domingo, 21 de agosto de 2016

A NOSSA ALMA COMO UM COPO OU PRATO

O QUE HÁ EM NOSSAS ALMAS ?

As vasilhas, ou utensílios domésticos, são símbolos de nossas almas, quando ouvimos Jesus, percebemos que com  nossos pensamentos elaboramos o que nós mesmos desfrutamos como comida e servimos os outros, Paulo chega a dizer que nossa palavra seja temperada, para que isto? Se formos salgados demais, as pessoas não quererão nos ouvir, se formos dispersos e falarmos coisas sem significado ou valor, as pessoas não se interessarão, o  que Jesus ensinou faz de nós pessoas sábias, e o que falamos, torna-se alimento e fortalece os que nos ouvem, tanto na vida espiritual, como no que diz respeito a este mundo hostil e seco.Jesus revelou o que acontece dentro de nós quando pensamos e agimos, assim:

"Vós,fariseus, limpais o exterior do COPO  e do PRATO; mas vosso interior está cheio de rapina e perversidade.Insensatos! Quem fez o exterior não é o mesmo que fez o interior? Antes, dai esmolas do que tiverdes, e tudo vos será limpo." Lucas 11:39,40,41.

A nossa alma como um prato pode estar cheia de pensamentos de esperteza que engana o próximo nos negócios, o homem raramente pensa em dividir, seu pensamento é de ajuntar, enriquecer e sobrepujar os seus semelhantes, ter uma aparência de sabedoria, riqueza e poder, mesmo que lhe custe maldade e exploração do trabalho dos outros, como mudar esta aparência falsa de limpeza exterior?

Dar esmolas é um eufemismo que Jesus usa para que tenhamos disposição de dividir com nossos irmãos o que ganhamos, para que não haja necessitados entre os crentes, é necessário que em nossa vasilha, nosso copo, nossa alma, aja estes pensamentos de fraternidade, notemos que não é uma legalidade, mas um sentimento que brota do interior limpo de avareza e insensatez, sensíveis com  a necessidade de nossos irmãos.

Quando aprendemos com Jesus,  o nosso CÁLICE transborda(Sl 23:5), a nossa alma enche-se do Espírito de tal forma que temos para nós e podemos servir os outros, compartilhamos e levamos aos outros as riquezas de Deus, pois nos tornamos como vasilhas limpas e prontas para serem usadas por Deus, nossos pensamentos transbordam de amor, vida e paz. Que maravilha !Além disto, a igreja se torna uma irmandade que compartilha todas as coisas, se alguém tem necessidade, quem tem mais, ajuda o outro, assim entre nós não haverá fariseus, com apenas aparência exterior de bondade e amor,os fariseus sempre ajuntam e exploram para si, igreja rica é aquela que amorosamente divide quando há necessidade.Nossa vasilha será limpa e Deus se move em nós !


COMO RECEBER O REINO DE DEUS ?

A MANEIRA DE ENTRAR NO REINO 

Quando examinamos as Escrituras, encontramos afirmações que nos fazer pensar sobre o que os homens, através dos séculos, inventaram e transformaram a igreja de Cristo em algo grande e complicado, com organizações e necessidades várias, com hierarquias e títulos, com teologias complicadas, seminários que podem exigir anos de estudo, todas as maneiras humanas de servir e adorar a Deus, mas o que afirmou Jesus?  Vejamos:

"Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele." Lc 18:17.

"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.Portanto aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus." Mt 18:3,4.

Dois pontos a considerar:
-A criança é um símbolo de alguém pequeno, humilde na carne, que não se firma no seu entendimento e sabedoria e por isto dependendo de Deus, tem comunhão com Ele e aprende a viver e ser guiado por Ele, conhece a verdade e sente o amor do Pai, está no reino de Deus, não tem nenhum recurso em si mesmo. 
-Os grandes diante de Deus que precisam se converter para entrar, são os sábios e entendidos segundo si mesmos, não há espaço no coração deles para o reino de Deus, porque não pode recebê-lo, sua sabedoria própria, seu entendimento e inteligência ocupam de tal forma a sua alma que torna-se uma barreira intransponível e nunca podem aprender as coisas divinas.

Logo, qual a maneira de entrar no reino? A fé que nos leva a humilhação e reconhecimento de que sem  Deus não podemos prosseguir, o arrependimento é o primeiro passo, é uma mudança radical em nossas atitudes de força, poder e sabedoria de nossa carne, de nossa alma soberba,independente, firmada num ego agigantado pela ciência própria, faz-nos grandes, no dia em que consideramos a Deus, e estamos diante dele, percebemos sua grandeza e nossa pequenez e finitude, somos rapidamente despidos de vestes de orgulho e autosuficiência. Assim nossa vida espiritual se desenvolve em dois polos:

-O velho homem grande e soberbo vai diminuindo a cada dia que tomamos a cruz e negamos nós mesmos, a cruz nos humilha,até nos tornarmos como uma criança, simples, leve, sem malícia e muitas necessidades, estes aceitam serem guiados e ensinados pelo Pai,que é Deus.
-O novo homem, a nossa nova vida com Deus, por meio de Jesus Cristo agora cresce de maneira vigorosa, podemos sentir o poder e a força do Espírito Santo, já que a força e poder do velho homem foram tiradas, aceitamos o que o Pai diz com docilidade, somos como ovelhas que ouvem sua voz e o seguem com prazer.

Qual cuidado nós os que cremos devemos ter? Ouvindo a voz de nosso Pastor, nos desviarmos destes grandes e orgulhosos líderes que se colocam como os primeiros e mais sábios, e na verdade não estão no reino de Deus , nem são guiados por Deus, são guiados por interesses terrenos e particulares, vamos como crianças ouvirmos maravilhados apenas a voz de nosso Pai, porque:

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Rm 8:14.

"