sexta-feira, 4 de março de 2016

DOMÍNIO PRÓPRIO: A VITÓRIA CONTRA O PECADO

APRENDENDO A MANSIDÃO DE CRISTO

Se vivermos em pecado, estaremos na linha de Caim, saímos de diante da face do Senhor e vamos fazer as coisas de nossa própria maneira,eis ai o mundo sem Deus, violento e sem domínio, Jesus veio para salvar-nos desta natureza irada, e aprendermos com Ele a mansidão e a humildade, por isto Deus disse a Caim:

“Então lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante ? Se procederes bem, não é certo que serás aceito ? Se todavia procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” Gênesis 4:6,7.

O pecado entrou em nós, por isto há uma energia que empurra-nos para a ira, a raiva desenfreada que muda o nosso procedimento, a raiva é cotidiana, manifestando-se na impaciência de uma fila, contra alguém que não nos deu atenção, com o vizinho barulhento, o filho rebelde, dela nasce a violência, e até mesmo o homicídio. Logo, o que as Escrituras chama carne, nada mais é que a natureza diabólica, infiltrada pela desobediência em nossas almas.Deus disse a Caim que cumpria a ele dominar-se, assim teria um procedimento aceitável. Mas, sabemos, por experiência , sermos sozinhos, incapazes de ter domínio próprio, pois isto é parte do fruto do Espírito Santo, que vive em nós desde nossa conversão. 

O que tem arrasado os homens em todas as eras ? Sua natureza irada e belicosa, a vida da carne torna-se uma guerra, não há paz, nora contra sogra, sogra contra nora, esposo e esposa em amores, repentinamente inimigos mortais, chegamos ao ponto de não tolerarmos nada, gritamos com quem erra no trânsito, ameaçamos os que contrariam as nossas opiniões, estamos sempre alertas, não podemos descansar, pois estamos em guerra contra o nosso semelhante, justamente a quem devíamos amar.
Sou maravilhado pela graça de Deus! O domínio próprio(Gl 5:23) é a manifestação da natureza divina em nós, não precisamos mais ser um Caim irado, semblante descaído pelo mundo afora, se examinarmos o procedimento de nosso Mestre Jesus, percebemos que em nenhum momento perdeu o domínio da situação, e mesmo quando manifestava sua indignação, era por meio da força do Espírito Santo que promove a justiça.
O pecado estabeleceu nos corações o desequilíbrio das emoções, são forças que o homem não pode por si mesmo controlar, a maneira de aprender a mansidão com Cristo é obedecê-lo, aplicando a cruz em nossa ira e descontentamento, nosso velho homem vai embora na morte do Cordeiro, assim poderemos suportar afrontas, sofrer injustiças , compreender o nosso próximo e amá-lo, pois o castigo que nos traz a paz esteve sobre Ele.

“E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo de vossos pés a satanás” (Rm 16:20).

Nossos pés espirituais, o mover de nossos pensamentos estarão sob controle, satanás esmagado significa sem força para agir em nós, que benção é termos domínio próprio, nada pode nos arrastar mais para o terreno das trevas e ignorância, permanecemos serenos e tranquilos, o Senhor é nosso Pastor e nada nos faltará, nem mesmo domínio próprio, então seremos uma bênção onde nós chegarmos. Que o Deus de paz nós temos ! Que Deus de paz !