sábado, 3 de setembro de 2016

QUANDO LEVAMOS LÓ CONOSCO

TODOS OS CAMINHOS DE LÓ

Quando Deus chamou Abraão, disse a ele que saísse de sua parentela(Gn 12: 1) e assim ele iria para uma terra a qual Deus mostraria,mas a verdade é que Abraão, embora obediente a Deus, levou consigo o seu sobrinho Ló, isto tornou um problema para ele na sua viagem espiritual, precisamos aprender a obedecer a Deus na totalidade de sua Palavra, pois mesmo em pequenos deslizes, seremos afetados.

Não demorou muito para que na jornada houvesse contenda entre os pastores de Abraão e os pastores de Ló, percebeu Abraão o problema, e viu que não poderia continuar unido a Ló (Gn 13:9). Hoje, somos filhos de Abraão pela fé, e como ele,não podemos carregar conosco pessoas ou pensamentos nossos como Ló, pois dia menos dia nos causará problemas e teremos de nos livrar deles na nossa jornada espiritual.

Dando Abraão a Ló a oportunidade de escolher o seu caminho,Ló olhou para a campina do Jordão, para os lados de Sodoma(Gn 13:10), onde seus olhos viram uma região onde poderia se dar melhor, assim são os crentes Ló, embora da família da fé, andam por vista, e não ficam apercebidos,seus pensamentos vão levá-lo a separar-se de Abraão e parar em Sodoma.

Assim que Ló se afasta de Abraão(Gn 13:14), Deus vem e fala com ele novamente, mostra-lhe a terra que vai lhe dar, assim é conosco, espiritualmente, nossa parentela representa nossa mente carnal, precisamos nos livrar dela para termos comunhão com Deus e ver o que Deus está fazendo conosco.Esta é a razão de Jesus ter revelado o seguinte:

"Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa" Mt 10:36.

A casa é nossa alma, e os inimigos representados pelos de nossa família são os nossos pensamentos carnais, os quais  tornam-se um obstáculo na nossa jornada de fé,esta é a razão de Deus ter dito a Abraão que saísse de sua parentela, isto é , livrar-se de sua mente carnal.

Da separação de Abraão para morar em Sodoma e enriquecer-se foi um passo, Ló, cegado pelos olhos da carne e falta de comunhão com Deus, fora parar num lugar sem bênção e instável, o mundo do pecado é assim, quando pensam que estão bem, que enriqueceram , cheios de conforto e esperança vem a desgraça e a dificuldade, Sodoma  foi atacada por reinos da vizinhança, Ló caiu em mãos de inimigos:

"Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abraão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram." Gn 14:12.

Quem mora no mundo do pecado estará sempre sujeito ao seu sistema maligno, o mundo é sem misericórdia e amor, isto só existe para quem mora em Jesus Cristo, Ló estava como muitos crentes hoje, presos no mundo e necessitados de alguém que os libertasse de lá.Mas Ló não sairia dali facilmente, mesmo tendo Abraão lhe socorrido, levado seus homens, lutado e libertado Ló das mãos dos inimigos e todos os seus bens(Gn 14:14,15,16), sabemos que continuou em Sodoma. O mundo é traiçoeiro e atrativo aparentemente, nunca pense que é fácil sair dele, isto exige fé e determinação.

O crente em comunhão com Deus é algo maravilhoso, Deus revelou a Abraão que iria destruir Sodoma, em sua oração, Abraão rogou por Ló, e Deus enviou seus anjos para tirá-los de lá.Notemos que Ló foi sempre um problema para Abraão, mas mostra também a misericórdia de Deus em tratar conosco e com Ló, são lições preciosas. A família de Ló resistia em sair(Gn 19), sobretudo a mulher, sim, ela representa a carne que ama o mundo, por fim ele saiu, mas seu coração continuou em Sodoma, tanto que  no caminho, desobediente a ordem de Deus, olhou para trás(Gn 19:26) e converteu-se numa estátua de sal.

Quando os crentes olham para o mundo, o que deveria ser o sal da terra, perde o sabor, torna-se uma estátua, um ídolo mudo e sem  a vida  de Deus, vamos aprender a orar e vigiar para que não haja em nós os caminhos de Ló, pois Jesus alertou:

"Lembrai-vos da mulher de Ló." Lc 17:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário