domingo, 4 de setembro de 2016

NOSSAS DÍVIDAS E OS TESOUROS DE CRISTO

AS CONTAS DA SALVAÇÃO

A obra de Cristo na cruz é descrita assim, no que diz respeito a nossa salvação:

"Vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós."  Cl 2: 13b,14a.

Os nossos pecados, a nossa desobediência é como uma dívida, é cumulativa,quanto mais peco mais devo, só que no caso espiritual, cada desobediência é como um ato legal que dá direito a Satanás sobre minha alma, corpo e espírito, é como se houvesse um balanço financeiro, o ativo é a obediência a Deus, o passivo é a desobediência. A consciência dos pecadores, mesma afetada, de vez em quando faz um balanço entre e erros e acertos, e muitos procuram praticar coisas boas para aumentar o seus ativos,e aliviar a consciência.A verdade é que tudo isto no fim é ilusão, só uma pessoa tornou-se rica em obediência o suficiente, e que tem ativos suficientes para resgatar-nos do adversário e trazer-nos com créditos diante de Deus.

Um pecador é como uma pessoa que tem uma dívida imensa, e alguém muito rico, usa o seu dinheiro para pagar a dívida toda e libertá-lo legalmente do diabo, que havia se apossado dele por causa da desobediência, Jesus fala nestes termos assim:

"Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E então lhe saqueará a casa." Mt 12:29.

A casa do valente é o homem pecador, o valente é o diabo que tem direito sobre os bens da casa, como alma e espírito, Jesus amarrou Satanás na cruz, como ? Como homem obediente a Deus em toda sua totalidade, tem dinheiro suficiente para amarrá-lo, poder,a sua carne foi crucificada,o inimigo perdeu o terreno, esta é forma de satanás ser roubado nos seus bens, o que então amarra Satanás em relação a nós é termos comunhão na obediência de Cristo,e obedecendo ao tomar a cruz e negar a nós mesmos.

Agora que já vimos o fato espiritual da cruz, vamos ver a maneira prática de participarmos das riquezas de Cristo:

"Para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda RIQUEZA da forte  convicção do ENTENDIMENTO  para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os TESOUROS da SABEDORIA E DO CONHECIMENTO estão ocultos." Cl 2:2,3.

O pecado tira o entendimento,tira a capacidade de perceber as coisas de Deus,torna-se uma dívida, a compreenssão, a fé, a obediência são créditos por meio de Cristo, a marca diabólica é  a ignorância, as pessoas não amam por que não o sabem, vamos ver que a riqueza espiritual é o entendimento, os tesouros, o dinheiro de Cristo é a sabedoria e o conhecimento. O nosso resgate ,a nossa salvação é algo que brilha em nosso coração, isto liberta completamente porque nos faz sábios e entendidos sobre o reino de Deus, mas para enriquecermos espiritualmente precisamos entrar na comunhão plena com Cristo, onde estão todos os tesouros escondidos, está oculto, só fé e obediência nos faz entrar neste mistério. 

Quando Jesus termina de contar as parábolas em Mateus 13, o que ele pergunta:

"Entendestes todas estas coisas ? Responderam-lhe :Sim ! " Mt 13:51 

Agora Jesus compara a sabedoria e inteligência espiritual a lago colocado num depósito, e compara  o que tem o tesouro depositado a um escriba, que sabe explicar as coisas da nova aliança e também da velha aliança, veja:

"Por isso,todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas." Mt 13:52.

O versado, o sábio sobre o reino do céu deixou de ser um pobre pecador e pode chegar  a ser um escriba, um pai de família capaz de explicar muitas coisas, pois tem os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

A FONTE DE JACÓ E O MANANCIAL DE ÁGUAS VIVAS

BEBENDO DE JESUS CRISTO 

O POÇO DE JACÓ 

 A mulher samaritana veio buscar água na fonte  de Jacó(Jo 4:7).Jacó significa suplantador, esperto,todos os recursos do homem sem Deus, esta é a fonte das pessoas do mundo, a sabedoria, as riquezas, o que nós encontramos para matar a sede num mundo sem Deus, mas neste dia ela encontrou outra fonte, e nunca mais sua vida seria a mesma. Apesar de Deus ter amado o mundo e lhe dar esta nova fonte, vejam o que está escrito em Jeremias 2:13:

"Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas , cisternas rotas, que não retêm as águas." 

Muitas igrejas se movem cavando cisternas rotas, ainda estão no poço de Jacó, ao invés de perceberem a presença de Jesus como o manancial de águas vivas,estão usando recursos do mundo, buscando poderes no mundo,como se Deus fosse um necessitado e dependesse dos favores dos homens,como a mulher samaritana ainda não reconhecem o Senhor:

"Se conheceras o dom de Deus e quem é o que pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." Jo 4:10.

O MANANCIAL DE ÁGUAS VIVAS

Se não conhecermos o dom de Deus, prosseguiremos numa labuta  cansativa em busca de água, é uma fonte exterior, tudo no mundo é exterior, mas a necessidade nunca é satisfeita, tem que se voltar a fonte, mas quando descobrimos Cristo como nossa fonte, nossa sede é satisfeita plenamente e a razão é esta:

"Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário , a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." 

Jesus revelou algo surpreendente: uma fonte que jorraria para a vida eterna dentro de nós ! O mundo busca e trabalha somente pelas coisas exteriores , a satisfação e a felicidade é algo dentro de nós, e só podemos ser satisfeitos bebendo de Deus pela fé, de tal forma que o espírito eterno, a mente de Deus, a água viva flua dentro de nós ! Esta verdade é maravilhosa e cheia de realidade, porque transcende o nosso espírito, é algo vivo, água que se move, em oposição a poço, cisternas e água parada, toda pessoa sem Deus é um poço, uma cisterna rota, uma vasilha com água parada.

Quando conhecemos o dom de Deus nós descansamos, há uma fonte a refrigerar o nosso interior, nossa comunhão com o Espírito Santo faz nossa alma serena e tranquila.Agora há um rio de água viva jorrando em nosso interior !