domingo, 15 de outubro de 2017

A RAÇA DA SERPENTE E O ARREPENDIMENTO

UM NOVO COMEÇO QUE SALVA 

Quando fariseus e saduceus foram a João para serem batizados nas águas, estando João cheio do Espírito Santo, o qual vê o coração do homem, exortou-lhes de maneira a revelar a realidade do batismo:

"Vendo ele,porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo,disse-lhes: RAÇA DE VÍBORAS, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi pois frutos dignos de arrependimento." Mt 3:7,8.

Quando meditamos nestas palavras, compreendemos que ao Deus olhar para os pecadores, ele os vê como serpentes, a raça de víboras, o veneno da desobediência e incredulidade produziu frutos maus, isto é, pensamentos e atitudes más, a necessidade do homem é arrepender-se, é mudar os seus pensamentos e atitudes em relação a Deus e o seu próximo. Sem os frutos de arrependimento,  o fato deles passarem pela ato mecânico de entrar e sair das águas, não iria produzir nada além de engano, pois isto não os capacitaria a escapar do julgamento de Deus, chamado de ira vindoura. O processo do arrependimento está descrito assim:

"Todo vale será aterrado, e nivelado todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos , aplanados; e toda a carne verá a salvação de Deus." Lc 3:5,6.

Nas Escrituras,a terra simboliza os pensamentos humanos, assim temos uma mudança tremenda na alma ,provocada pela fé e o consequente arrependimento, pois o vale são pensamentos muito baixos, os que provocam a tristeza e a depressão, serão aterrados, preenchidos com pensamentos positivos e felizes, os montes e outeiros são os pensamentos altos, representam o orgulho, o egoísmo e a elevação de si mesmo, estes serão nivelados, serão como que cortados e rebaixados,nos tornamos humildes e mansos, assim, não haverá caminhos tortuosos, pensamentos enganosos e errados, pois não haverá nem descidas e subidas, tudo será aplainado, revelando uma alma tranquila e sossegada na paz do Senhor, isto sim é o batismo e a salvação de Deus que toda carne verá ! O Espírito Santo por meio de João Batista nos revelou que esta é maneira única de nos salvarmos da natureza da serpente, de deixarmos de ser descendentes da serpente, uma raça de víboras !E sermos eternamente filhos do Deus vivo em Cristo Jesus !