quinta-feira, 29 de outubro de 2015

QUE MÃO SEGURA É A MÃO DE JESUS !

Há momentos na vida que parece que estamos sufocados, cercados, oprimidos, nossos pensamentos entram em colapso, nosso entendimento foge de nós, é como se nos afogássemos num mar de dúvidas , e a sensação é de depressão severa, como se algo pesasse sobre nós.

No evangelho de Mateus (14.22 a 33), estando os discípulos num barco, que começa a ser açoitado pelas ondas,; porque o vento era contrário, Jesus vem ao encontro deles andando sobre as águas do mar revolto, eles se assustam, e Pedro na sua dúvida pede para ir ao encontro do Senhor, e assim que ele sai e repara na força do vento começa a afundar, o que o salva é a mão do Senhor que lhe é estendida.

O mar nas Escrituras representam os pensamentos humanos (Ap 17.15) afetados pelo pecado, o barco em que os discípulos estão representam a fé que nos sustenta no meio do mar de pecado(pensamentos errados), o fato de Jesus andar sobre o mar representa que Ele é o único que tem domínio completo sobre os eventos humanos, o vento contrário representa aquele momento que as pessoas nos atacam com palavras duras e ofensas (isto são ondas revoltas), quando Pedro sai do barco é aquele momento que tentados pelas pessoas que nos atacam começamos a falar também, saímos da segurança do barco (orientações de Jesus), de repente estamos no meio do mar, é uma discussão que avança, a tempestade nos apanha, Jesus está a nossa frente mas não olhamos pra Ele , reparamos como Pedro na força do vento, consideramos mais a palavra da pessoa que nos ataca (mar revolto), então começamos a afundar num mar de palavras iradas e confusas, se olhamos para Jesus(pegamos sua mão, firmamos na sua palavra), imediatamente nos calamos e damos a outra face (Mt 5.39). Se fizermos o contrário estaremos afogados no mar da contrariedade e inimizade.

Só há um barco seguro no meio deste mundo revolto e incerto, é o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente suas Palavras nos salva das palavras dos homens, eles mesmos afogados em seus pensamentos obscuros, suas conclusões absurdas, suas pesquisas inúteis, sabedoria que não pode se quer levantar da depressão o caído, do desânimo o frustrado,da tristeza o que está sem esperança.

Felizes aqueles que têm esta Mão (Jesus) em que se firmar nos momentos de grandes tempestades na vida, não serão submergidos por um mar de vaidade e pensamentos inúteis que só produzirão depressão e desânimo.

O mar está aí, os ventos contrários também, as tempestades virão, o único refúgio é um barco com Jesus nele. Quem quer se salvar ?

Todas as escrituras é como uma grande parábola revelando as nossas situações e realidades, mas somente os que crerem é que entenderão o seu significado, os que não crerem serão arrastados pela correnteza das águas (pensamentos mundanos) que os homens sempre farão jorrar, estarão agitados pelos ventos de revoluções e guerras, de religiões e doutrinas falsas, que trarão mais violência e morte.

Só o Senhor nos faz chegar ao único porto seguro: o Reino de Deus. o resto é vento que vai passar.

"Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." (Mt 24.35)

Que bom escolher Palavras que não passarão ! Que mão segura !