quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A OBRA DE DEUS E A OBRA DOS HOMENS



"Dirigiram-se, pois, a ele,perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A OBRA DE DEUS É ESTA:QUE CREIAS NAQUELE QUE POR ELE FOI ENVIADO." (Jo 6.28,29) .
Quando vem em nossa mente a palavra obra, lembramos de orçamentos, materiais, recursos financeiros, plantas ,trabalhadores, o local em que a obra será realizada e quem no final deve supervisioná-la e aprová-la para a finalidade que foi planejada.Quanto a obra de Deus, qual material ? Que trabalhadores ? Quais recursos? Em que lugar?
Chegamos a determinado lugar e as pessoas estão cantando, há instrumentos variados, tudo muito bem ensaiado e preparado, ouvimos um trecho das escrituras, pregações e palavras de ordem, as vezes há um banquete bem preparado e há até mesmo aqueles que entusiasmados proclamam: eis a obra de Deus !
Aquilo que o homem sem Deus pode fazer não é obra de Deus, é obra do homem. A obra de Deus só Deus pode fazê-la, o local da obra de Deus é no coração do homem com a cooperação do homem, os homens que se tornam cooperadores de Deus somente são aqueles que foram escolhidos por Ele, Jesus disse aos seus discípulos:" Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis fruto." (Jo 15.16) Ninguém pode nomear a si mesmo cooperador de Deus, cooperador significa operar ao lado de, se alguém opera e age sozinho está fazendo a obra do homem e usurpando a prerrogativa que só Jesus tem, que é de escolher seus cooperadores.
"Sem mim nada podeis fazer," diz o Senhor (Jo 15.5). Sem Ele podemos arrecadar recursos, construir prédios, ensaiar belos hinos, organizar caravanas,repetir sua Palavra e interpreta´-las como quisermos, alguns chegaram a pensar que mesmo sem Ele poderiam abrir e fechar a entrada dos céus, realmente podemos presumir muitas coisas sem ELe, inclusive de nós estarmos fazendo o que só Deus pode fazer: a sua obra.
Que homem pode levar o outro ao arrependimento, a conversão, a entrar no caminho estreito, a passar pela porta estreita, a tomar a cruz a cada dia, a negar a si mesmo, a amar seu próximo , a amar a Deus e buscar em primeiro lugar o seu Reino e sua justiça?
Que homem pode fazer alguém experimentar o paraíso, conhecer e fazer a vontade de Deus, adorá-lo em espírito e verdade, saber o que é a ressurreição e a vida, não acrescentar e nem diminuir a sua Palavra,sendo fiel e verdadeiro, sem interesse próprio?
"Mas eu vos digo a verdade:convém-vos que eu vá,porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado,da justiça e do juízo." ( Jo 16.7,8).
O Espírito veio para convencer, aí haverá arrependimento, conversão, manifestação da obra que é somente pela fé; crer é ser convencido pelo Espírito de que eu sou pecador , preciso de salvação,meu coração será mudado e o amor de Deus por meio do Espírito de Jesus Cristo varrerá de mim toda imundície da incredulidade, tanto quanto da existência como da presença e obra de Deus.
Quantos terão coragem de desistir de suas próprias obras e se conformar com o que Deus faz por meio de Jesus? A simplicidade e pureza devidas a Cristo(2 Co 11.3), nunca serão motivo de satisfação dos que ao invés de obedecer e agradar a Deus, fazem a própria vontade e fazem sua própria obra e agradando a si mesmo colocam na entrada:Em Nome de Jesus.
A obra de Deus será revelada, os filhos de Deus serão manifestados, então os que amaram, os que deram a outra face, os que oraram pelos seus caluniadores, os que fizerem bem aos maus, os que sofreram afronta e não revidaram, os que de graça receberam e de graça repartiram, os que foram separados por causa do nome de Jesus, os que foram excluídos, ignorados e odiados do mundo, os que tomando a cruz a cada dia perseveraram,eis a obra de Deus se revelando naqueles que foram conformados à imagem de Cristo !
Eis a obra de Deus !