quarta-feira, 31 de agosto de 2016

COMO ESCAPAR DE ESPÍRITOS ENGANADORES ?

DISCERNINDO ESPÍRITOS  

Temos o nosso espírito, o espírito dos outros, os espíritos malignos, e temos o Espírito Santo, aquele sem o qual não podemos saber nada sobre os assuntos espirituais, na era da igreja o Espírito Santo está para ela como Jesus para os discípulos enquanto estava na terra, Deus para Israel desde o seu chamamento. Assim sem o Espírito Santo nada está revelado  ou iluminado para que possamos tomar posição.

Quando Jesus estava indo pra Jerusalém, seus discípulos entraram numa aldeia de samaritanos, mas estes não o receberam, fato que causou revolta nos discípulos a ponto de sugerirem a Jesus:

"Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos fogo do céu par os consumir? Jesus, porém, voltando-se  os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois." Lc 9:54,55.

Cada espírito tem sua personalidade, seu temperamento, sua vontade, e muitas vezes o espírito, unido a alma humana, se move usurpando o direito de Deus como único Espírito a nos guiar e decidir sobre todas as coisas, hoje, até mesmo muitos chamados pentecostais   e espirituais, recebem influência e agem sem discernir o espírito que os move, sendo abertos a espíritos enganadores, ignorando o perigo de se receber influência estranha, promovendo o que Jesus reprova, e reprovando o que Jesus aprova. Como está escrito:

"Ora, o Espírito  afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a própria consciência." 1 Tm 4:1,2.

Vale lembrar, que Tiago e João, assim como nós, estavam com Jesus, e mesmo assim, impulsionados pelo ressentimento de não terem sido recebido pelos samaritanos, foram sugeridos por seus espíritos a uma vingança, e usando o poder de Deus, a oração e o fogo do céu.Jesus,cheio do Espírito Santo, discernindo seus pensamentos,  coloca  a mão na questão sem meias palavras, simplesmente diz a eles, que não discerniram a origem do pensamento deles, e estavam prontos e dispostos a agir, de maneira completamente contrária a vontade de Deus.

Quando por meio do Espírito Santo olhamos as reuniões de muitas igrejas hoje, percebemos quantos Tiagos e Joãos estão agindo, pode ser até mesmo orações positivas, para cura, para expansão da dita obra, para abrir isto e aquilo, para ir aqui e acolá, tudo num frenesi e força da carne, sem nenhum discernimento, pois Deus não vai agir fora de seus propósitos, e Jesus, por meio do Espírito Santo, é o único a nos iluminar a respeito de todas as coisas espirituais, senão caminharemos para a decepção e o desengano, resultando em incredulidade e confusão, dando um mal testemunho diante do mundo, cujo espírito está ansioso para acusar e difamar a igreja.

Havendo perigo de homens falarem mentiras com a consciência cauterizada, assim dando lugar a espíritos enganadores e ensino de demônios, não é nosso dever ir ao Espírito Santo, e em comunhão com Ele ter a revelação destas realidades ? Sei que a grande maioria fica aborrecida com a verdade, não gostam da verdade e da Palavra de Deus, nem por isto devemos deixar de dizer: Olha, vocês não sabem de que espírito são ! Estão dizendo que isto é espírito santo mais não é ! Leiam as Escrituras ! O Espírito Santo é espírito de Verdade e  nos dá um dom chamado "discernimento de espíritos"(1 Co 12:10) , com o qual  percebemos quem está nos falando através dos homens ou em nossa mente, podem ser os homens mesmos, pode ser  da nossa própria mente, pode ser espíritos enganadores na mente dos outros, podem estar ensinando algo fora das Escrituras como se Deus aprovasse e tivesse dito ! Assim estamos expostos a tudo isto e só o Espírito Santo é a pessoa habilitada para discernir e revelar tudo.

Como escapar nestes últimos dias de espíritos enganadores? Indo ao Espírito Santo e obedecendo o mandamento:

"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora."  1 Jo 4:1.


Observemos, provar os espíritos, se refere sobretudo aos espíritos humanos, ao que os homens falam, pois podem ser receptores do Espírito Santo, então são de Deus, homens de Deus, ou receptores de espíritos enganadores, com ensinos de demônios, então estes, parecem ser homens de Deus, mas não o são na realidade. Provai pois os homens ! Oremos, pois os dias são maus !

Nenhum comentário:

Postar um comentário