quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A NOVA E ETERNA ALIANÇA NO AMOR DE DEUS

A NOSSA UNIÃO COM CRISTO

Na primeira aliança Deus desceu até o monte Sinai e deu-nos a sua lei, revelando-nos quem era e o que exigia, a lei de Deus revela quem ele é, Deus é amor, a Lei se resumiu assim: Amarás o Senhor teu Deus de todo coração e o teu próximo como a si mesmo. O amor é o único mandamento da Lei do Sinai.Jesus repetiu a Lei do Sinai assim: 

" Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.O meu mandamento é este: que ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15: 9,12.

A segunda aliança também veio noutro monte, chamado Calvário, e o amor da Lei se manifestou da seguinte forma:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna." João 3:16.

Notem que o amor de Deus enviou seu filho, o amor veio em Cristo para fazer a vontade de Deus naqueles que cressem, recebessem o que foi dado, receber o Filho é receber o amor de Deus, a natureza divina, a vida eterna, esta é a razão de todas as coisas, a vida eterna, Jesus afirmou:

" Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente." João 6:51.

Jesus é a energia eterna, vida é energia, Ele é inesgotável como a energia que sustenta todas as coisas, lembramos que todas as coisas foram criadas Nele e por causa Dele." Nele tudo subsiste" (Cl 1:17). A nova e eterna aliança foi feita nestes termos:

"E, enquanto comiam,tomou Jesus um pão e ,abençoando-o, o partiu e lhes disse: Tomai, isto é meu corpo.A seguir, tomou Jesus um cálice e , tendo dado graças, o deu  aos seus discípulos; e todos beberam dele.Então lhes disse: isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos." 

Como o pecado entrou, satanás entrou como uma palavra que comemos e contaminou o nosso coração, agora Deus nos dá uma comida que tira o pecado, a única comida que tira o pecado de nossos corações, assim colocamos em nossas almas as palavras de Jesus, sua pessoa, representado pela carne e sangue, assim a sua palavra expulsa de nós com sua morte a natureza  do inimigo, e traz-nos de maneira maravilhosa na ressurreição a vida indestrutível de Deus, a vida eterna, tudo por meio de nos encher de Cristo Jesus, que é nos encher do Espírito.

Oremos: Senhor, nós que fizemos com o Senhor esta aliança, comendo toda sua palavra, de tal maneira que permaneça em nós, concede-nos que percebamos a grandeza desta graça, a natureza da vida eterna, pois a vida eterna é o que o olho não viu, não subiu ao coração do homem, ninguém jamais ouviu, mas o Senhor preparou para aqueles que o amam e nos revelou pelo seu Espírito !

A PRESENÇA PARA ENSINAR

COMO FAZER DISCÍPULOS DE JESUS

A igreja veio a existência porque Jesus ressuscitando e sendo entronizado cumpriu a sua promessa de voltar para cada um que cresse nele, e como voltaria no Espírito Santo, estaria agora, sem os limites impostos pela carne e sangue, estar no espírito de todos, para assim guiar, ensinar e fortalecer aqueles que o serviriam pregando a verdade, o evangelho,  que é o próprio Jesus. A ordenação foi assim:

"Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinado-as a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" Mc 28:18,19,20.

Vamos examinar a ordenação e como fazer discípulos, então perceberemos  como os homens hoje saíram desta ordem, razão pela qual entraram espíritos estranhos, que tira o brilho e a capacidade da igreja de ser a luz do mundo e o sal da terra. Vejamos:

-AUTORIDADE: Este é o princípio do reino, sem autoridade os espíritos enganadores entrarão, a autoridade na igreja continua sendo de Cristo, por meio do Espírito Santo, se alguém está cheio do Espírito Santo falará na autoridade do Espírito, é Deus falando através dele, o homem não é a autoridade me si, é apenas o vaso de Deus, esta questão faz o Espírito Santo se afastar de muitas reuniões, sempre que os homens entram com sua autoridade, o Espírito se afasta, só os que morreram com Cristo e ressuscitaram com Ele(Rm 6:5) é que poderão exercer esta autoridade cooperativa. 

-FAZEI DISCÍPULOS: Jesus disse para batizar e ensinar, sobre o batismo está escrito: "Nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte." (Rm 6:3). Assim os fatos espirituais do batismo são: morte, aquele que creu morreu como pecador, depois sepultamento,"fomos pois sepultados com ele na morte pelo batismo."(rm 6:4a), assim quando somos batizados nas águas, mergulhamos na morte, e quando somos levantados das águas, fomos aos olhos de Deus ressuscitados, "certamente o seremos na semelhança de sua ressurreição"(Rm 6:5b).Assim o Espírito Santo que nos vivificou está no nosso espírito para nos ensinar, corrigir, revelar e fortalecer em todas as situações, como Jesus havia  prometido:

"Quando vier ,porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade;porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir." João 16:13.

Esta é a maneira de Deus, o Espírito Santo em nosso espírito para revelar as coisas do evangelho e da vida divina em nós, todos os que tomaram o lugar do Espírito Santo, usando as suas almas presunçosas, serão tremendamente envergonhados, que emaranhado de obra há em nossos dias, resultado de esforço humano, presunção e engano !

A PRESENÇA DO SENHOR: Quando vamos ao livro de Atos o que marca o mover da igreja é a presença do Senhor, Ele continuou como alguém que decide ( At 13:2) e escolhe pessoas no ministério, que impede(At 16:6), guia(At 16:9), expulsa espíritos impuros(At 16:18), notamos que havia uma cooperação, entre o Espírito e os discípulos.

A palavra discípulos significa aqueles que aprendem andando com, sim aprendemos as coisas do reino de Deus, do evangelho, andando com Jesus, e por estarmos com Ele, podemos compartilhar, ensinar e receber revelações, esta é a verdade : somente a nova criatura está habilitada, pela comunhão plena com o Espírito de Jesus Cristo, fazer discípulos dele, e assim prosseguir com a igreja que é o seu corpo. A palavra de Jesus é: ensinando a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado ! Não podemos diminuir nem aumentar as ordenações, porque isto seria corromper o evangelho.

DISCERNINDO FALSOS PROFETAS

FALAR SEM O ESPÍRITO SANTO 

A multidão de falso profetas que se levantam em nossos dias, exigem de nós vigilância e oração, numa dependência total do Espírito Santo,para que não sejamos enganados e tenhamos decepções espirituais.Deus deixou-nos em sua palavra revelações importantes que nos ajudam neste discernimento, vejamos:

"Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que, profetizando, exprimem, como dizes, o que lhes vem do coração.Ouvi a palavra do Senhor." Ez 13:2 

A principal característica de um falso profeta é que ele fala o que lhe vem do coração, logo, como o coração é a mente, vontade e emoção, eles falam e fazem o que pensam, o que tem vontade, planejam uma igreja, não sob a orientação do Espírito Santo, mas seguindo os seus corações, por isto há tantas doutrinas e igrejas diferentes, seus fundadores jamais foram  guiados pelo Espírito,apesar de muitos terem boas intenções, o evangelho não depende de boas intenções e vontade humana, é algo celestial e espiritual, e nestas reuniões, embora façam tudo em nome de Jesus,  na verdade o que está envolvido em tudo é apenas a vontade e os pensamentos daqueles que dirigem, e não em poucas ocasiões, com interesses e negócios estranhos às Escrituras e doutrina dos apóstolos.Mas vejamos por que é tão grave seguir os nossos pensamentos para servir a Deus:

"Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem." Mt 15:18.

"Enganoso é o coração, mais do que todas coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jr 17:9.

Depois destas palavras podemos confiar nos nossos pensamentos para falar na igreja ? compreendem agora por que o cristianismo tornou-se uma confusão de doutrinas várias e estranhas? Se cada um faz o que quer e ensina da maneira que seu coração o dirige vamos nos dividir em milhões de espíritos diferentes, numa loucura que jamais terá limites !
A tragédia é que poucos se importam em examinar as Escrituras, se não examinam um livro que está nas mãos, esperaríamos que fossem ao Espírito Santo para saberem por revelação se os caminhos tomados estão de acordo com a direção de Deus? Há uma carreira sem precedentes no espírito do erro, o coração, a mente humana é a origem de todo engano, e com os dardos inflamados do maligno, que não perde a oportunidade de fazer valer as coisas da carne, fazer crescer egos nos púlpitos, se não houver arrependimento e voltar ao amor de Jesus Cristo, teremos apenas aparência de piedade, mas o interior prosseguirá frio e velho como se nunca ouvisse sido tirado o pecado.

O que Deus diz do coração humano ? Contaminação, corrupção, desconhecimento de si mesmo.Se a luz do mundo não nos iluminar, sem Jesus Cristo brilhando no nosso coração, não sabemos  o que somos e nem a natureza da obra que fazemos, podemos presumir e pensar muito alto de nós mesmos , e diante de Deus, não passarmos de um fariseu hipócrita que torna os convertidos duas vezes mais dignos do inferno.(Mt 23:15). Este é o resultado de se servir a Deus sem a iluminação e direção do Espírito Santo, mas quantos estão dispostos a parar e percebendo os erros voltar atrás ?