domingo, 24 de janeiro de 2016

NOSSO CORAÇÃO: TERRA DA LAVOURA DE DEUS

“Mas a que foi semeada em boa terra é o que houve a palavra e a compreende(coração) ; este frutifica e produz a cem , a sessenta e a trinta por um.” Mateus 13 23.
O nosso coração é onde a obra de Deus acontece, em todas as Escrituras há a linha da vida e da edificação, vamos meditar na linha da vida de Deus se desenvolvendo em nós, representada pela semente(palavra) semeada por Jesus(semeador -Mt 13:37).
A lavoura de Deus( 1 Co 3:9) se desenvolve assim em nossa terra(coração):
Antes de convertermos o nosso coração está repleto de ervas daninhas, é um terreno amaldiçoado por causa do pecado, a nossa terra(coração) só produz espinhos e abrolhos (Gn 3:18), ansiedades, preocupações,cuidados do mundo, fascinação das riquezas(Mt 13:22) sufocam a nossa alma, e temos sentimentos contraditórios,confusos e até mesmo violentos.
A nossa salvação começa com o arrependimento , o que significa mudança de atitude, de pensamento, isto é provocado por ouvir a palavra de Deus(machado ou foice – Mt 3:10 ) que como uma ferramenta começa a cortar a nossa incredulidade, causa da geração de todas os pensamentos maus que se desenvolveram em nossa terra(coração), então lembramos que para a videira verdadeira(mente de Cristo) crescer em nós, o Pai que é o agricultor(Jo 15:1) limpa a terra, e para que sejamos a boa terra(compreendamos a palavra) é preciso cortar os pensamentos (mato) semeados por Satanás.
A obra de Deus como lavoura vai se desenvolvendo assim: “ De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus dá o crescimento.” ( 1 Co 3:7). Quando estamos reunidos como a igreja do Senhor, a obra é regá-la com a Palavra(Deus é Verbo-palavra), água que dá crescimento da videira verdadeira(mente de Cristo) nos nossos corações. A lavoura de Deus é para produzir frutos para Deus(o homem plenamente amadurecido no espírito chegando a estatura de Cristo-Ef 4 :13), nunca deveria ter sido manipulada (2 Co 4:2)para produzir algo além de resultados espirituais para o Deus bendito, o proprietário da lavoura. Se a palavra é a semente, como devemos vigiar e orar sobre o que ouvimos !
A compreensão da Palavra é o nosso crescimento e amadurecimento para produzirmos frutos. “Como poderei entender se alguém não me explicar ?” ( At 8:31), esta foi a pergunta do etíope a Felipe a respeito da Palavra de Deus.Então percebemos que explicar e comentar a palavra é regar a lavoura, e se estivermos num lugar onde a palavra é torcida ou adulterada( 2 Co 4:2) o nosso coração ficará confuso( ervas daninhas não são arrancadas) e a mente de Cristo(palavra de Deus - semeada) não crescerá em nós, precisamos vigiar, orar, clamar ao dono da lavoura para que percebamos onde estamos e o que estamos ouvindo,para que o resultado seja compreensão e crescimento espiritual.
Em nós mesmos não nos importamos muito em compreender e praticar a Palavra, precisamos negar nós mesmos e desejá-la mais que todas as coisas, isto é ter sede e fome de justiça, assim seremos saciados(Mt 5:6), estaremos plenamente satisfeitos, crescidos.
“Antes, CRESCEI na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” 2 Pe 3:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário