terça-feira, 17 de novembro de 2015

PASTOR : O DOM DE CRISTO DADO AOS HOMENS !


SALMO 23
1 "O Senhor é meu Pastor;"
Quando cremos em Jesus, entramos num relacionamento com Ele, nós falamos com Ele(oramos) e ouvimos sua vós (Palavra),É como uma pessoa com a qual temos amizade, temos comunhão, e andamos juntos.Esta presença é o maior mistério do universo.
1b"Nada me faltará."
A pobreza espiritual é manifestada na falta de paciência, na irritação, na insatisfação, na contrariedade com o próximo, no desconforto interior, nas depressões, desilusões e decepções, sensação de cansaço e desgaste psicológico, insegurança e medo. Se o Senhor é o meu Pastor não me faltará alegria, paz, conforto, paciência, afeto, misericórdia, amor, força, compreensão e tudo que interiormente dá sensação de bem estar.
2 "Ele faz repousar em pastos verdejantes."
Sendo ovelhas do Senhor, a conversão salvou-nos da natureza de cabritos(pecadores) para a natureza de ovelhas (santos), que aceitam ser guiados e pastoreados. Os pastos verdejantes representam sua Palavra que comemos e sustentam os pensamentos (natureza) de Deus em nós(Espírito).
2b "Leva-me para juntos das águas de descanso."
Estas águas representam a mente de Deus na qual descansamos(a vida eterna), a morte é o fator perturbador e causador do cansaço e das ansiedades, o Espírito de Deus nos vivifica e fortalece, a sensação é de satisfação plena.
3 "Refrigera-me a alma."
Os pecadores estão sempre apertados e aflitos, sem tempo, não podem aquietar os pensamentos, isto aquece o interior a ponto de alguns dizerem que estão a ponto de explodirem, mas no Senhor estamos refrigerados, a sensação de refrigério nos aquieta e dá paz, capacita-nos a suportar e amar o próximo.
3b "Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome."
O Nome representa tudo que o Senhor é e ama, e quando aceitamos ser guiados por Ele as veredas (caminhos ou pensamentos) pelas quais andaremos(nossas decisões e atitudes) serão justas , sem engano, mentira e fingimentos.
4 "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
O vale da sombra da morte são aqueles momentos em que as dúvidas assombram o nosso coração, deixamo-nos levar pelos sentimentos negativos e evidências aparentes de poder do inimigo, mas sabendo da presença do Pastor vencemos o medo do mal , a presença do Senhor garante a vitória sobre tudo que vem sobre nós para derrotar-nos, então somos consolados pela Palavra (vara e cajado) do Senhor que apascenta(conduz , protege e alimenta) a nossa alma.
"E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isto diz: Quando ele subiu ás alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens."(Ef 4: 7,8)
"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres." (Ef 4:11).
Ele mesmo concedeu, Jesus é a fonte de tudo, não o homem.
Examinemos a Palavra com cuidado, logo percebemos que nenhum homem por sua própria vontade ou pela vontade de outro homem pode ser feito Pastor, Pastor é segundo a escolha de Jesus, Ele mesmo concedeu, é proporção de dom do Cristo ressuscitado, porque subiu ás alturas(ressuscitou), levou cativo o cativeiro(a sua carne ressurreta prendeu definitivamente o inimigo que nos mantinha cativos), nos libertando; dá a igreja que é seu povo os dons necessários ao seu aperfeiçoamento(Ef 4:12).Este é o motivo porque muitos estão roubados de ter o Senhor como pastor, porque estão estão sendo ensinados e guiados por homens que nunca receberam o dom que é o próprio Cristo naquele que pastoreia.Isto tem lançado tantos que creem na miséria e decepção espiritual, fazendo do evangelho um negócio de homens carnais ,destituídos dos dons e amor de Deus.
Exortação do apóstolo Pedro em 2 Pedro 2:3: "também, movidos por ganância, farão comércio de vós, com palavras fingidas;..."
Que o Supremo Pastor seja o nosso guia, porque os dias são maus.
O Senhor é meu Pastor, nada me faltará !
Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça !