segunda-feira, 22 de agosto de 2016

EXAMINANDO OS MESTRES DE HOJE

ENSINAR SEGUNDO O ESPÍRITO SANTO OU SEGUNDO A CARNE?

Hoje a respeito do evangelho precisamos com muita diligência, examinar a palavra de Deus, no tocante à aqueles que a ensinam, Jesus disse aos seus discípulos:

"Ensinando a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" Mt 28:20a.

Ultrapassar o que Jesus ordenou é uma prevaricação, isto é, deixamos de cumprir o seu mandamento, saímos do caminho e nos perdemos nos labirintos de nossas interpretações, o Espírito Santo ordenou:

"Não ultrapasseis o que está escrito" 1 Co 4:6.

Quando falamos de acordo somente o que está escrito, toda glória e sabedoria é de Deus, assim, quando numa doutrina, começamos a introduzir a sabedoria própria, os homens podem nos ter por sábios segundo a carne, e assim trazermos preferências e divisões, ninguém dividiu mais a igreja do que os falsos mestres ! 

O Espírito Santo ainda instrue sobre o ensino:

"Torna-te pessoalmente padrão de boas obras.No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito." Tt 2:7,8.

Vamos examinar os mestres de hoje à luz desta instrução:
-Padrão de boas obras: Os verdadeiros servos de Deus, não exploram, nem enriquecem às custas dos crentes em Cristo, são simples e toda a sua vida recomenda a dignidade do evangelho.
-Mostra integridade: Os que ensino mostram integridade, não ultrapassam o que está escrito, não inventam, não acrescentam doutrinas às Escrituras, falam somente segundo o Espírito Santo, não dá lugar nem ocasião a carne, ensinam sem corromper a Palavra, sem adulterá-la.
-Reverência: Alguns mestres podem fazer do ensino uma ocasião de gracejos, brincadeiras, e os que ouvem riem como se estivessem num teatro ou circo, ensinam sem reverência, sem seriedade, como se Deus não estivesse presente, a Palavra de Deus não alegra carne nenhuma, Cristo crucificou a carne, por isto devemos estar atentos, a palavra da verdade é que deve provocar a reverência e a piedade no ensino.
-Linguagem sadia e irrepreensível: A palavra de Deus é pura, é provada, é como ouro, as palavras dos homens são levianas, sem compromisso, sem seriedade, examinemos bem os mestres, senão o que será de nós que os ouvimos, Jesus disse:

"Deixai-os, são cegos, guias de cegos.Ora, se um cego guiar ouro cego, cairão ambos no barranco." Mt 15:14.

Jesus manda deixá-los, estes mestres irreverentes, brincalhões, com linguagem corrompida na maioria das vezes são os mais populares, pois agradam a carne, mas são cegos, não percebem a presença de Deus.Jesus diz: Deixai-os ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário