sexta-feira, 30 de setembro de 2016

DIÁLOGO COM CRENTES INCRÉDULOS

QUANDO SE TORCE A PALAVRA DE DEUS 

Sentado ao lado de um irmão numa grande conferência perguntei-lhe:
-Estou ouvindo as explicações deste irmão, mas que hora vamos ouvir o Espírito Santo ?
-O preletor é que vai nos dar a palavra na  conferência !Disse-me seriamente.Eu era novato ali, mas não me dei por satisfeito, abri as Escrituras e mostrei-lhe:

"Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo,outro, doutrina, este revelação, aquele outro língua, e ainda outro, interpretação.Seja tudo feito para edificação.Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os  outros julguem.Se, porém, vier revelação a outrem, cale-se o primeiro.Porque todos podeis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados." 1 Co 14:26,29,30,31.

Depois que li estas passagens, ele, como se nunca tivesse lido as Escrituras, me olhou e falou:
-O fato é que convidamos este irmão para nos dar esta conferência e vamos aprender muito com ele !
-Então esta não é uma reunião da igreja ? falei-lhe com seriedade e prossegui: - Então mais ninguém pode se manifestar, e se o espírito encher um irmão e ele profetizar ? Deus não pode falar nesta reunião através de outra pessoa? então esta não pode ser a reunião da igreja,a reunião da igreja  segundo a Escrituras é uma reunião aberta ao mover do Espírito Santo, Ele não é soberano para usar quem quer?não está escrito que na reunião da igreja se um irmão tiver salmo pode salmodiar o Senhor, se outro tiver doutrina pode ensinar, se outro ainda tiver revelação pode levá-la ao conhecimento da igreja, e os profetas estão proibidos de falar hoje ? E tudo isto está descrito na primeira carta aos coríntios capítulo quatorze, verso vinte e seis em diante !
Meu irmão ficou em silêncio, o preletor era um irmão que conhecia bem as escrituras, mas percebi que aquela reunião não era segundo as Escrituras, era um arranjo de homens, ainda me lembrei do que está escrito sobre o Espírito Santo:

"A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso.Mas um só  e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe agrada, a cada um , individualmente."

Naquela reunião não havia nenhuma manifestação do Espírito, vi que aquele homem, embora soubesse muito das Escrituras, falava sozinho, aqueles irmãos nunca foram ensinados conforme o Espírito, a sua soberania, conforme o ensinamento dos apóstolos, mas ainda tentei dizer ao irmão:
-Irmão, Jesus nos disse em João 6:45 assim: "Serão todos ensinados por Deus !" Ele disse também: "O Espírito Santo vos ensinará todas as coisas !" Isto está claro em João 14:26 ! Logo Ele nos ensina pessoalmente e através dos irmãos nas reuniões das igrejas, você não crê nisto, não está escrito? Não está escrito que quando os profetas falam pelo Espírito é para todos aprenderem e serem consolados, não é aprendendo que muitos se tornam mestres, pastores e evangelistas ? Aprendendo com o Espírito Santo que nos ensinará todas as coisas ?

O irmão não pode me responder, indicou-me um livro sobre o falar divino, mas eu sabia, se quisesse compreender as coisas de Deus deveria considerar o que também está escrito:

"Nem os olhos viram nem os ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em  coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito: porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus"  1 Co 2:9,10.

Assim vou escrever bem grande: DEUS NOS REVELOU PELO ESPÍRITO ! 

Amei aquele irmão, mas não pude continuar nos seus caminhos, aqueles irmãos ali reunidos não percebiam que as Escrituras diziam uma coisa e eles faziam outra, e quando mostrava-se o que estava escrito eles não criam, então pude perceber estive reunido e conversava com crentes incrédulos, as Escrituras nunca tinham sido revelada a eles , não sabiam que a reunião da igreja há aqueles aos quais o Espírito enche e os move, a presença e o centro da reunião tem que ser o   Espírito, Ele tem que ter a primazia, Ele é que faz a reunião no nome de Jesus, só Ele nos edifica como a morada de Deus, pode um homem mudar o coração de outro homem ? É surpreendente que haja  crentes incrédulos, mas tenho esperança na misericórdia daquele que está assentado no trono !Muitos hão de voltar às Escrituras e ao Espírito !





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário