quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A NOSSA CASA E OS DOIS FUNDAMENTOS

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha." (Mt 7.24,25).

Todos nós almejamos uma casa confortável e que nos proporcione prazer de estar nela, mas poucos de nós percebemos que a casa é uma ilustração da casa que realmente moramos, e não podemos nos mudar dela, porque somos nós mesmos esta casa( Hb 3.6). Residimos em nossos pensamentos, sentimentos e emoções, são eles que nos darão a sensação de alegria ou tristeza , conforto ou miséria. Se não podemos deixar esta casa, Jesus nos ensina como edificá-la, e se nós seguirmos a sua instrução o resultado será surpreendente. Ouvir a Palavra de Deus e praticá-la é o processo de construção da nossa casa espiritual, Porque ao ouvir e praticar a Palavra de Deus, o Espírito(Palavra) começa a limpar o nosso coração de maus pensamentos, maus sentimentos(Inveja, ódio, ira, malícia, orgulho, presunção) e assim seremos transformados numa nova criatura(filhos de Deus cheios de amor, alegria, paz, mansidão, humildade). A nova criatura(casa edificada sobre a rocha) é que terá estrutura para suportar as tempestades da vida e não cair. Isto é que é obra de Deus, segurança e equilíbrio em nossa alma. É uma casa bem fundamentada e edificada.

"E todo aquele que ouve estas minha palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mt 7.26,27).

Quantas vezes ouvimos que depois de passar por uma dificuldade a pessoa desaba, a sua casa espiritual fica em ruínas, o sentimento é de confusão, derrota, perda, e as emoções ficam totalmente desequilibradas, alguns choram muito, outros riem muito, mas na verdade o seu interior está em ruínas. Edificou sua casa sobre a areia. A areia representa espiritualmente as nossa próprias palavras(pensamentos), é que deixamos as palavras do Senhor e nos firmamos em nós mesmos, ou em outra pessoa, isto mais cedo ou mais tarde será revelado , pois não suportará as tempestades (dificuldades ou ataques externos de pessoas ou espíritos). Toda casa(pessoa) passará por provas(tempestades), e o que foi utilizado na edificação será exposto ,seja para demonstrar resistência ou ruína. Aparentemente as pessoas parecem estar bem, mas as tempestades é que provarão o fundamento da obra. Se é de Deus(rocha) ou se dos homens(areia).

Vamos ser construtores prudentes!

Vamos morar bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário