terça-feira, 9 de agosto de 2016

UMA LOUCURA QUE POUCOS PERCEBEM

E SE NESTA NOITE PEDIREM A TUA ALMA ?

Jesus contou-nos uma parábola, sobre um homem rico cujo campo produziu com abundância, e era tanta a colheita que resolveu reconstruir os celeiros para guardá-los, e concluiu em sua alma: tens em depósitos muitos bens para muitos anos; descansa,come,bebe e regala-te.Mas Deus lhe disse: LOUCO, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.(Lucas 12:16 ao 21).
Vivemos dias de extrema avareza, e somos tentados a pensar que quanto mais dinheiro ganharmos mais felizes seremos, mais poderemos descansar e ter um futuro promissor, esquecemos do conselho de Jesus em Mateus 6;19,20:

"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem corrói, e onde os ladrões não escavam, nem roubam; porque onde está o teu tesouro, está o teu coração." 

A conclusão de Jesus fulmina qualquer avareza, a ansiedade e a luta dos homens hoje é para acumular riquezas, isto ocupa a mente de tal maneira que as pessoas não percebem a finitude da carne,Deus viu no homem da parábola a loucura que o mundo elogia, não são os sábios e entendidos nas coisas da terra que enriquecem e são grandes aos olhos dos homens? Pois num momento em que não esperam entram na eternidade como miseráveis, isto mesmo, a alma entra na eternidade sem nada  da vida de Deus, os tesouros dos céus são a vida divina, onde o amor e a  alegria reinam , onde a paz e lei do espírito de vida que está em Cristo Jesus enche toda alma, o nosso coração deve ser cheio com a vontade de conhecer o Senhor, Deus veio em Cristo e está conosco para nos enriquecer em mansidão e paciência, é maravilho ajuntar tesouros nos céus !

Nas palavras de Jesus muitas vezes os que são vencedores para os homens, os que estão enriquecidos de tesouros da terra, são os miseráveis e derrotados diante de Deus, que tragédia esta palavra para o homem da parábola que pensou que ia desfrutar de suas riquezas por muitos anos! mas a voz veio: Esta noite pedirão a tua alma ! vivamos de modo sóbrio , podemos até ter bens terrenos, mas conservemos como nosso tesouro o conhecimento e o amor de Deus, pois se hoje partirmos para a eternidade, já desfrutamos aqui os tesouros do amor, da paz e da alegria do reino de Deus, convém vigiarmos e orarmos ! Assim seremos ricos para com Deus !


DO DESCANSO AO ANDARMOS COM DEUS

QUANDO O JUGO É SUAVE 

Vivemos uma era de dureza,se saímos à rua, corremos o risco de sermos assaltados, se casamos, o casamento pode se tornar um fardo pesado, se temos filhos, há o risco dos descaminhos, das decepções, nossa convivência é difícil, esbarramos uns nos outros e não nos conhecemos, há uma desconfiança generalizada, fomos criados para estarmos uns com os outros, amarmos e sermos amparados uns pelos outros, mas o que percebemos é uma existência estressante, perigosa,onde há desconfianças por todos os lados, mas há uma mudança tremenda na nossa pessoa, quando ouvimos esta voz:

" Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.Porque meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." Mateus 11:29.

Qual era o jugo de Jesus que devo tomar? Jugo é como uma canga que nos prende a outra pessoa, o jugo de Jesus era andar com Deus, é esta companhia que os homens perdem quando pecam, estar sem Deus é estar inseguro, sem direção, perdido, a vida não faz sentido, alguns substituem esta falta por um objetivo qualquer, se tiverem tal profissão serão felizes, se tiverem muito dinheiro serão seguros e felizes, outros buscam o conhecimento, a ciência, mas algo está faltando, a insatisfação é patente, a alma permanece seca como um deserto, os sentimentos estão  tumultuados como numa atmosfera tempestuosa, os colegas de trabalho são como inimigos, os parentes são difíceis de suportar, o marido e a mulher desconfiam um do outro, e alma está sobrecarregada, o trabalho e os negócios se tornaram um fardo pesado.Mas veio uma pessoa e nos disse: Tomai sobre vós o meu jugo !  

O resultado de andar com Deus:

-Tornamo-nos mansos e humildes: A mansidão descansa, a ira, a raiva move nossa alma com violência, machucamos a nós mesmos e  os outros, a humildade dá uma sensação de sossego e paz, não sentimos nem piores e nem melhores do que ninguém, a presença de Deus por meio de Jesus Cristo, faz-nos importar somente em agradá-lo, se estamos bem com Ele , todas as outras coisas estão bem, Nele está toda ciência e sabedoria verdadeira.
-Achamos descanso para as nossas almas: Podemos viajar e conhecer todos os lugares da terra, podemos não precisar nem mesmo de lavar um copo, mas se Deus não for com a nossa alma, estaremos cansados e ansiosos, se não há segurança, nossa mente sempre  estará trabalhando na defensiva, os filhos nos aborrecem, a esposa está irritada, os muros da casa não são suficientes para cercar os ladrões, na empresa posso estar sendo roubado, há um turbilhão de demandas, fora possíveis enfermidades e fatalidades, como descansar? A companhia de Deus, mostrando, guiando, ensinando, amando e capacitando faz descansar !
-Meu jugo é suave, meu fardo é leve: O que falta nas relações entre os homens ? Suavidade ! É doce estar com Deus, é tranquilo, é paz e amor sem limite, amar não é pesado, pesado é o ódio e a diferença, o fardo é leve, carregamos algo que nos leva para cima, por isto está escrito: "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam  no Senhor renovarão as suas forças, sobe com asas como águia, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40:29,30,31.

Quem ouvir, e pela fé tomar este jugo irá experimentar a realidade destas palavras, Deus é uma força infinita, vamos nos livrar do fardo de uma mente carnal limitada e cansada, ouvindo o Senhor Jesus !