sábado, 3 de setembro de 2016

AS SODOMAS DE NOSSOS DIAS

 A REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS

Se fôssemos meditar no significado espiritual de Sodoma poderemos ir ao livro de Gênesis, e ali achamos muito sobre Sodoma e sua destruição, nas Escrituras temos dois livros diferentes de todos os outros, temos Gênesis  onde um princípio espiritual é revelado, como uma semente, isto percorre todas as Escrituras e finalmente vai ser colhido em Apocalipse, ali está o resultado do que foi iniciado ou revelado em Gênesis. Só o Espírito Santo poderia tê-los inspirados, nada , nenhum nome, nenhum fato, nenhuma nota é desperdiçada ou sem sentido.

Se chegarmos perto de um crente e lhe falarmos sobre Sodoma, ele pode imediatamente pensar: Sodoma, uma cidade do tempo de Abraão e de Ló, que por causa do pecado foi destruída ! Sim, mas em nossos dias vivemos dias de Abraão, de Ló e de Sodoma, vamos meditar neste versículo, que está bem no meio do livro de Apocalipse:

"e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado" Ap 11:8.

Cidade, no sentido espiritual, é formada por pessoas, vejam:

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edifica a sua CASA sobre a rocha." Mt 7:24.

Uma alma, é uma casa, o edifício espiritual, é mente, alma, espírito, edificado com palavras, para a ruína ou para salvação. A Nova Jerusalém, é chamada a santa cidade, o que ela é ? É a esposa do Cordeiro(Ap 21:9,10), ela é formada pelo conjunto de crentes que foram transformados pela prática da palavra de Jesus, que foram edificados por meio da palavra dele, então podemos concluir com dedução lógica que Sodoma é o conjunto de casas formadas por almas pecaminosas, pessoas cujos pensamentos não creem e não contam com Deus.

No versículo 8 do capítulo 18 de apocalipse está escrito como Deus chama e vê a cidade de Jerusalém nos dias de hoje e no final dos tempos,por que sabemos que fala de Jerusalém ? pois é a cidade onde o Senhor foi crucificado, onde Jesus foi morto ! fica claro que não adianta os homens fazerem uma obra e colocarem um nome bonito e parecer espiritual, tem que ser é diante de Deus, e Deus é que pode denominar e revelar a natureza das coisas, vejam só:
-As casas são as pessoas, Jerusalém significa cidade de paz, quando Deus olha o coração das pessoas só a há o nome exterior que nós conhecemos, mas por causa da desobediência e incredulidade foi ESPIRITUALMENTE CHAMADA DE SODOMA E EGITO !
-vamos meditar apenas em " ser espiritualmente Sodoma", o Egito fica para outra oportunidade. Sodoma são almas, pensamentos, espíritos que se relacionam de maneira pecaminosa, uns com os outros de acordo com seus pareceres, suas vontades, suas emoções,independentes do Espírito de Deus.

Podemos concluir que estamos hoje rodeados de Sodomas espirituais, de Babilônias e Egitos, enquanto os santos se santificam mais ainda, os pecadores prosseguirão pecando mais ainda, todo cuidado é pouco, tudo está escrito e revelado, o que acontece com os corpos, com as atitudes físicas, são somente símbolos de uma realidade espiritual, tanto de salvação como de perdição.Vamos orar e vigiar ! Somos os Abraãos de hoje, amigos de Deus, Jesus disse sobre os homens nos últimos dias:

"O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar." Lc 17:28,29,30.

QUANDO LEVAMOS LÓ CONOSCO

TODOS OS CAMINHOS DE LÓ

Quando Deus chamou Abraão, disse a ele que saísse de sua parentela(Gn 12: 1) e assim ele iria para uma terra a qual Deus mostraria,mas a verdade é que Abraão, embora obediente a Deus, levou consigo o seu sobrinho Ló, isto tornou um problema para ele na sua viagem espiritual, precisamos aprender a obedecer a Deus na totalidade de sua Palavra, pois mesmo em pequenos deslizes, seremos afetados.

Não demorou muito para que na jornada houvesse contenda entre os pastores de Abraão e os pastores de Ló, percebeu Abraão o problema, e viu que não poderia continuar unido a Ló (Gn 13:9). Hoje, somos filhos de Abraão pela fé, e como ele,não podemos carregar conosco pessoas ou pensamentos nossos como Ló, pois dia menos dia nos causará problemas e teremos de nos livrar deles na nossa jornada espiritual.

Dando Abraão a Ló a oportunidade de escolher o seu caminho,Ló olhou para a campina do Jordão, para os lados de Sodoma(Gn 13:10), onde seus olhos viram uma região onde poderia se dar melhor, assim são os crentes Ló, embora da família da fé, andam por vista, e não ficam apercebidos,seus pensamentos vão levá-lo a separar-se de Abraão e parar em Sodoma.

Assim que Ló se afasta de Abraão(Gn 13:14), Deus vem e fala com ele novamente, mostra-lhe a terra que vai lhe dar, assim é conosco, espiritualmente, nossa parentela representa nossa mente carnal, precisamos nos livrar dela para termos comunhão com Deus e ver o que Deus está fazendo conosco.Esta é a razão de Jesus ter revelado o seguinte:

"Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa" Mt 10:36.

A casa é nossa alma, e os inimigos representados pelos de nossa família são os nossos pensamentos carnais, os quais  tornam-se um obstáculo na nossa jornada de fé,esta é a razão de Deus ter dito a Abraão que saísse de sua parentela, isto é , livrar-se de sua mente carnal.

Da separação de Abraão para morar em Sodoma e enriquecer-se foi um passo, Ló, cegado pelos olhos da carne e falta de comunhão com Deus, fora parar num lugar sem bênção e instável, o mundo do pecado é assim, quando pensam que estão bem, que enriqueceram , cheios de conforto e esperança vem a desgraça e a dificuldade, Sodoma  foi atacada por reinos da vizinhança, Ló caiu em mãos de inimigos:

"Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abraão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram." Gn 14:12.

Quem mora no mundo do pecado estará sempre sujeito ao seu sistema maligno, o mundo é sem misericórdia e amor, isto só existe para quem mora em Jesus Cristo, Ló estava como muitos crentes hoje, presos no mundo e necessitados de alguém que os libertasse de lá.Mas Ló não sairia dali facilmente, mesmo tendo Abraão lhe socorrido, levado seus homens, lutado e libertado Ló das mãos dos inimigos e todos os seus bens(Gn 14:14,15,16), sabemos que continuou em Sodoma. O mundo é traiçoeiro e atrativo aparentemente, nunca pense que é fácil sair dele, isto exige fé e determinação.

O crente em comunhão com Deus é algo maravilhoso, Deus revelou a Abraão que iria destruir Sodoma, em sua oração, Abraão rogou por Ló, e Deus enviou seus anjos para tirá-los de lá.Notemos que Ló foi sempre um problema para Abraão, mas mostra também a misericórdia de Deus em tratar conosco e com Ló, são lições preciosas. A família de Ló resistia em sair(Gn 19), sobretudo a mulher, sim, ela representa a carne que ama o mundo, por fim ele saiu, mas seu coração continuou em Sodoma, tanto que  no caminho, desobediente a ordem de Deus, olhou para trás(Gn 19:26) e converteu-se numa estátua de sal.

Quando os crentes olham para o mundo, o que deveria ser o sal da terra, perde o sabor, torna-se uma estátua, um ídolo mudo e sem  a vida  de Deus, vamos aprender a orar e vigiar para que não haja em nós os caminhos de Ló, pois Jesus alertou:

"Lembrai-vos da mulher de Ló." Lc 17:32