobre tudo, ensina-nos e enche-nos de uma inteligência espiritual que suplanta qualquer suposição humana, é um segredo para aqueles que o amam.
"Não temas, porque eu sou contigo;não te assombres,porque eu sou o teu Deus;eu te fortaleço, e te ajudo , e te sustento com minha destra fiel." Is 41:10.
"Sede fortes e corajosos, não temais , nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, o vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem desampará." Dt 31:6.
"Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos." Mt 28 : 20 b.
Eis que estou convosco ! Felizes os que perceberam a realidade deste que chegou !
Não sejamos negligentes , é bom que tendo-o recebido, nossa atenção seja para Ele enquanto é tempo !

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DE VOLTA AO JARDIM DO ÉDEN POR JESUS CRISTO


Tudo que é visível e material é apenas a expressão do mundo espiritual, assim os rios são figuras do fluir dos pensamentos, a terra é o nosso corpo, as plantas e árvores representam pessoas e mentes, e se quisermos compreender a linguagem do Espírito Santo, devemos perceber que os símbolos utilizados correspondem a realidade do que há em nós diante de Deus.
"A sua alma será como um jardim regado, e nunca mais desfalecerão"( Jr 31:12b).
"Serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam." ( Is 58: 11b).
"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." ( Jo 7:38).
"E saia um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços." (Gn 2:10).
Um jardim e um rio são ambientes onde a vida divina é abundante, desde que o pecado entrou no coração humano, perdendo o ambiente da vida divina(jardim do Éden), o seu interior tornou-se como um deserto, um ambiente de morte. A aridez interior se expressa pela irritação constante, pela insatisfação e angústia, uma sensação de vazio, o homem tornou-se contra o seu próximo, o egoísmo dita as atitudes e reflete na batalha pela sobrevivência. Por isto o evangelho é como voz que clama no deserto (chamando pecadores ao arrependimento Mt 3:3.).Quando o evangelho chega a nossa terra a mudança do ambiente interior é tremenda, o deserto de nossos pensamentos secos (sem amor e paz) são mudados em um jardim regado.
O que há num jardim regado? Corre em nosso interior um rio de água viva (a mente de Deus que é viva e eterna), de tal maneira que as plantas que nascem em nós(nossos pensamentos), são como flores diante de Deus, as flores do amor, da paciência, da misericórdia, da bondade, da fé, da alegria, da temperança, amizade, humildade, tudo faz com sejamos um lugar agradável onde Deus se move, isto é um retorno ao princípio. Deus nos criou para que fôssemos a sua terra, o seu lugar de repouso e satisfação, o diabo veio como um usurpador e ladrão para dentro do homem, e o homem tem consentido com ele através dos tempos, mas Jesus veio expulsá-lo de nós e refazer o ambiente no qual verdadeiramente vivemos, nós mesmos. A impressão que temos é que o homem é obrigado a mentir, roubar, matar e odiar o seu próximo, mas na verdade isto é apenas o consentimento com a natureza diabólica, Jesus resistiu e venceu o adversário, e nos instruiu e capacitou a vencê-lo pela fé.
"Porque todo que é nascido de Deus(tem a vida de Deus) vence o mundo(sistema e vida diabólica); e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1 Jo 5:4).
Vamos concordar com Jesus e experimentar ser um jardim regado pelo Espírito !

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

E A LUZ BRILHOU EM NOSSOS CORAÇÕES !


"Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la , como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva brilhe em vosso coração." 2 Pe 1:19
"Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo." 2 Co 4 : 6
"Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus , seu Filho, nos purifica de todo pecado." 1 Jo 1 :6,7
Os livros de Deus foram escritos usando a linguagem de Deus (linguagem espiritual), por isto somente os que creem e obedecem poderão compreendê-los, pois exigem revelação do próprio autor ( Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as escrituras. Lc 24 : 45).
Primeiramente percebemos o local onde o fato espiritual acontece; o lugar das coisas espirituais é o coração do homem, então o coração é comparado a um lugar escuro (nossos pensamentos, vontade, emoções sem Deus), este lugar escuro é como uma noite (trevas), mas quando atendemos a palavra profética (Palavra de Deus) é uma estrela da alva (a estrela que anuncia o nascer do dia (chegada da luz), a Palavra de Deus brilha no nosso coração e somos iluminados, é como se o dia nascesse para nós, isto significa que poderemos conhecer Deus na face de Cristo (A palavra encarnada e ressuscitada que se tornou o Espírito de entendimento no nosso coração).
Qual a razão do ser humano ter tantas dificuldades nos seus relacionamentos ? Há conflitos entre pais e filhos, maridos e esposas, patrões e empregados, entre vizinhos e até mesmo amigos. É o coração como uma terra em trevas(sem Deus, sem entendimento), logo a palavra comunhão é estranha no coração humano, o egoísmo escurece a mente de tal maneira que dividir e compartilhar gera conflitos, até mesmo o tempo de nossas vidas não pode ser usado para beneficiar o nosso próximo, não conhecemos o significado da palavra nosso, mas somente meu. Somente eu e não nós. Manter comunhão com Deus é andar na luz ,( o dia é Palavra que brilhou em nosso coração)isto vai refletir nos nossos relacionamentos, e teremos comunhão com os que tem comunhão com Deus (irmãos), pois a Palavra que está no coração é a mesma, e isto une.
A arma de Satanás é mudar a Palavra de Deus (Gn 3: 1), pois assim muda os corações e os mantem cativos na noite (trevas), sem a Palavra que ilumina, os homens lutam uns com os outros, são violentos para falar, atacam, e a máxima comunhão que tem é com aqueles que concordam com seus próprios erros ( amigos de vícios e semelhanças de vontades).Quando a Palavra de Deus é mudada os homens estarão divididos, enfraquecidos, confusos, não tem visão de Deus(a face de Cristo) e estão perdidos na escuridão de suas próprias palavras.
"O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más." Jo 3: 19.
A luz veio (A Palavra, Jesus), ao mundo escuro(nosso coração), mas amamos mais as trevas (nós mesmos com pensamentos, vontades e planos sem Deus ) e isto resulta em obras más (ódio, violência, divisão, insatisfação,inveja, e tudo que as trevas produzem), é o que nos condenará, se recusarmos a luz(Deus em Cristo) e permanecermos na noite de nossas imaginações.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

"SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM EU SOU O CAMINHO..."

UM CAMINHO INVISÍVEL

"Eu sou o caminho..." João 14:6

"Se alguém quer vir após mim , a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." Lucas 9: 23

Quando ouvimos a vós de Jesus e decidimos segui-lo, algo novo e surpreendente começa acontecer em nós. "Se há corpo natural, há também corpo espiritual" (1 Co 15:44). Assim como temos o corpo físico, temos também o corpo espiritual(mente, vontade,emoção e consciência), quando cremos nosso corpo espiritual começa a andar no Caminho que é o próprio Jesus.
O nosso corpo invisível em um caminho invisível.O corpo físico é como uma casa em que moramos. O nosso corpo espiritual é que sente, pensa, rejeita, alegra, crê, desconfia, angustia, pode ser cego ou surdo quanto as coisas de Deus, escolhe, julga, desobedece,engana-se ou busca a verdade, em fim, nós somos invisíveis, e todas as coisas humanas estão relacionadas ao mundo espiritual, as atitudes (palavras, choro, riso, prazer, desespero, raiva,compaixão) são apenas reflexos de fatos espirituais.
As pessoas incrédulas estão perdidas, entraram por outros caminhos(seguem seus pensamentos), são surpreendidas por enfermidades físicas e da alma, acidentes, sem amor e afeto, traem e abandonam umas às outras, não sabem onde vão chegar.
Seguir o Senhor e andar no caminho exige de nós duas decisões que só depois de executadas nos revelará a maravilha de seu resultado. Negar a nós mesmos e tomar a cruz.
Converter-se é mudar de direção. Mas na vida espiritual quando nos convertemos não só mudamos a direção, mas algo acontece durante o caminho que percorremos. Naturalmente somos rápidos no pensar e falar, somos ansiosos e cheios de vontade, alegramo-nos com coisas inúteis, somos contrariados por fatos irrelevantes, desconfiados. Alguns entram por caminhos do roubo, da prostituição, da avareza, da maldade e maledicência, da raiva e rancor, que transtornam os relacionamentos.
Quando negamos a nós mesmos, tudo que há em nós começa a enfraquecer, tomando a cruz mantemos nossa carne pecaminosa presa e sob o efeito da morte de Cristo, o resultado de nossa caminhada segunda as Palavras de Jesus é que tudo de negativo é tirado (o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo) e seguindo ao Senhor vamos chegar na natureza divina(amor, vida paz,alegria,bondade,fidelidade,misericórdia,benignidade, humildade,mansidão),então esta vida é a vida eterna, são estes sentidos e sentimentos espirituais que nunca mais vão morrer, em outras palavras:" E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial." 1 Co 15:49.
Isto é como nós andarmos numa estrada e durante a caminhada morressem a incredulidade, o ódio, o rancor, a mágoa, a inimizade, o engano, as ansiedades, as aflições e angústia, os fingimentos e imaginações inúteis.
E a nova criatura levanta triunfante sobre o pecado e a morte, unida ao Espírito de Jesus Cristo, tendo sido conformada a sua imagem, segundo o eterno propósito de Deus. (Rm 8:29).
Somente os que creem entrarão no Caminho, experimentarão a renovação de suas mentes, para compreenderem que Deus é espírito, e estabeleceu por meio de Jesus Cristo (O caminho) nos fazer chegar a sua Casa trazendo a aparência de seu Filho.
Isto é realidade para os que experimentarem !

terça-feira, 17 de novembro de 2015

PASTOR : O DOM DE CRISTO DADO AOS HOMENS !


SALMO 23
1 "O Senhor é meu Pastor;"
Quando cremos em Jesus, entramos num relacionamento com Ele, nós falamos com Ele(oramos) e ouvimos sua vós (Palavra),É como uma pessoa com a qual temos amizade, temos comunhão, e andamos juntos.Esta presença é o maior mistério do universo.
1b"Nada me faltará."
A pobreza espiritual é manifestada na falta de paciência, na irritação, na insatisfação, na contrariedade com o próximo, no desconforto interior, nas depressões, desilusões e decepções, sensação de cansaço e desgaste psicológico, insegurança e medo. Se o Senhor é o meu Pastor não me faltará alegria, paz, conforto, paciência, afeto, misericórdia, amor, força, compreensão e tudo que interiormente dá sensação de bem estar.
2 "Ele faz repousar em pastos verdejantes."
Sendo ovelhas do Senhor, a conversão salvou-nos da natureza de cabritos(pecadores) para a natureza de ovelhas (santos), que aceitam ser guiados e pastoreados. Os pastos verdejantes representam sua Palavra que comemos e sustentam os pensamentos (natureza) de Deus em nós(Espírito).
2b "Leva-me para juntos das águas de descanso."
Estas águas representam a mente de Deus na qual descansamos(a vida eterna), a morte é o fator perturbador e causador do cansaço e das ansiedades, o Espírito de Deus nos vivifica e fortalece, a sensação é de satisfação plena.
3 "Refrigera-me a alma."
Os pecadores estão sempre apertados e aflitos, sem tempo, não podem aquietar os pensamentos, isto aquece o interior a ponto de alguns dizerem que estão a ponto de explodirem, mas no Senhor estamos refrigerados, a sensação de refrigério nos aquieta e dá paz, capacita-nos a suportar e amar o próximo.
3b "Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome."
O Nome representa tudo que o Senhor é e ama, e quando aceitamos ser guiados por Ele as veredas (caminhos ou pensamentos) pelas quais andaremos(nossas decisões e atitudes) serão justas , sem engano, mentira e fingimentos.
4 "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
O vale da sombra da morte são aqueles momentos em que as dúvidas assombram o nosso coração, deixamo-nos levar pelos sentimentos negativos e evidências aparentes de poder do inimigo, mas sabendo da presença do Pastor vencemos o medo do mal , a presença do Senhor garante a vitória sobre tudo que vem sobre nós para derrotar-nos, então somos consolados pela Palavra (vara e cajado) do Senhor que apascenta(conduz , protege e alimenta) a nossa alma.
"E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isto diz: Quando ele subiu ás alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens."(Ef 4: 7,8)
"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres." (Ef 4:11).
Ele mesmo concedeu, Jesus é a fonte de tudo, não o homem.
Examinemos a Palavra com cuidado, logo percebemos que nenhum homem por sua própria vontade ou pela vontade de outro homem pode ser feito Pastor, Pastor é segundo a escolha de Jesus, Ele mesmo concedeu, é proporção de dom do Cristo ressuscitado, porque subiu ás alturas(ressuscitou), levou cativo o cativeiro(a sua carne ressurreta prendeu definitivamente o inimigo que nos mantinha cativos), nos libertando; dá a igreja que é seu povo os dons necessários ao seu aperfeiçoamento(Ef 4:12).Este é o motivo porque muitos estão roubados de ter o Senhor como pastor, porque estão estão sendo ensinados e guiados por homens que nunca receberam o dom que é o próprio Cristo naquele que pastoreia.Isto tem lançado tantos que creem na miséria e decepção espiritual, fazendo do evangelho um negócio de homens carnais ,destituídos dos dons e amor de Deus.
Exortação do apóstolo Pedro em 2 Pedro 2:3: "também, movidos por ganância, farão comércio de vós, com palavras fingidas;..."
Que o Supremo Pastor seja o nosso guia, porque os dias são maus.
O Senhor é meu Pastor, nada me faltará !
Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça !

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SOBRE DEUSES E O DEUS ÚNICO E VERDADEIRO

A VERDADE REVELADA NAS ESCRITURAS

"Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." Mt 22:29.

"Estendi as mãos todo dia a um povo rebelde, que anda por caminho que não é bom, seguindo os seus próprios pensamentos." Is 65:2.

Errar é pecar, violar o padrão de Deus. errar o alvo.Toda confusão religiosa é resultado do desconhecimento de Deus, somos capazes de praticar e termos atitudes totalmente contrárias à Palavra de Deus e sua natureza, e ainda assim acharmos que o servimos e agradamos, sem jamais termos o trabalho de conferirmos suas palavras e instruções, sem jamais chegarmos a Ele e ouvirmos dele a sua vontade e propósito, isto nos conduzirá pelo caminho da decepção e angústia.Custa-nos conferir as suas Palavras ? Custa porque queremos seguir não Deus, mas nossos pensamentos.(Is 65:2).
Poucos sabem que o resultado do pecado é o homem separado do Deus único e verdadeiro, tornando-se um deus falso e caído,esta é a conclusão de Deus após a queda:"Eis que o homem se tornou como UM de nós..." Gn 3:22, o pensamento errado(pecado) separou-nos de Deus (morte), tonando-se no nosso interior uma fonte onde nascem nossas próprias palavras, nossos julgamentos, nosso entendimento, nossos conflitos e lutas, nossa próprio senso de justiça, como deuses somos sábios aos nossos próprios olhos, desejamos dominar nossos semelhantes, sentimo-nos capazes de proezas, escolhendo nossos caminhos
; alguns tentam até explicar o universo e origem de tudo sem o criador, destes sentimentos os homens começaram a servir e admirar mais a criatura do que o criador ( Rm :1.25).
Descobrir que nossos pensamentos são pecados (erros), que segui-los nos conduzirá ao fracasso e a ruína, custa-nos muito, custa nosso ego inflado pelo inimigo (orgulho), custa-nos reconhecer que somos apenas um sopro de Deus, uma vapor que desvanece,que nossos projetos são temporários e nossas palavras são ilusórias.
Erramos pensando, não conhecendo as escrituras, recusando a mão de Deus estendida todo dia, e muitos quando descobrirem seus erros já perderam a amizade dos filhos, o amor da família, o controle sobre os desejos da carne, morrerão de vícios e violência, serão dominados pela bebida forte, pelo sexo, pela loucura no acúmulo de riquezas, matarão e morrerão por causa do dinheiro, atacarão e desprezarão o seu próximo por causa da religião inventada pelos homens, e muitos usando o nome de Deus.
Negando o poder de Deus nos conformamos com o mundo, com seu sistema de mentira e fingimentos, cedemos nossos valores, jogamos fora a moral e os bons costumes, desprezamos os humildes , somos subornados pelos ricos de aparência, nos curvamos diante dos ídolos que não ouvem nem falam, absorvemos palavras e ensinamentos falsos , arregimentamos uma companhia que concorde com nossas ideias , e de repente estamos aonde nunca pensaríamos em chegar: as portas do inferno. Achamo-nos sufocados por aquilo que nós mesmos edificamos.
Meditemos nisto, Deus estende sua mão, Jesus é a mão de Deus estendida para salvar-nos de nós mesmos , para resgatar-nos do engano de nossos corações(Jr 17:9) e conduzir-nos , sendo Ele mesmo o caminho, ao porto seguro do Reino de sei Pai e nosso Pai , de seu Deus e nosso Deus, salvando-nos de um deus estranho: nós mesmos.
A Mão está estendida, mas a decisão é nossa !
Bendita Mão de Deus !

sábado, 14 de novembro de 2015

A ESPADA DO ESPÍRITO: A PALAVRA DE DEUS


A guerra espiritual é uma guerra de palavras. Na realidade desde que entrou uma palavra diferente no universo ( o diabo), e desde que esta palavra entrou no coração do homem (pecado=diabo), os pensamentos humanos foram mudados de tal maneira que o orgulho, o ciúme e a inveja, típicos da natureza satânica, transportaram o homem para a violência, o ódio e a vingança, provocando uma inimizade com a natureza divina (amor, paz, alegria, unidade,bondade) que só a obra da cruz de Cristo pudesse vencer, quando pela fé estivermos unidos à morte de Cristo, morrendo em nós o pecado.
A palavra do diabo:"É assim que Deus disse?"(Gn 3:1), continua ecoando nos corações, lançando dúvidas sobre o caráter e propósito de Deus, arrastando o homem para a incredulidade e morte.
Só os que creem podem estar nesta batalha de palavras, pois os pecadores estão consumidos e vencidos em milhões de raciocínios nulos(palavras) que produzem somente confusão e desalento.
Nós, os que cremos, fomos ensinados a lutar e vencer esta guerra, onde cada ser humano quer fazer valer somente as suas palavras , sem jamais considerar e cogitar sobre o que Deus disse, chegando a criar deuses falsos com suas próprias imaginações. A maneira de lutar é com a Palavra de Deus(espada) e a oração e súplica.
"Tomai também o capacete da salvação e a ESPADA DO ESPÍRITO, que é a Palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." (Ef 6:17,18).
A Espada era a arma de guerra no tempo de Paulo, e foi usada como figura da Palavra de Deus, que corta e mata toda palavra (pensamento) contrária . Aqueles que estão confiando em si mesmos (própria palavra) ou na palavra de outros, serão surpreendidos pela palavra divina no Dia do Juízo.O homem que não guarda a Palavra de Deus é presa fácil do inimigo, é convencido por ele com a maior facilidade.
"Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue ; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia." ( Jo 12:48).
A Palavra de Jesus é poderosa e provoca uma reação no mundo espiritual quando é pregada. Alguns fogem, outros riem e escarnecem, alguns ignoram simplesmente, outros preferem prosseguir numa vida fácil (porta larga) como se Deus não fosse verdadeiro em suas palavras, é a velha mente da serpente duvidando de Deus.Há os que crendo, perceberão a realidade de Deus.
A vitória nos encherá com a riqueza da natureza de Deus, esta espada cortará de nós todas as coisas malignas, e nos fará entrar na realidade desta afirmação do Apóstolo Paulo: " E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram;eis que já se fizeram novas." (2 Co 5:17).
A Palavra de Deus fez e fará toda boa obra !De que lado estamos nesta batalha ?

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A EXORTAÇÃO QUE TRAZ VIDA : NÃO TEMAS,CRÊ SOMENTE !


"Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o mestre ? Mas Jesus, sem acudir a tais palavras disse ao chefe da sinagoga: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE." (Mc 5:35,36).
"Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer, menina eu te mando, levanta-te! Imediatamente a menina se levantou e pôs-se a andar..." (Mc 5:41,42).
Os chefes de Sinagoga falam e pregam a Palavra de Deus, movem-se exteriormente, movimentam-se como aqueles que parecem servir a Deus, mas estão destituídos do poder e da autoridade do Espírito de Deus, o que há no interior de suas casas é morte..
O medo é um elemento da morte. A ausência da fé, a ignorância da presença de Deus, fazem do medo um sentimento avassalador em nossas almas. A casa do chefe da sinagoga representa nós mesmos como a casa em que há medo e morte. Onde o medo e a morte dominam não há mais esperança, todo conforto se esvai como um vapor, somos uma casa imersa nas ruínas da incerteza, das palavras vazias, sentimentos perdidos, choro e desesperança.
"Tua filha já morreu;por que incomodas o mestre?" é a exposição da alma humana na sua incredulidade e negação do poder de Deus, é a acomodação que sucumbe à natureza maligna(morte), procurando impedir a eficácia da obra de Jesus.Em Hebreus 2:14 e 15 a obra de Jesus está descrita assim: "Visto pois que os filhos tem participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que , pelo pavor da morte, estavam sujeitos a escravidão por toda vida."
Aqueles que atendem o" já morreu" e o "não incomodas o mestre" jamais provarão a eficácia do evangelho, que é pelo "CRÊ SOMENTE".Esta fé destrói o diabo na sua força tenebrosa do medo e da morte, então Jesus entrando em nossa casa de chefe de sinagoga, que nos representa como religiosos, mas sem a presença e a consciência da presença de Jesus, remove a morte de maneira definitiva, fazendo-nos participantes de sua ressurreição.
Para os chefes de sinagoga o "CRÊ SOMENTE" não basta, então carregam os homens de uma religião cheia de obras mortas, serviços religiosos inúteis, que não podem tirar o medo, livrar do pecado, iluminar as almas, trazer a luz da vida e da incorrupção.Quando Jesus entra em nosso coração (casa) o sol da justiça brilha, firmamos os nossos pés na rocha, levantamos da morte, numa ressurreição gloriosa, para expressar a novidade da vida de Cristo em nós.
"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10:10b).
Crê somente e tenha a vida em Cristo Jesus !
Vençamos em nome de Jesus os da casa do chefe da sinagoga !

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

QUÃO FELIZES OS QUE VIGIAM OS SEUS CORAÇÕES !


"Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha".(Dt 22.9).
Na parábola do Semeador(Mt 13) Jesus revela que nosso coração é a terra onde a Palavra do Reino é semeada. Nosso coração, espiritualmente falando, é formado pela mente,vontade e emoção,logo todos os sentimentos,imaginações,prazer ou desgosto, alegria ou depressão, é resultado da palavra que é semeada e cultivada na nossa terra(coração).
O exortação do Senhor para termos cuidado com a semente, reflete o desejo do Senhor de que o compreendamos e tenhamos uma vida feliz e tranquila. A Semente representa a palavra, logo, falar é semear, e isto tem sido a causa de divisões sem fim entre os que creem no Senhor, desde que levante alguém e fale diferente de Jesus ou tenha uma instrução diferente da instrução dos apóstolos, estará aberto o caminho da divisão, podemos escolher estre as duas palavras opostas(sementes de espécies deferentes), então semeadas no nosso coração ,vai degenerar o fruto(resultado),estragando a obra do agricultor que é o Pai(Jo 15.1).
O inimigo de Deus e nosso inimigo, aproveitando que os homens não vigiaram os seus corações(terra),veio e semeou o joio(palavra do diabo),(Mt 13.24). Que terrível colheita há quando não atentamos para a semente(Palavra), que semeamos ou que é semeada em nosso coração !
De onde pensam que vem a violência nos lares, nas escolas, o assalto nas ruas, o ódio nos relacionamentos, o desprezo pelos mais velhos, os suicídios e homicídios, os falsos dogmas, as falsas igrejas, falsos mestres, falsos pastores? Tudo isto é uma colheita terrível resultante do desprezo pelos avisos do Senhor ! São corações confusos e massacrados na depressão e angústia, como frutos de uma semente degenerada, recebida e cultivada sem ouvir o dono da lavoura:o Senhor, Deus único e verdadeiro.
Examinemos nossa terra (coração), tenhamos coragem de arrancar de nossos corações ensinamentos(plantas), que nunca foram dados (semeados) nem por Deus, nem por Jesus, nem pelo Espírito Santo através dos apóstolos.
Não tem valor algum a opinião dos homens,nem as sementeiras estranhas que produzem, porque nos garantiu o Senhor Jesus: "Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada." ( Mt.15.13).
Quão felizes os que vigiam os seus corações !

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PARA QUE A NOSSA ALEGRIA SEJA COMPLETA


Qual seria a melhor notícia para nós, o que poderíamos receber que fosse motivo de alegria completa, uma felicidade inabalável, independente de qualquer coisa que nos acontecesse, que nos libertasse das circunstâncias adversas deste mundo.
A alegria completa é a vida eterna(as palavras que vos tenho dito são espírito e são vida) Jo 6:63, pois onde há possibilidade de morte, por mais rico e fascinante que seja, está condenado ao fracasso, a certeza do fim é suficiente para tornar nossos momentos parcialmente felizes, mas nunca completamente felizes.
"Meu Reino não é deste mundo" (Jo 18.36),afirmou Jesus a Pilatos. Pilatos representa nosso homem natural que reina por meio da política,bons modos, palavras meticulosamente calculadas , discursos para agradar a maioria. Naturalmente somos aqueles que querem estar com a multidão, que não podemos aborrecer, mesmo por causa da verdade,a quem quer que seja, os Pilatos de nosso tempo não conhecerão a verdade (Jesus), nem a alegria completa, passarão seus dias fazendo a mesma (Jo 18.38) indagação : o que é a Verdade ?
Jesus repreendeu fortemente os que praticavam a religião apenas de maneira superficial, chamou-os de hipócritas, raça de víboras, guias cegos(Mt 23). A felicidade completa dependerá de nos livrarmos destes comportamentos, a experiência da vida eterna far-nos-á assumir a posição de Filhos de Deus, participantes de um Reino que não é deste mundo, sentimentos como afeto, amor,misericórdia ,coisas que o mundo não valoriza, dominarão em nossos corações.
Palavras do Apóstolo João a respeito da Vida e da Alegria completa:
"(E a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas pois vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.(1 Jo 1. 2,3,4).
Quem terá fé para levar seu Pilatos à cruz ?
Quem terá a alegria completa ?

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O ÚNICO MESTRE QUE É A LIÇÃO


"Vós porém , não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos." (Mt 23.8).
"Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." (Mt 11.29).
"O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou.Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro,e nele não há injustiça." (Jo 7.16,17,18).
Quem é seu Mestre? De quem você aprende ? Afinal somos discípulo de quem ? O que exatamente estamos aprendendo ?
Como saberemos a respeito da doutrina ? Quem fala conosco fala por meio do Espírito ou por si mesmo ?
Somente os que quiserem fazer a vontade de Deus é que conhecerão a respeito da doutrina (ensinamento), porque os que seguem a sua própria vontade e fazem a própria vontade não poderão experimentar o resultado de praticar a Palavra de Jesus Cristo, pois irão praticar as palavras daqueles que se fazem mestres, que falam por si mesmo e querem que os outros façam a vontade deles..
Jesus é o único Mestre que ensina a lição na qual Ele mesmo é o conteúdo, porque Ele é a Palavra de Deus , o Verbo de Deus que se fez carne, a sua Palavra é única, pois é espírito e vida (6.63).
Tomar o jugo de Jesus é justamente andar com Deus para aprender Dele, pois a palavra discípulo significa : aprender andando com. Quando nos unimos ao Espírito do Senhor (discípulos) nos tornamos semelhantes a Ele, porque andamos com Ele.
O resultado será que temos a mansidão e humildade que Cristo é, porque nos ajustamos ao caráter Dele. Como Ele é diferente de nosso homem natural ! Como Ele deseja que nós sejamos conformados a santidade dele! Quando experimentamos a comunhão e percebemos o que e quem Ele é, então se cumpre sua palavra(Jo 7.17), nós o reconhecemos como único Mestre e que sua doutrina é verdadeira, fazendo-nos participante de sua santidade.
Que o Senhor nos guarde de falsos mestres e falsas doutrinas !

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

PARA QUE SEJAIS OS RICOS DE ESPERANÇA


"E o Deus da ESPERANÇA vos encha de todo gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo." (Rm 15.13).
"Por que estás abatida, ò minha alma? por que te perturbas dentro de mim? ESPERA em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." ( Sl 42.11).
"E comendo com eles, determinou-lhes, que não se ausentassem de Jerusalém, mas que ESPERASSEM a Promessa do Pai, a qual disse ele, que de mim ouvistes ." ( At 1.4) .
Quando nos convertemos ao Senhor, trouxemos uma natureza de pressa, de ansiedade, de tempestividade, desejamos que as coisas aconteçam da nossa maneira e de acordo com os nossos projetos, somos tomados de contrariedade quando temos que esperar, e esperar é uma palavra irritante, tratando-se do nosso homem natural.
Alguém que é rico de esperança, conhece o Deus da esperança, porque experimentou na sua alma e espírito o poder do Espírito Santo, conforme a Promessa do Pai.Esperar foi o primeiro pedido de Jesus ressuscitado aos que creram nele, e o resultado foi a chegada do poder de Deus (pentecostes).
Por não esperar em Deus, podemos errar as nossas escolhas, podemos falar a palavra precipitada, podemos ter atitudes da qual virão inimizades e ódio, por não esperar em Deus muitos desejos de servir a Deus estão enganados em seus projetos, sem entendimento avançam sobre uma obra que só aquele que veio do alto (Espírito Santo) pode fazê-la através de nós.
Por não sabermos esperar, nossa alma se perturba e abate, a dúvida entra, e nos precipitamos em situações embaraçosas, construindo torres que se abaterão sobre nós, muros que nos prenderão em pensamentos ilusórios e aflitos.
O Deus da esperança nos enche de gozo (satisfação espiritual).
O Deus de esperança nos enche de paz.
O Deus de esperança é nosso auxílio e louvor.
O Deus de esperança nos envia a Promessa do Pai.
Tudo isto é possível porque pela fé aprendemos a esperar, assim passamos não só a falar de Deus, mas a conhecê-lo como um Pai e Senhor.
Prossigamos a conhecer o Deus da esperança !
A riqueza da esperança está no poder do Espírito Santo!
A esperança brota da experiência com o Senhor !

domingo, 8 de novembro de 2015

O AMOR DE DEUS DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES

O amor é a natureza do Pai nos Filhos, por isto os filhos de Deus amam.
1 João 4.16 "E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele."
1 Co 13. 4,5,6,7,8 :
"O amor é paciente,
O amor é benigno,
O amor não arde em ciúmes,
O amor não se orgulha,
O amor não se ensoberbece,
O amor não se conduz inconvenientemente,
O amor não procura os seus interesses,
O amor não irrita,
O amor não se ressente do mal;
Não se alegra com a injustiça,
Regozija-se com a verdade;
Tudo sofre,tudo crê, tudo espera, tudo suporta,
O amor jamais acaba..."
Jo 15.9 : " Como o Pai me amou,também eu vos amei; permanecei no meu amor.
Jo 15.12 : "O meu mandamento é este:que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."
Amor não é paixão, paixão é sentimento carnal, amor é espiritual.
Os mandamentos de Deus se resumem em dois: amar a Deus e o próximo como a si mesmo.Depois de meditarmos perceberemos que a essência de nossa fé e religião é amar, não são tradições, nem movimentos exteriores que determinam a realidade deste único Deus e Pai, cuja natureza é amor, é misterioso e verdadeiro, os que crerem desfrutarão por toda eternidade esta riqueza que transforma a nossa alma na imagem de Cristo: AMOR.
Felizes os que conhecerem este significado !

sábado, 7 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DE EXAMINARMOS O EVANGELHO QUE RECEBEMOS !

O CUIDADO COM A PALAVRA

O evangelho é a bênção e graça de Deus, não adianta fugirmos da verdade (Jesus), devemos examinar cuidadosamente a boa notícia (evangelho), e se houvermos desviado do Caminho (Jesus), ter coragem de refazer a caminhada, pois disto depende o nosso destino eterno, que o Senhor tenha misericórdia de nós !
Vamos examinar o aviso do apóstolo Paulo:

"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro , senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo."
"Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja maldito."
"Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja maldito."
"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou de Deus ? Ou procuro agradar a homens ? Se agradasse a homens, não seria servo de Cristo."
"Faço-vos, porém saber irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo."
Estas palavras estão na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas , cap. 1.6 ao 12 .
Meditando nestas exortações concluímos que:

-Alguns naquele tempo já pervertiam (mudavam) o evangelho.
-Se não vigiarmos podemos passar da graça de Cristo ( o Espírito e o amor de Deus em nós) para outro evangelho, outra prática, outra doutrina, se é que já não a recebemos antes.
-Se um anjo do céu ensinar outra palavra que vá além também traz maldição, porque é engano.
-Também um pregador de um evangelho aumentado ou mudado está amaldiçoado.
-Buscar o favor dos homens , buscar agradar os homens impede de agradar a Deus e servir Cristo.
-O evangelho anunciado deve ser segundo a revelação de Jesus Cristo, alguém que creu, obedeceu e tem o Espírito de Jesus Cristo.
Convêm atentarmos com muito cuidado nas coisas que temos ouvido !

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

E A HORA DA VIDA ETERNA JÁ CHEGOU !

EVANGELHO DE JOÃO
CAPÍTULO 05
19 "Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo que tudo o que este fizer, o Filho também, semelhantemente o faz."
20 "Porque o Pai ama o Filho, e lhe mostra tudo que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis."
21 " Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer."
22 "O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,"
23 "a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou."
24 "Em verdade, em verdade vos digo: quem houve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida."
25 "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e JÁ CHEGOU, em que os mortos ouvirão a vós do Filho de Deus;e os que a ouvirem viverão."

Um dos maiores enganos na pregação do evangelho é em relação a vida eterna, a maioria de nós achamos que a vida eterna(vida de Deus) é para depois da nossa morte física, mas se lermos com cuidado o que Jesus ensinou (não o que os homens ensinam),Jesus diz que a hora já chegou, hora de quê? Em que os mortos(os pecadores estão mortos aos olhos de Deus) ouvirão a vós do Filho de Deus( arrependerão e converterão), os que a ouvirem viverão, logo o que me dá vida espiritual, vida de Filho de Deus é ouvir a vós(Palavra do Senhor) do Senhor Jesus e crer nele.
Quando Ele fala de obras e maravilhas, a maravilha é que nossa morte espiritual(separação de Deus) é tirada pelo ouvir (ouvir é crer), Deus vivifica os mortos(pecadores) por meio de Jesus, esta é a honra que o Pai deu ao Filho, nos vivificar; só assim temos comunhão com Ele, pois a vida do Pai entrou em nós.
Quem houve e crê tem( não é futuro, é presente) a vida eterna(24), passou da morte para a vida, a ressurreição da carne é´que é futura, mas agora ressuscitamos , levantamos da morte espiritual, temos o Espírito de Jesus Cristo (Emanuel), isto é evangelho (novidade), embora isto esteja escrito, só pela fé perceberemos e participaremos das maravilhas de Deus, porque os homens preferiram outras palavras e outros mestres, estão sendo roubados da verdade e realidade do Reino de Deus. Ai dos que ensinam o que Jesus não ensinou. Como o evangelho tem sido mudado !
Quem ouvir a vós de Jesus perceberá que a hora já chegou !
A hora já chegou !

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A OBRA DE DEUS E A OBRA DOS HOMENS



"Dirigiram-se, pois, a ele,perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A OBRA DE DEUS É ESTA:QUE CREIAS NAQUELE QUE POR ELE FOI ENVIADO." (Jo 6.28,29) .
Quando vem em nossa mente a palavra obra, lembramos de orçamentos, materiais, recursos financeiros, plantas ,trabalhadores, o local em que a obra será realizada e quem no final deve supervisioná-la e aprová-la para a finalidade que foi planejada.Quanto a obra de Deus, qual material ? Que trabalhadores ? Quais recursos? Em que lugar?
Chegamos a determinado lugar e as pessoas estão cantando, há instrumentos variados, tudo muito bem ensaiado e preparado, ouvimos um trecho das escrituras, pregações e palavras de ordem, as vezes há um banquete bem preparado e há até mesmo aqueles que entusiasmados proclamam: eis a obra de Deus !
Aquilo que o homem sem Deus pode fazer não é obra de Deus, é obra do homem. A obra de Deus só Deus pode fazê-la, o local da obra de Deus é no coração do homem com a cooperação do homem, os homens que se tornam cooperadores de Deus somente são aqueles que foram escolhidos por Ele, Jesus disse aos seus discípulos:" Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis fruto." (Jo 15.16) Ninguém pode nomear a si mesmo cooperador de Deus, cooperador significa operar ao lado de, se alguém opera e age sozinho está fazendo a obra do homem e usurpando a prerrogativa que só Jesus tem, que é de escolher seus cooperadores.
"Sem mim nada podeis fazer," diz o Senhor (Jo 15.5). Sem Ele podemos arrecadar recursos, construir prédios, ensaiar belos hinos, organizar caravanas,repetir sua Palavra e interpreta´-las como quisermos, alguns chegaram a pensar que mesmo sem Ele poderiam abrir e fechar a entrada dos céus, realmente podemos presumir muitas coisas sem ELe, inclusive de nós estarmos fazendo o que só Deus pode fazer: a sua obra.
Que homem pode levar o outro ao arrependimento, a conversão, a entrar no caminho estreito, a passar pela porta estreita, a tomar a cruz a cada dia, a negar a si mesmo, a amar seu próximo , a amar a Deus e buscar em primeiro lugar o seu Reino e sua justiça?
Que homem pode fazer alguém experimentar o paraíso, conhecer e fazer a vontade de Deus, adorá-lo em espírito e verdade, saber o que é a ressurreição e a vida, não acrescentar e nem diminuir a sua Palavra,sendo fiel e verdadeiro, sem interesse próprio?
"Mas eu vos digo a verdade:convém-vos que eu vá,porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado,da justiça e do juízo." ( Jo 16.7,8).
O Espírito veio para convencer, aí haverá arrependimento, conversão, manifestação da obra que é somente pela fé; crer é ser convencido pelo Espírito de que eu sou pecador , preciso de salvação,meu coração será mudado e o amor de Deus por meio do Espírito de Jesus Cristo varrerá de mim toda imundície da incredulidade, tanto quanto da existência como da presença e obra de Deus.
Quantos terão coragem de desistir de suas próprias obras e se conformar com o que Deus faz por meio de Jesus? A simplicidade e pureza devidas a Cristo(2 Co 11.3), nunca serão motivo de satisfação dos que ao invés de obedecer e agradar a Deus, fazem a própria vontade e fazem sua própria obra e agradando a si mesmo colocam na entrada:Em Nome de Jesus.
A obra de Deus será revelada, os filhos de Deus serão manifestados, então os que amaram, os que deram a outra face, os que oraram pelos seus caluniadores, os que fizerem bem aos maus, os que sofreram afronta e não revidaram, os que de graça receberam e de graça repartiram, os que foram separados por causa do nome de Jesus, os que foram excluídos, ignorados e odiados do mundo, os que tomando a cruz a cada dia perseveraram,eis a obra de Deus se revelando naqueles que foram conformados à imagem de Cristo !
Eis a obra de Deus !

terça-feira, 3 de novembro de 2015

SE O FILHO VOS LIBERTAR... HAVERÁ DESCANSO PARA NOSSAS ALMAS...

NOSSA ALMA SEGURA EM CRISTO

Uma vida tranquila, uma alma sem sobressaltos e ansiedades, dias de descanso, onde a preocupação não tem lugar, descanso não é preguiça nem paralisia quanto ao trabalho, mas uma capacidade de ordenar as coisas com docilidade e paz, sem pressa e sem aperto, um sossego que vem da comunhão com o que é eterno, sem tempo, uma compreensão do infinito e da fragilidade do que é o sopro que sustenta a alma aqui.
O mundo impõe sucesso rápido, enriquecimento a qualquer custo como objetivo, ilusão que trará conforto e facilidades, o mundo e seu espírito valorizam o exterior, julga pelas aparências, mas o interior esta cheio de uma urgência sem sentido, de aperto e pressa que fazem correr os pensamentos, que rouba o tempo e a vida, e no final não compreendem que por mais que tenham ganhado e enriquecido, as mãos se unem vazias.

"Ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica,deixa-lhe também a capa.Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes." (Mt 5.40;42).

A nossa alma, por causa do pecado e o desconhecimento de Deus, passou a desejar acumular bens em excesso, apega-se facilmente às coisas visíveis, sofre quando tem algum prejuízo, não gosta de compartilhar, nem dividir com os que estão em necessidade, o egoísmo faz com que achemos que as riquezas trarão segurança e garantias para uma vida tranquila.Mas as riquezas também trazem com elas preocupação em não perdê-las, excessivo trabalho para mantê-las, e tristeza em deixá-las quando tivermos que partir.
O Senhor não ensinou-nos sustentar os que não trabalham, mas ensinou-nos a sermos desapegados, e não fazermos guerra para segurar nossos bens terrenos.Quando ganhamos sabedoria do alto, percebemos a tolice do orgulho manifestado na violência para possuir o máximo, nas trapaças e mentiras para levar vantagem nos negócios, e a alma se torna mesquinha e vazia de valores verdadeiros.
Não demandar pelos nossos bens e dar a quem nos pedir é realmente a cruz para nossa alma egoísta, a maravilha de Jesus como nossa luz é que percebemos que afinal tudo é de Deus, nada trouxemos , e levaremos o que houver em nossas almas, seja o espírito do mundo que nos escravizou num trabalho excessivo e sem sentido, ou o Espírito de Deus que brilhando em nossos corações nos libertou de nossas loucuras.

"Se,pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo 8.36).

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O GUIA QUE É O CAMINHO


Ter um amigo e companheiro numa viagem, trás conforto e segurança, em momentos difíceis as amizades se mostram eficazes. Desde que nascemos, estamos numa viagem, somos peregrinos na terra (1 Pe 2.11), não temos aqui morada permanente.
Nesta viagem precisamos de um caminho, de um guia que seja confiável o bastante, porque do caminho que tomarmos, e do guia que escolhermos, vai depender o lugar que chegaremos, e não há nada mais gratificante e confortante do que chegar bem ao lugar proposto, é radiante chegar ao destino da jornada.
Nascer não foi escolha nossa, mas o lugar que queremos chegar e morar depende das nossas escolhas, escolher o caminho e o guia na viagem vai tornar a viagem segura ou cheia de tormentas e acidentes, o guia de confiança é que será a garantia da chegada.
Não existe em nenhum lugar do universo alguém que possa se apresentar a nós, os viajantes, como o caminho e o guia simultaneamente, só um homem entre os nascidos debaixo do céu pôde dizer: EU SOU O CAMINHO ou UM SÓ É VOSSO GUIA.(Jo 14.6 e Mt 23.10).Jesus se apresenta como caminho e guia, menosprezar suas Palavras fará sua caminhada cheia de surpresas desagradáveis, e mais desagradável ainda o lugar da chegada.E muito pior, não poderemos voltar depois que chegarmos.
A negligência para com as Palavras do Senhor nos assuntos espirituais e eternos, tem produzido resultado catastróficos na jornada da carreira humana, alguns são surpreendidos por tempestades, por assaltos,por acidentes e revezes incontornáveis.Alguns escolheram como guias homens carnais e sujeitos a erros grosseiros.Outros escolheram espíritos estranhos, doutrinas estranhas, adotando métodos humanos e cheios de ilusões.
Desprezar Jesus como Caminho e Único Guia é desprezar o dom de Deus..Seguir outra orientação que não seja a do Senhor é não se importar com o próprio destino, é dar chance ao erro, e pior , descobrir que tomou o caminho errado depois da chegada,será lamentação inútil e sem remédio.
"Vós sereis meus amigos , se fazeis o que eu vos mando" (Jo 15.14). A terra está cheia de opiniões e suposições, de amizades e ligações carnais, que se tornam desvios para os homens. Só há um de confiança, que é poderoso o suficiente para andarmos com Ele e Nele , cujo mandamento é justo e verdadeiro, que nos fará chegar seguros a Casa de seu Pai e nosso Pai, de seu Deus e nosso Deus.Quem O tem por amigo e faz o que Ele manda está seguro na viagem.Este é um guia suficiente, o resto é desvio para os que quiserem errar.
Amigo, Guia e Caminho !
É maravilhoso conhecer este Nome:
JESUS CRISTO !

domingo, 1 de novembro de 2015

A PORTA DO MONTURO


A cidade de Jerusalém simboliza o povo de Deus tanto coletivamente como individualmente, era uma cidade murada com doze portas, cada uma representando algo de nossa vida espiritual.Vamos meditar somente na porta do monturo (Ne 3.14).Monturo significa monte de lixo, aglomeração de coisas velhas e descartadas.Lugar onde se deposita lixo.
Encontramos pessoas que é até difícil ficar próximo a elas, pois amontoaram tanto lixo em suas almas, que as palavras cheiram mal, tornam-se maledicentes e inconvenientes, encheram o coração com o lixo do rancor, da ofensa, da inimizade, do ciúme, da inveja, mascarando estes sentimentos com justificativas frívolas e sem sentido,sendo elas mesmas vítimas do que guardam no seu interior.É assim que surgem personalidades difíceis, com atitudes incompreensíveis, briguentas e sem afeição.
Assim como nosso corpo sente-se bem com uma higiene cuidadosa, nossa alma é a mesma coisa. Os que nunca são lavados pela fé no Senhor Jesus, (lembrem-se do lava-pés, que Jesus disse a Pedro que se não fosse lavado por Ele não teria parte com Ele) acabam tornando-se vítimas da sujeira acumulada no interior,é como se não tivessem uma porta na alma para escoar o lixo da ignorância, dos maus pensamentos,das presunções falsas, das imaginações fantasiosas, das vaidades fúteis, das antipatias gratuitas, e tantas coisas negativas que colocamos sem perceber em nosso coração.
Como aqueles que creem no Senhor, e somos simbolicamente a cidade do grande Rei, temos esta porta que nos mantem limpos e confortáveis o tempo inteiro, porque o nosso interior ficará livres da ira, de ansiedades sem motivo,de discussões e debates tolos, de provocações e palavras duras, que geram ambientes carregados de sentimentos contraditórios e sem amor.
Somos livres daquilo que nos tiram a paz. O significado de Jerusalém é cidade de paz.
Ainda bem que temos este grande Rei !