segunda-feira, 14 de março de 2016

AS DESCULPAS DOS HOMENS E A GRANDE CEIA NO REINO DE DEUS

“Um dos que estavam a mesa com Jesus disse-lhe: Bem aventurado aquele que comer (crer)pão(a Palavra que torna-se nossa vida) no Reino de Deus(entramos pela fé em Jesus,é o lugar que devemos estar).
Ele,porém respondeu: Certo homem(Deus) deu uma grande ceia(Jesus foi dado como alimento) e convidou muitos(Deus chamou e continua clamando :Vinde a mim!).À hora da ceia(Vinda de Cristo), enviou seu servo(Jesus) para avisar(pregar o evangelho) os convidados(primeiro os judeus,depois todos):Vinde porque tudo está preparado(Jesus consumou a obra , morreu e ressuscitou e tornou-se alimento para nós).
Não obstante todos à uma começaram a desculpar-se.Disse o primeiro: Comprei um campo(possui algo do mundo em si) e preciso ir vê-lo(Ver é pensar, ocupar-se com algo que comprou do mundo); rogo-te que me tenha por desculpado.
Outro disse: Comprei cinco juntas de boi(cinco significa assumir responsabilidade, boi significa serviço, faz tudo por si mesmo, na própria força) e vou experimentá-las(experimenta viver sem Deus); rogo-te que me tenhas por desculpado.
E outro disse: casei-me e, por isso, não posso ir.(deveríamos ser a noiva, os que casaram, uniram-se ao mundo e vivem por meio dele, confessaram sua incapacidade de ir por estar unido ao espírito do mundo).”
Estas três desculpas representa a rejeição dos judeus ao evangelho, Jesus veio e eles não o receberam, então vejamos o que acontece:
“Voltando o servo ,tudo contou ao seu Senhor. Então irado, o dono da casa(Deus) disse ao seu servo(Espírito Santo): Sai depressa para as ruas e becos(corações) da cidade(somos nós) e traze para aqui (Reino de Deus ,lugar da ceia)os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos(representam nós os gentios que como pecadores éramos pobres, aleijados,cegos e coxos).Depois , lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste e ainda há lugar(as pessoas resistem ao evangelho verdadeiro e ainda há lugar).
Respondeu-lhe o Senhor: Sai pelos caminhos e atalhos (corações) e obriga ( muitos vem para o reino porque não veem outra solução,mas se pudessem escapavam)a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa(completarem o número dos salvos). Porque vos declaro que nenhum daqueles homens convidados provará a minha ceia.” (Lucas 14:15 ao 24).

Isto é um grande aviso, rejeitar o evangelho , o convite de Deus é algo grave, vamos orar e alegrarmos nesta ceia gloriosa, em que Cristo mesmo é o alimento preparado por Deus para dar vida eterna a nós ! Pra que comer outras coisas ! Não sejamos como aqueles que dão desculpas! Vamos comer e orar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário