quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O HOMEM, A SOBERBA DA VIDA E A CONDENAÇÃO DO DIABO

A VERDADE REVELADA NAS ESCRITURAS

Sobre aqueles que exercem autoridade na igreja, está escrito:

"Não seja neófito, para não suceder que ensoberbeça e incorra na condenação do diabo."

Por qual motivo o diabo foi condenado ? Por causa da soberba, e a soberba tem o seguinte significado:

 Significado de Soberba:

s.f.Altivez; qualidade de quem é arrogante, presunçoso, prepotente e intolerante.Comportamento que denota orgulho; dito que expressa arrogância e presunção.Elevação; sobreposição de algo que se encontra em lugar inferior; elevação.(DICIO: Dicionário on line de português).

Agora podemos conhecer a natureza dos pensamentos diabólicos, são pensamentos arrogantes e presunçosos, ele presume ser o que não é, comporta-se de maneira orgulhosa e sobrepõe aos outros, eleva-se sobre os outros. Agora vamos perceber que ele transmitiu estes pensamentos aos pecadores no mundo, não na igreja verdadeira, vejamos o que está escrito:

"Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne,  a concupiscência dos olhos e a SOBERBA DA VIDA, não procede do Pai, mas procede do mundo." 1 Jo 2:16.

A vida aqui se refere aos pensamentos humanos, por isto é chamada soberba da vida, Jesus chamou o diabo de príncipe do mundo:

"Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim." Jo 14:30.

Em quem estava o príncipe do mundo ? naqueles que viriam prender Jesus, isto prova que o mundo são os pensamentos dos pecadores liderados pelo diabo, e qual a maravilha que Jesus revela: "ele nada tem em mim  !" A obra de Deus é nos fazer semelhantes a Cristo, para que em nós também não haja nenhum dos pensamentos diabólicos, mas sejamos assim:

"Revesti-vos ,pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade." Cl 3:12.

Os do mundo não tem estes sentimentos, porque os sentimentos são resultado do que pensamos, os pecados geram falta de submissão a Deus, geram orgulho, presunção e arrogância, assim podemos por meio do Espírito Santo discernir se na igreja alguém é mundano e engana, não há como fingir humildade o tempo inteiro, em dado momento o que há no coração do homem vai se manifestar.  

O fato que nos chama a atenção é que algo tão relevante sobre o diabo é revelado numa instrução a respeito de lideranças na igreja, que não deve ser um neófito, um novato na fé, assim essa pessoa não teria crescimento espiritual suficiente para parecer com Jesus a ponto de poder dizer que o príncipe do mundo não tenha nada nele, a liderança tem que ser um crente crescido espiritualmente, experimentado no evangelho da cruz, pois a morte de Cristo atuando livra-nos do espírito do mundo e Deus nos enche com tudo que Cristo é, sobretudo mansidão e humildade, algo que nos protege das investidas do maligno e nos faz vencer as batalhas espirituais.

Muitas igrejas padecem debaixo de homens arrogantes, que tomaram para si as ovelhas, que elevaram sobre todos e exercem um primado maligno como Diótrefes no tempo do apóstolo João, que não recebia nem os apóstolos, exercendo uma liderança divisiva e descrita assim:

" Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles , não nos dá acolhida.Por isso, se eu for aí , far-lhe-ei lembrar as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas.E não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja." 3 Jo 9.

Se já havia isto no tempo de João, que dirá em nossos dias , em que a apostasia avança a passos largos, com muitos buscando somente os seus interesses e não os interesses de Cristo Jesus, estejamos atentos , para que possamos perceber os ensoberbecidos e fugir deles.A mansidão e a humildade de Cristo não é de todos, oremos para que sejamos guardados dos maus obreiros, eles caíram na condenação do diabo, não sejamos cúmplices com as obras das trevas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário