terça-feira, 20 de setembro de 2016

LÍNGUAS ESTRANHAS, SÍLABAS ESTRANHAS OU ENGANO ?

EXAMINANDO COM CUIDADO ESTE  DOM ESPIRITUAL 

Vivemos dias difíceis e mais do que nunca precisamos desta palavra: 

Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." 2 Tm 3:16.

Isto significa que devo ajustar sempre a minha mente e por consequência meu procedimento, de acordo com o que está escrito, devo aceitar com amor a repreensão da palavra de Deus, devo ser corrigido por ela, e por fim serei educado na justiça, o resultado desta educação é minha habilitação a ser cooperador na obra de Deus.Vamos examinar se o dom de línguas estranhas, como é praticado hoje no maioria das igrejas pentecostais, passam pelo crivo das Escrituras, e se os seus possuidores estão mesmo dispostos a si corrigir.

"Pelo que fala em outra língua deve orar para que possa interpretar." 1 Co 14:13

Quando falamos línguas estranhas e as interpretamos, nós somos edificados porque entendemos o que estamos falando e podemos edificar toda a igreja com a mensagem espiritual.Fica evidente que em se tratando de línguas estranhas é uma oração ou uma mensagem, não é a mera repetição sem sentido de sílabas que ninguém o significado. Onde entra a falsificação ? Quando começamos ouvir apenas sílabas estranhas, por ser ás vezes apenas imitação um do outro, as sílabas tão repetitivas, que embora não entendendo o significado, elas ficam conhecidas, se um crente do norte fala é a mesma coisa que aqui no sudeste, isto não é estranho?  Precisamos estar consciente que uma língua é composta de vocábulos que são produzidos sucessivamente e compõem uma mensagem, por isto as Escrituras insistem na interpretação ou no silêncio  desta expressão na igreja:

"Mas,não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus." 1 Co 14:28.

Hoje,quando homens carnais querem parecer espirituais, o que fazem  diante da congregação ? Falam sílabas estranhas, alguns até as gritam no microfone, por que sabemos que são carnais ? Porque não examinam as Escrituras, não agem de acordo com as Escrituras, vocês conhecem a interpretação das línguas estranhas que vocês ouvem ? Tem certeza que é o Espírito Santo edificando a igreja ? Precisamos perceber, que não há proibição de nenhum dom, mas uma disciplina para evitar o engano, por mim mesmo posso produzir muitas sílabas estranhas e falar na igreja, se ali não houver uma liderança espiritual para me corrigir e me disciplinar de acordo com as Escrituras, passarei a vida inteira de crente me enganando e enganando os outros que me ouvem, e me consideram galardoado com este dom espiritual.O que fazer? Há uma outra instrução a respeito de profecias que vale para as línguas:

"Não desprezeis as profecias;julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda a forma de mal." 1 Ts 5:20,21,22.

Não devemos, por amor e compaixão, humilhar e expor estes faladores de sílabas estranhas,a ordem é julgar, julgar significa examinar amparado pelo que está escrito, alguns pensam que julgar é para condenar, não, é para perceber o que está acontecendo, assim do que ouvimos e vemos retemos o que é de acordo com as Escrituras, isto é bom, e nos abstemos e nos afastamos de tudo e de todos que se afastam das Escrituras, oramos para que caiam na realidade da palavra de Deus e sejam salvos do engano. 

"Porque Deus não é de confusão, e sim de paz.Como em todas as igrejas dos santos." 1 Co 14:33.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário