terça-feira, 5 de dezembro de 2017

POR QUE O HOMEM PERDEU O DOMÍNIO SOBRE SI MESMO ?



SEM DOMÍNIO PRÓPRIO: O MUNDO DE CAIM

Um sinal inequívoco de que o homem  perdeu a domínio sobre si mesmo após o pecado está descrito assim:

"Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do maligno e assassinou seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão justas." 1 Jo 3:11,12.

Sabemos que nossos sentimentos brotam de nossos pensamentos, e estes sentimentos nos levam a atitudes, estas atitudes revelam nossa natureza, por isto o sentimento do amor é o mandamento desde o princípio, o princípio nos remete a criação, a vontade de Deus, mas o homem sendo vencido por satanás no Éden tornou-se propriedade dele, está escrito:

"Não segundo Caim, que era do maligno." 1 Jo 3:11.

O ódio, a ira, o descontrole mental, a loucura dos pensamentos que perderam a comunhão com Deus é a própria essência da natureza do maligno, a expressão da natureza diabólica, Caim é expressão deste espírito que desvinculado do Deus que é amor, tornou-se o agente que através da mente descontrolada do homem, levam-no ao que as Escrituras chamam de obras más, o mundo hoje e sempre será a expressão desta mente descontrolada, a situação do mundo é expressa nas ações de Caim:

-Religião sem Cristo, apresentou a Deus os frutos da terra(Gn 4:3), o homem continua nesta linha com todas as religiões e mistificações, divindades e invenções para chegar ao Criador, o fruto da terra é representação exata de algo que a mente carnal inventa e  nisto se ilude(fruto da terra=carne=pó, produzindo pensamentos e agindo por si mesmo). Aqui está a explicação das guerras religiosas, a mente descontrolada do homem se voltando contra o homem em nome de um deus que ele desconhece.
-Caim irou-se sobremaneira( Gn  4:5), por que? Deus não era com ele, toda sorte de sentimentos e ressentimentos tomaram seu coração, o Maligno é um ser amargurado, incapaz de reconciliar-se com Deus, veja o que Caim disse a Deus:

"É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que me lanças da face da terra e da tua presença ei de esconder-me, serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará." Gn 4:13,14.

Não é esta a mente da humanidade sobre a terra? Ter uma religião, mas sem o Deus verdadeiro, assim foge dele, esconde-se dele na própria crendice e ilusão, é como um criminoso fugitivo, sobretudo errante, os homens estão errando no cuidar dos filhos, em manter o casamento, em viver em sociedade, as relações humanas estão cheias de medo, medo de morte, de guerra, de fingimento, de mentiras, este é o resumo que se faz do mundo: É do maligno !

O que é o reino do céu? A expressão contrária do mundo, da mente humana !Não é a mente de Cristo expressa assim?

" Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria,paz, longanimidade , benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." Gl 5:22.

Agora sabemos porque Deus não olhou e nem aceitou Caim e seu fruto, é que sem sacrificarmos,como Abel, nossa natureza de ira, raiva, ódio, divisão, maldade, inimizade e tudo que nossa terra frutifica(carne), nós não poderemos ser reconciliados com Deus, pois o fruto do Espírito é a natureza divina, Deus se une apenas com aquele que tem a sua natureza, isto é, por meio de Cristo, o seu Filho, a sua natureza.

O amor de Deus é revelado  por meio de Cristo vir nos tirar do maligno, da natureza que produz obras más, por isto João Batista deu testemunho de Jesus como aquele que tira o pecado, isto não é estudo, nem teologia, nem pode ser ensinado pelos homens, não é religião a ser estudada, é natureza nova a ser vivida por fé, uma nova criatura em Cristo, com amor e domínio próprio .Nossa mente controlada pela comunhão com Deus, este é o segredo da vida eterna, pois é conhecimento de Deus.(Jo 17:3). Tudo que os homens fizeram por eles mesmos será apenas como combustível para o Fogo Consumidor .(Hb 12:29). Tudo como fruto da terra cultivada por Caim, as obras da carne, o mundo como o conhecemos.

sábado, 2 de dezembro de 2017

A MARCA DE CRISTO E A MARCA DA BESTA

ENTENDENDO SINAIS ESPIRITUAIS 

Inteligência espiritual nos vem quando nós somos crucificados com Cristo, isto produz marcas em nossas almas, pois como está escrito ,nós que cremos morremos com ele, para uma nova vida em ressurreição:

"Porque, se fomos plantados com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição." Rm 6:5.

Nossa morte com Cristo implica na morte de nossa ciência e sabedoria adquiridas quando comemos do fruto da árvore da  ciência do bem e do mal, a vida de pecado, assim, passamos a ter a verdadeira inteligência, a espiritual, e trazemos esta marca:

"Desde agora ninguém me inquiete; pois trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." Gl 6:17.

Pelo fato de ter sido crucificado com Cristo, no seu corpo espiritual havia as marcas da morte de Jesus,as marcas da cruz, isto o libertou de uma marca que terá seu ápice na grande tribulação que virá no tempo do fim desta era, mas que de uma forma ou outra, os incrédulos e desobedientes a Deus trazem:

"Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com meus olhos.Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti." Sl 32:8,9.

A mula é uma besta, e  assim a pessoa que não crê em Deus, não pode ser instruída por Deus, e como o  pecado faz do homem um animal sem entendimento, por rejeitar a verdade e a sabedoria de Deus, no final teremos:

"E faz a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres,livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita,ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome ." Ap 13:16,17.

Enquanto a igreja verdadeira compreende as coisas espirituais; e assim com está escrito:

"E pedir que sejais cheios  do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual." Cl 1:9b.

A inteligência espiritual enche aquele que morre com Cristo, o homem no pecado ficou cheio de inteligência carnal, pela qual é impossível entender e aceitar as coisas do Espírito de Deus, assim chegará o dia em que a inteligência carnal chamada por Deus de besta, estabelecerá sua marca exterior, será apenas o ápice de um processo que começou no Éden, o homem rejeitando Deus e a marca de Cristo, o evangelho da morte e ressurreição de Jesus, sem entender isto, receberá a marca ou sinal da besta, produto de sua falta de entendimento e de  instrução nas coisas de Deus. Cresçamos no conhecimento de Deus, sejamos cheios de inteligência espiritual !