terça-feira, 5 de dezembro de 2017

POR QUE O HOMEM PERDEU O DOMÍNIO SOBRE SI MESMO ?



SEM DOMÍNIO PRÓPRIO: O MUNDO DE CAIM

Um sinal inequívoco de que o homem  perdeu a domínio sobre si mesmo após o pecado está descrito assim:

"Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do maligno e assassinou seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão justas." 1 Jo 3:11,12.

Sabemos que nossos sentimentos brotam de nossos pensamentos, e estes sentimentos nos levam a atitudes, estas atitudes revelam nossa natureza, por isto o sentimento do amor é o mandamento desde o princípio, o princípio nos remete a criação, a vontade de Deus, mas o homem sendo vencido por satanás no Éden tornou-se propriedade dele, está escrito:

"Não segundo Caim, que era do maligno." 1 Jo 3:11.

O ódio, a ira, o descontrole mental, a loucura dos pensamentos que perderam a comunhão com Deus é a própria essência da natureza do maligno, a expressão da natureza diabólica, Caim é expressão deste espírito que desvinculado do Deus que é amor, tornou-se o agente que através da mente descontrolada do homem, levam-no ao que as Escrituras chamam de obras más, o mundo hoje e sempre será a expressão desta mente descontrolada, a situação do mundo é expressa nas ações de Caim:

-Religião sem Cristo, apresentou a Deus os frutos da terra(Gn 4:3), o homem continua nesta linha com todas as religiões e mistificações, divindades e invenções para chegar ao Criador, o fruto da terra é representação exata de algo que a mente carnal inventa e  nisto se ilude(fruto da terra=carne=pó, produzindo pensamentos e agindo por si mesmo). Aqui está a explicação das guerras religiosas, a mente descontrolada do homem se voltando contra o homem em nome de um deus que ele desconhece.
-Caim irou-se sobremaneira( Gn  4:5), por que? Deus não era com ele, toda sorte de sentimentos e ressentimentos tomaram seu coração, o Maligno é um ser amargurado, incapaz de reconciliar-se com Deus, veja o que Caim disse a Deus:

"É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que me lanças da face da terra e da tua presença ei de esconder-me, serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará." Gn 4:13,14.

Não é esta a mente da humanidade sobre a terra? Ter uma religião, mas sem o Deus verdadeiro, assim foge dele, esconde-se dele na própria crendice e ilusão, é como um criminoso fugitivo, sobretudo errante, os homens estão errando no cuidar dos filhos, em manter o casamento, em viver em sociedade, as relações humanas estão cheias de medo, medo de morte, de guerra, de fingimento, de mentiras, este é o resumo que se faz do mundo: É do maligno !

O que é o reino do céu? A expressão contrária do mundo, da mente humana !Não é a mente de Cristo expressa assim?

" Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria,paz, longanimidade , benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." Gl 5:22.

Agora sabemos porque Deus não olhou e nem aceitou Caim e seu fruto, é que sem sacrificarmos,como Abel, nossa natureza de ira, raiva, ódio, divisão, maldade, inimizade e tudo que nossa terra frutifica(carne), nós não poderemos ser reconciliados com Deus, pois o fruto do Espírito é a natureza divina, Deus se une apenas com aquele que tem a sua natureza, isto é, por meio de Cristo, o seu Filho, a sua natureza.

O amor de Deus é revelado  por meio de Cristo vir nos tirar do maligno, da natureza que produz obras más, por isto João Batista deu testemunho de Jesus como aquele que tira o pecado, isto não é estudo, nem teologia, nem pode ser ensinado pelos homens, não é religião a ser estudada, é natureza nova a ser vivida por fé, uma nova criatura em Cristo, com amor e domínio próprio .Nossa mente controlada pela comunhão com Deus, este é o segredo da vida eterna, pois é conhecimento de Deus.(Jo 17:3). Tudo que os homens fizeram por eles mesmos será apenas como combustível para o Fogo Consumidor .(Hb 12:29). Tudo como fruto da terra cultivada por Caim, as obras da carne, o mundo como o conhecemos.