sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

SEDE SÓBRIOS E VIGILANTES !


Ultrapassar a doutrina de Cristo é um pecado que cometemos se não dependermos totalmente do Espírito Santo quando ensinamos, o sutil inimigo de Deus facilmente sugestiona nossa mente, estabelece os seus sofismas, as sua fortalezas em nossos pensamentos, então ficamos seguros que sabemos e podemos ensinar, mas a gravidade de ensinar foi alertada pelo apóstolo João em 2 João 9: "Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo, e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho".Pelo apóstolo Tiago 3: 1 : "Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo".
Ultrapassar a doutrina de Cristo é colocar a nossa mente, a nossa palavra à frente da palavra de Cristo, isto tem trazido a divisão e a contenda através dos séculos, o Espírito Santo é a única mente suficiente para interpretar, ensinar e revelar as coisas do Espírito de Deus( 1 Co 2:11), para dependermos dele precisamos renunciar a nós mesmos(Mt 16: 24),a nossa própria vida(mente), senão tomaremos a frente,os caminhos dos pensamentos humanos são infinitos,e o resultado é divisão sobre divisão, doutrinas sobre doutrinas, descrito assim por Isaías 28:10: " Porque é preceito sobre preceito,preceito e mais preceito;regra sobre regra; regra e mais regra, um pouco aqui e um pouco ali".
O nosso testemunho é resultado daquilo que aprendemos, não podemos pensar, falar e agir fora daquilo que aprendemos, a primeira coisa a perguntarmos a respeito das coisas espirituais é de quem aprendemos, isto determinará nossas vestes(comportamento), nassas palavras, nossos sentimentos, Paulo assinala: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens não seria servo de Cristo.Faço-vos porém saber irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante a REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO." Gálatas 1: 10,11,12.
A missão do Espírito Santo:
-"Vos ensinará todas as coisas" João 14:26.
-"Guiará a toda verdade, dirá tudo que tiver ouvido, anunciará as coisas que hão de vir." João 16: 13.
-"Glorificará Cristo e receberá tudo que é dele" João 16:14.
"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução(prostituição), mas enchei-vos do Espírito"(Efésios 5: 18).Este vinho que aqui embriaga é a doutrina que embriaga a igreja corrompida(pois todas as nações tem bebido do vinho do furor da sua prostituição"-Ap 18: 3 a), quando ensinamos algo que ultrapassa a doutrina de Cristo, estamos dissolvendo, corrompendo, prostituindo o evangelho, por isto é grave ensinar, deveríamos encher as pessoas apenas com a Palavra de Deus, mas quando estamos cheios de doutrinas humanas(bêbados) até nos voltamos contra os que trazem só a Palavra do Senhor.
O verdadeiro evangelho não agrada aos homens, não busca o favor dos homens, mas quem é convencido pelo Espírito Santo, reconhecerá o seu pecado e encontrará a salvação na companhia daquele que está conosco até a consumação dos séculos:o Espírito Santo.
O aviso: " Sede sóbrios e vigilantes! ( 1 Pe 5:8).Ser sóbrio é guardar-se da doutrina humana(só os homens podem falar o que Cristo não falou), do vinho oferecido ás nações(não nações políticas,mas igrejas-Ap 18:3), porque os bêbados não podem vigiar!
Sede sóbrios e vigilantes!