quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DE BEBER O CÁLICE

PARA ENTRAR NA VIDA

A respeito de sua crucificação Jesus disse:

"Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber ? " Mt 20:22

Esta pergunta  foi feita a Tiago e João que manifestava desejo de assentar-se ao lado dele.Mas esta pergunta devemos fazer a nós mesmos que cremos e desejamos seguí-lo. Estamos dispostos a tomar o cálice ? Quantos estão tomando o cálice na mesa do Senhor sem compreender o real significado ? Quando entramos  e experimentamos o efeito desta realidade, acontece conosco o que está revelado:

"Porque estreita é a porta, e apertado , o caminho que leva a vida." Mt 7:14a.

O cálice que Jesus bebeu e que o Pai lhe deu foi a morte de cruz, e que caminho apertado é este que leva a vida? Esta vida é a vida divina, a vida eterna, a nova criatura que somos em Cristo, mas Jesus informa assim também:

"Portanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á." Mt 16:25.

Agora podemos entender que beber o cálice é tomar a cruz e negar a nós mesmos(Mt 16:24) para perdermos a vida  pecaminosa que recebemos da carne de nossos pais, viemos com uma alma sem a vida divina, éramos só filhos do homem, mas agora nascemos de novo, somos filhos de Deus em Cristo,na verdade podemos dizer que recebemos uma vida morta segundo a carne, e precisamos perder esta vida na cruz com Cristo para entrarmos na vida de Deus, como disse Jesus, o caminho é estreito, apertado porque leva à morte na cruz, morre com Cristo todo velho homem:

"Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. " Rm 6:6.

O caminho estreito que leva a vida ressuscitada com Cristo é por meio da morte da cruz que nos sepulta como pecadores, destruindo o corpo do pecado em nós, este é o significado de beber o cálice, estando nós ressuscitados com Cristo, recordamos sempre no memorial de sua morte o preço de nossa redenção, a morte do Senhor na qual entramos e saimos vivos como filhos de Deus.Assim está escrito:

"Fomos,pois, sepultados com ele na morte pelo batismo." Rm 6:4a.

E também:

"Porque ,se fomos unidos com ele na semelhança de sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição." Rm 6:5.

E mais:

"Pois  o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para  si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." 2 Co 5:14,15.

Na mesa do Senhor nós também morremos, assim bebemos o cálice que o Pai nos deu, numa grande família celestial, ressuscitada com Cristo, enquanto aguardamos a ressurreição do corpo também, então estará completo,Aleluia ! Aleluia ! Pelo cálice que o pai nos  deu !Esta é a vontade do Pai:

"Meu pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres." Mt 26:39.

O Pai nos quer como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, tomando o cálice, morrendo a morte do Senhor, para também viver por meio dele eternamente !