sexta-feira, 2 de setembro de 2016

COMO COMPREENDER A NÓS MESMOS ?

ANDAI COMO FILHOS DA LUZ

A nossa vida de pecadores e a nossa vida em Cristo nos é descrita assim:

"Pois, outrora, éreis trevas, porém,agora, sois luz no Senhor;andai como filhos da luz." Ef 5:8.

ÉREIS TREVAS....

O meu coração, minha mente antes de crer era uma força desenfreada, a maior característica de uma mente pecaminosa é confiar em si mesmo, esta é uma atitude totalmente contrária ao evangelho, onde Jesus ensinou-nos a negar a nós mesmos(Mt 16:24), esta palavra lança luz sobre a origem de nossos pensamentos e sua natureza,a sabedoria própria é o princípio das trevas, desta forma achamos que estamos corretos em tudo, sabemos sobre nós, sobre os outros, sobre tudo no mundo sabemos um pouco, isto forma nossa personalidade, estas impressões fazem surgir vontades e emoções, firmados em nós mesmos, julgamos os outros, ensinamos, sofremos por causas várias e estranhas, temos auto piedade, portanto tudo isto cria uma atmosfera de trevas, e em várias ocasiões descobrimos o engano, somos surpreendidos pelos que julgávamos amigos, marido e mulher se separam, sentimentos frios agigantam-se, endurecemos, embrutecemos,nosso próximo nos aborrece, nossos vizinhos são estranhos, nossas trevas são densas, o diagnóstico de Deus é :

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá ?" Jr 17:9.

O que Deus está nos dizendo é que sem Jesus ninguém conhece a si mesmo,Ele é a luz,quando estamos nas trevas temos uma medida muito boa de nós, mas Deus diz: enganoso, corrupto e desconhecido ! Desconhecido se refere a ausência de luz para examinar nós mesmos, nosso coração é como uma casa escura, não percebemos os pensamentos que são gerados, cultivamos o mofo da mentira e fingimento, usamos a máscara da amizade, escondendo o ciúme e a inveja, estes são como aves noturnas e imundas que povoam a nossa mente, a ira está escondida num canto pronta para avançar contra os que nos aborrecem, o veneno da contenda e da raiva será revelado na menor contrariedade, mas está vida tenebrosa, enganosa e corrompida chegou a fim, passamos o mar morto do pecado, o jordão de nossa deseperança, Jesus brilhou, pra cada um que crê, esta primeira parte da história passou, vamos a segunda:

SOMOS LUZ NO SENHOR.....

A descrição de como a luz chegou é assim:

"Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo." 2 Co 4:6.

Nossa alma é como uma casa, acende-se a luz, Deus brilhou por meio de Jesus Cristo, agora posso ver o que sou, a luz revela todo meu interior, estou profundamente arrependido, contrito e abatido por ter guardado na minha casa os trapos do orgulho, da inimizade, da indiferença e da incredulidade, brilhando Deus é iniciada uma faxina geral, há muito lixo acumulado, religião vã, ensinos de homens, influências de espírito estranhos, mas agora tudo será feito novo, nunca serei a mesma criatura, Jesus vem com tudo pronto na obra da  cruz, vejo que ali na cruz todo este monte de lixo que eu era foi descartado,e agora sua morte leva para sempre para sepultura meu engano, corrupção e ignorância, desconhecimento, e ressuscitado com Ele posso declarar ao universo: Agora somos luz no Senhor !

Um Filho de Deus compreende que é e o que era, por isto está escrito assim: 

"Pois o homem espiritual julga todas as coisas." 1 Co 2:15. Julgar é ver, compreender, só isto explica o fato de Jesus ter suportado toda afronta, toda mentira contra ele, condenação injusta, palavras injustas e no fim ainda reconhecer: Pai , eles não sabem o que fazem ! É assim que age o mundo cego, em trevas tão densas que não percebem o amor de Deus ! Como precisamos desta luz chamada Jesus ! Com ele podemos ver !




Nenhum comentário:

Postar um comentário