terça-feira, 27 de outubro de 2015

A HUMILHAÇÃO QUE É PARA EXALTAÇÃO

CONCORDANDO COM DEUS

"Humilhai-vos,portanto,sob a poderosa mão de Deus,para que ele,em tempo oportuno,vos exalte,lançando sobre Ele toda vossa ansiedade,porque Ele tem cuidado de vós." (1 Pe 5.6)

Há alguém maior que nós, que compreende e sabe mais, que está além de meus raciocínios,há alguém que é a resposta para todas as minhas questões, que é a explicação exata de tudo,que é eterno e cujo propósito nunca será impedido,cuja palavra nunca muda,que é amor e misericórdia,que é luz e cheio de conhecimento,que é mestre e quer nos ensinar e compartilhar conosco a sua própria vida: O SENHOR JESUS CRISTO.

O orgulho é a centelha do inferno que perturba os homens.Podemos enriquecer, possuir bilhões nas contas bancárias, ter os títulos e ser mestres em todas ciências dos homens, ser honrado e coroado por descobertas surpreendentes, dominar nações e mentes, mas há um veredito pairando de forma irremediável sobre as nossas cabeças: Certamente morrerás! (Gn 2.17).

A humildade é definida como a virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações.Toda ansiedade surge nos nossos corações porque julgamo-nos capazes de controlar muitas coisas.Queremos planejar o futuro, estarmos seguros em nossas decisões solitárias, e só lembramos de Deus como um servo atendendo as nossas vontades, e garantindo dias promissores em que seremos honrados e admirados por um mundo orgulhoso de sua ciência e obra.Mas tu és pó e ao pó tornarás.(Gn 3.19).

O humilde reconhecerá a Mão de Deus (Palavra). Reconhecendo a sua limitação lançará sobre Ele a sua própria existência,terá o Senhor como sua fonte e origem, terá Deus no universo de seus pensamentos, e crendo e considerando as suas Palavras, poderá descansar. Há alguém que cuida de nós, esta é a mais gloriosa das descobertas, nem toda ciência e sabedoria dos homens poderá suplantar este fato: Deus existe e nos ama.

Os homens que laboram nos seus pensamentos sem Deus estarão fadados ao fracasso, a depressão, a ira, as inimizades, as paixões carnais, os roubos, a corrupção; estarão entregues a seus ídolos (pensamentos que substituem Deus), as suas calúnias e mentiras sobre si mesmos e os outros,o ciúme e inveja corroendo qualquer resquício de amor e altruísmo.O máximo que lhe sobrará é um busto de metal na praça ou uma caixa com suas cinzas para recordação daqueles que o admiraram,ou ainda um túmulo bem feito para que lembrem do seu nome.

Jesus como Homem veio na contramão do orgulho satânico, para vencer e triunfar de modo irrefutável.Em Isaías 53 é profetizado como " raiz de uma terra seca,não tinha aparência nem formosura,olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores, e que sabe o que é padecer;e,como um de quem os homens escondem o rosto,era desprezado,e dele não fizemos caso algum." Nasceu em Belém, na menor cidade, foi criado em Nazaré, lugar desprezível,nasceu numa manjedoura e foi envolvido em panos, criado por um carpinteiro e uma mulher simples,seus irmãos não creram nele,os líderes e sacerdotes judeus o rejeitaram e condenaram,bateram lhe com uma cana, cuspiram no seu rosto, deu-lhe como coroa espinhos, e como prêmio pela sua bondade uma morte de cruz entre dois malfeitores.

Mas a vitória da humildade e obediência de Jesus tirou-nos da morte, a sua ressurreição pelo poder de Deus é ápice do evangelho ( única boa notícia). Aqueles que experimentam sua obra continuam proclamando:JESUS VIVE E FALA CONOSCO.Sua palavra a Tomé (um discípulo incrédulo) depois que ressuscitou continua ecoando:

"Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos;chega também a mão e põe-na no meu lado;não sejas incrédulo,mas crente." Jo 20:27.

Humilhados diante da obra de Deus, perceberemos a vitória de Cristo, no meio de uma religiosidade exterior e morta, que assombra os corações incrédulos e cheios de ansiedade, num mundo que diz " vai com Deus", mas rejeita conhecê-lo.

"Humilhai-vos porque Ele tem cuidado de vós." 1 Pd 5:7.

"Humilhai-vos porque ele vos exaltará em tempo oportuno" 1 Pd 5:6.

A humilhação é para exaltação, assim como é com Cristo será conosco.Morte e ressurreição.A morte o máximo da humilhação, a ressurreição como suprema exaltação !Dele está escrito:


"A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." Fp 2:8.

Jesus ensinou-nos a tomar a cruz, isto é terrível para nossa carne orgulhosa ! só vazio de nosso orgulho sujeitaremos a esta humilhação, para alcançarmos a exaltação que virá da parte de Deus !

Nenhum comentário:

Postar um comentário