segunda-feira, 30 de outubro de 2017

COMO APRENDEMOS AS COISAS ESPIRITUAIS ?

A  RAZÃO DE NOSSA VITÓRIA

Este é o testemunho de um crente que alcançou a sabedoria do alto:

"Oh ! Quanto amo a tua lei ! É a minha meditação todo dia." Sl 119:97

Quanto mais pensamos nas palavras de Deus, no evangelho de Jesus e a doutrina dos apóstolos, mais compreendemos o propósito e a obra espiritual executada pelo Espírito Santo em nós.

"Tu,pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que meus inimigos; pois estão sempre comigo." Sl 119:98.

O apóstolo João diz que os mandamentos do Senhor são leves, é leve amar,perdoar,suportar, e isto é sabedoria do alto, de Deus, que faz-nos vencer os nossos inimigos espirituais e carnais.

"Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra."  Sl 119:101.

Jesus diz que aquele que o ama guarda a sua palavra,guardar a palavra é tê-la em nossa mente, assim será para nós segurança e proteção contra os caminhos maus, que são os pensamentos errados de nosso coração.

"Não me apartei de teus juízos,pois tu me ensinaste.Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca." Sl 119:102,103.

Jeremias achou as palavras de Deus e as comeu, palavra é como comida e bebida, se comemos e bebemos a palavra de Deus, a nossa alma ficará satisfeita, seremos felizes, aprenderemos as coisas espirituais de uma maneira maravilhosa, assim jamais nos apartaremos do Espírito de Deus !Esta é razão de nossa vitória !

POR QUE A LEI NÃO É FEITA PARA O JUSTO ?

ILUMINANDO-NOS  SOBRE A LEI 

Grande debate há sobre se a igreja está sujeita a lei ou não, esta passagem lança luz sobre esta questão, de maneira que nos revela a finalidade da lei e seu alcance:

"Sabemos,porém, que a lei é boa, se alguém usa dela legitimamente; sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,para os devassos,para os sodomitas,para os roubadores de homens,para os mentirosos,para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,conforme o evangelho da glória de Deus bem aventurado, que me foi confiado." 1 Tm 1:8 ao 11.

Se até numa igreja há algo contrário à sã doutrina ,ela será julgada segunda a lei, mas para  quem  a lei não é feita ? Para o justo, e quem é justo?

"Porque aquele que está morto está justificado do pecado.Ora, se já morremos com Cristo,cremos que também com ele viveremos." Rm 6:7,8.

Os justos são aqueles pecadores que morreram e ressuscitaram com Cristo, que pela lei entraram na morte de Cristo, cumprindo-a em Cristo, assim:

"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado." Rm 6:9

Nosso velho homem somos nós como pecadores,esta é a salvação de Deus, e isto somente pode ser feito por meio de Jesus Cristo, nós nos unimos a Ele pela fé, assim nos tornamos justos, pois somos justificados em Cristo, morrendo com ele, os justos não estão sob a lei porque morreram e ressuscitaram com Cristo:

"Porque,se fomos plantados com ele na semelhança de sua morte, também o seremos na da sua ressurreição." Rm 6:5.

Os justos são os ressuscitados com Cristo, esta é a liberdade prometida por Jesus, pois estamos livres da lei que nos condenava e prendia, mas nosso velho homem foi morto e sepultado em Cristo, assim a lei é para os que andam segundo a carne, e produzem as suas obras, enquanto nós os justos:

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte;para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Rm 6:4.

Andamos na ressurreição de Cristo, em novidade de vida, esta é  asã doutrina de Cristo e sua obra, somente isto é novo e eterno !