terça-feira, 23 de agosto de 2016

SOBRE CAVALOS E CAVALEIROS

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DE CAVALOS E CAVALEIROS

O pecado fortaleceu o homem de tal maneira, que Deus chega a dizer que o homem é como "um de nós" (Gn 3:22), assim tem nele mesmo todos os recursos e sabedoria de tal forma que age e vive como se não precisasse de Deus, mas em Isaías Deus diz:

"Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em CAVALOS ; confiam em carros, porque são muitos, e em  CAVALEIROS, porque são muito fortes. mas não atentam para o Santo  de Israel, nem buscam ao Senhor.Todavia, este é sábio, e faz vir o mal, e não retira as suas palavras; ele se levantará contra a casa dos malfeitores e contra a ajuda dos que praticam a iniquídade.Pois os egípcios são HOMENS e não DEUSES; e seus cavalos CARNE e não ESPÍRITO." Is 31: 1,2,3a.

Quando vamos comprar um carro perguntamos,a potência do motor é de quantos cavalos? Só os cegos não veem as maravilhas da palavra de Deus, Aquele que é a própria energia, muito antes dos físicos e homens inteligentes deste século, já havia determinado a força do cavalo como símbolo de força e energia, assim o os carros e cavalos simbolizam energia que movimenta, assim podemos compreender por todas as Escrituras estes simbolismos, tanto das forças de Deus, como das de Satanás.

A figura que temos nas Escrituras traz assim: o cavalo significa a carne, o corpo, e o cavaleiro significa a alma, Deus  então diz que  confiar em homens é como confiar em deuses, nota que o mundo não atribui nada a Deus, mas somente a homens, são eles os criadores e inventores, é como se Deus nunca tivesse existido.Mas o que Deus diz é que se levantará contra estes cavaleiros e seus cavalos, pois a força deles é a força do adversário que faz dos homens os deuses na terra, todo ídolo e divindade foi inventado pelos homens, sejam coisas, astros, animais e figuras humanas, significando eles mesmos como deuses.O Egito será sempre a figura do mundo sem a força de Deus, onde o homem diviniza e é divinizado.O caso de Saulo no caminho de Damasco ilustra como a visão de Deus nos faz cair de nossa força e inteligência carnal, Saulo caiu do cavalo(At 9:4) de tal maneira que nunca mais foi ele mesmo, tornou-se Paulo.

Sabendo que cavalos significam as forças espirituais invisíveis,podemos perceber que os cavaleiros de Apocalipse 6 significam as forças, sejam as de Deus ou de Satanás, que estão atuando na terra desde os dias do Apóstolo João, vamos examinar somente o primeiro cavaleiro:

"Vi, então, e eis um cavalo branco, e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e ele saiu vencendo e para vencer." Ap 6:2.

As cores dos cavalos significam sua natureza e seu trabalho, este cavalo é branco, é o corpo, a carne de Cristo, a pessoa física, sem pecado, a única carne sem pecado  que houve sobre a terra, a única força em que devemos nos firmar, porque é puro, o cavaleiro e o cavalo são um, assim como nossa alma e corpo, o cavaleiro dirige e governa o cavalo, assim nós dirigimos e governamos o nosso corpo, assim o cavalo branco e o cavaleiro é a pessoa ressuscitada de Jesus Cristo, que tem só o arco na mão, pois a seta foi lançada como o Espírito  que prega o evangelho através da era da igreja, a coroa que lhe foi dada foi Deus que lhe deu todo poder no céu, na terra e debaixo da terra(Fp 2:10).Ele saiu  vencendo e para vencer, o evangelho vai produzir milhares de vencedores expressos assim na profecia:

"Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco.O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.E seguiam-no os exércitos que há  no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro." Ap 19:11,14.

O evangelho verdadeiro, a seta que saiu do arco do cavaleiro do cavalo branco, vai produzir milhões de vencedores, notem que a veste dos cavaleiros do exército do céu é a mesma da noiva do Cordeiro(Ap 19:8), esta é a maravilha de Deus, só Jesus salvou-nos dos deuses do Egito, de nossa própria força pecadora e maligna, Nele somos lavados, clareados, até sermos brancos e puros,e estarmos no reino do céu, há muito ainda que meditar sobre isto.Glória ao Deus sábio !


Nenhum comentário:

Postar um comentário