quinta-feira, 18 de maio de 2017

QUANDO APRENDEMOS O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DE MEDIR

APRENDENDO A OLHAR PARA JESUS 

"Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas,águas que me davam pelos tornozelos.Mediu mais mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos;mediu mais mil e fez passar pelas águas águas que me davam pelos lombos.Mediu mais outros mil, e era já um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar." Ez 47:3,4,5. 

Ezequiel viu um homem medindo as águas, de forma que cada vez que media, as águas aumentavam, até se tornar um rio que não se podia passar.Qual a necessidade desta medida e deste aumento das águas até que não se pode passar? Vejamos esta outra palavra:

"Até que todos cheguemos à unidade do Filho de Deus,à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo." Ef 4:13.

O que tem haver a medida das águas com a medida da estatura de Cristo? Vejamos o significado do rio, das águas:

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." Jo 7:38.

A fé traz um rio para minha alma, que rio de água viva é este, o qual foi medido pelo homem na visão de Ezequiel? Precisamos saber agora o significado espiritual da água:

"Aquele,porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede;pelo contrário , a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida\ eterna." Jo 4:14.

Podemos concluir que água que Jesus dá é sua palavra, os seus ensinamentos, nos quais nós crendo recebemos comparativamente como uma água que se torna um rio dentro de nós, mas para aplicarmos este raciocínio à revelação das Escrituras, precisamos perceber que a palavra de Jesus é sua mente, logo o rio é sua mente correndo em nós, agora podemos entender que olhar para Jesus e compará-lo com o que nós pensamos revelará a altura deste rio em nosso interior.
Quando cremos recebemos a mente de Jesus, mas a nossa mente carnal é muito grande, a altura da mente de Cristo em relação a nossa na primeira medida do rio de água viva dá em nossos tornozelos, assim somos aqueles crentes que se movem ainda segundo seus próprios pensamentos e conclusões,a carne está muito livre ainda em relação ao rio e quando olhamos para Jesus vemos quanta diferença ainda há entre ele e nós, somos bravos, ele é manso, temos algum orgulho, ele é humilde, mas precisamos chegar a medida da estatura de Cristo, o rio precisa crescer, e nesta medida percebemos a necessidade de ganharmos mais da sua mente, logo vem mais uma comparação, pois medir é comparar uma coisa com a outra, assim teremos água nos joelhos, depois nos lombos e por fim?

UM RIO PELO QUAL NÃO SE PODIA PASSAR 

Significa que este rio agora nos move, nos carrega, nossa carne perdeu a força, temos nas Escrituras esta realidade:

"Movido pelo Espírito Santo foi ao templo." At 2:27.

Esta palavra se refere a Simeão, um homem cheio do Espírito Santo, o rio o moveu, sua carne,sua mente natural, não apresentava resistência, por isto está dito que foi movido pelo Espírito ! Será que nas igrejas de hoje este rio de água viva está pelo menos nos tornozelos? Não há maior glória do que ser movido pelo Espírito, chegando à  medida da estatura da plenitude de Cristo.Tudo na igreja deverá ter como finalidade isto, medir-nos, comparar-nos com Cristo e fazer subir o rio até nos mover, assim nossas águas(mente) serão movidas nas águas vivas que é a mente de Cristo ! Aleluia ! Seremos um com ele !