quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

LIVRES DA ARTIMANHA DOS HOMENS

QUANDO OS  HOMENS APROVEITAM-SE DAS CRIANÇAS

Os crentes que não crescem em Cristo(meninos) são facilmente enganados por homens que astuciosamente misturam as Escrituras com seus interesses.Vejamos nesta exortação como escapar da artimanha dos homens:


"Não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta. segundo a justa cooperação de cada parte, efetua seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor."(Efésios 4:14,15,16)

O que podemos fazer como crentes é assim:

-Seguir a Verdade: Jesus disse que a palavra dele é a verdade, logo devemos perceber quando os pregadores ou ensinadores misturam as Escrituras com as palavras deles, o Espírito Santo, fala somente o que está escrito e não inventa doutrinas.A verdade é a pessoa de Cristo,aprendendo a ouvir sua voz e seguindo-a escapamos de vozes estranhas.
-Crescer naquele que é o Cabeça: A igreja é como um corpo e nós somos os membros(Rm 12:12), se qualquer membro do corpo não recebe orientação da cabeça. fica paralisado e inutilizado para obra de Deus,esta ligação é essencial na vida cristã, Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer ! Aqueles que prosseguem, tomando somente a letra das Escrituras, como se elas fossem Deus, errarão de todas as formas, pois o que dá direção, ensina e dá vida ao corpo é o cabeça.Nesta questão podemos considerar que a igreja hoje, em muitas situações, apresentam-se com muitas cabeças, dividindo o corpo, mas onde está a manifestação da vida divina?
-Com auxílio de toda junta: As juntas num corpo são responsáveis pela mobilidade, sem elas um corpo seria uma estátua incapaz de mover, este auxílio representa aqueles que cooperam com o cabeça Cristo, movendo pelo Espírito Santo no corpo, cooperando na manifestação do Espírito, que edifica, consola e dá crescimento, fazendo como os crentes tenham entendimento e não sejam perturbados por ensinamentos errados que são chamados ventos de doutrinas.Ventos é u, símbolo de movimento espiritual, e aqui representa a fala de líderes que trabalham fora dos interesses do cabeça do corpo que é Cristo.
-Edificação de si mesmo em amor: Numa igreja em que o amor não flui entre os membros revela  a ausência do Espírito de Deus, pois Deus é amor, na verdade é a falta do cabeça, do Espírito de amor que causa todo prejuízo, a carne toma o lugar do Senhor e enche os crentes de obras a fazer, mas não há submissão ao Senhor, não dão lugar a Ele, não recebem o que provêm dele, a amor é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, sem ele seremos metal que retine, palavras e barulhos vazios de realidade.

Se quisermos escapar dos que induzem ao erro, temos que crescer no conhecimento de Deus, assim teremos discernimento, e saberemos o que é dos homens e o que vem de Deus, o que é amor e manifestação do Espírito, e o que é simplesmente um negócio e instituição humana que usa as Escrituras e o nome de Jesus, a instrução é esta:

"Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos;não suceda que, sejais arrastados pelo erro destes insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza, antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pd 3:17,18.

Os insubordinados não estão sujeitos ao cabeça Cristo, ensinam e falam  o que querem, trarão muita incredulidade no meio dos crentes, a maneira de escapar é crescer e conhecer aquele no qual cremos ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário