sábado, 17 de setembro de 2016

UMA OBRA E DOUTRINA QUE JESUS ODEIA

OS QUE SE APROVEITAM DO DESCONHECIMENTO DOS CRENTES

Deus alerta-nos para o perigo de não o conhecermos em espírito e verdade, porque seríamos facilmente presos por aqueles que se aproveitam de nossa ignorância nas coisas espirituais.Deus diz:

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento." Os 4:6a
"O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono de sua manjedoura;mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende." Is 1:3.

Conhecemos Jesus pelo seu amor, mansidão e humildade, misericórdia e todos os sentimentos maravilhosos dos quais desfrutamos, e se ele mesmo não nos dissesse esta palavra, jamais saberíamos que há uma doutrina e obra nas igrejas que ele odeia, e se Jesus odeia é porque é algo muito sério e precisamos compreender isto:

"Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio." Ap 2:6

"Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas. Portanto, arrepende-te;e , se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca." Ap 2:15,16.

Afinal o que e quem são os nicolaítas que tem obras e doutrinas nas igrejas ? Não era para todas as lideranças e mestres esclarecerem os crentes sobre isto que Jesus odeia e diz que batalhará contra eles com a espada da sua boca que é sua palavra?No meio dos crentes há um silêncio comprometedor sobre o que significa os nicolaítas, não trago uma explicação ou interpretação, mas o significado como está na Wikipedia para nossa meditação:

Significado de Nicolaíta segundo a Wikipedia:
Nico significa "conquistar" em grego e laíta significa "pessoas" (ou "povo"); daí, a palavra pode significar "conquistador de pessoas" ou "conquistador das pessoas". Todavia, "Nicolaíta" é , o nome dado aos seguidores do herético Nicolau (grego: Nikolaos) - o nome por si significando "vitorioso sobre as pessoas" (do grego "Nike" - vitória) ou "vitória das pessoas", que teria recebido ao nascer.[1] Versão alternativa: Em grego "Nikao" significa "conquistar" e "laíta" é uma derivação "laikos" que vem de "laos" que significa "os "leigos", povo, a massa, a plebe[2], aquele que não tem conhecimento aprofundado em determinada área"[3], o nome significa "conquistando os leigos"[4](pg 74)

Resumindo: nicolaítas são aqueles que conquistam o povo que não interessa e não se informa a respeito da verdade de Deus, chamados leigos, ao invés de serem conquistados por Cristo são conquistados por eles, os crentes, na sua maioria,são despreocupados com o conhecimento da verdade.  Por que Jesus odeia estes que tomam a liderança com doutrinas e obras ? Eles constituem uma classe que sabe tudo sobre aqueles que não sabem e os lideram em nome de Jesus, a razão que Jesus os odeia é que eles tomam o lugar dele como único mediador entre Deus e os homens(1 Tm 2:5), qual a vontade de Deus ? Jesus é Emanuel, Deus conosco. Se quisermos saber e conhecer algo de Deus o que devemos fazer? Devemos ir ao nosso espírito onde Deus está, o  qual é espírito e deve ser adorado em espírito e em verdade(Jo 4:23,24), em realidade. Os nicolaítas impedem esta comunhão porque os crentes dependem deles para tudo, fazem o que eles dizem e ensinam, nunca pensam no que Jesus diz e ensina, mas no que os homens falam e fazem, eles substituem Jesus nas igrejas,fazendo tudo em nome dele,porém sem considerá-lo.

A liderança verdadeira, sem obras e doutrinas de nicolaítas são encabeçadas por Cristo, fazem parte do corpo que é a igreja e não são a cabeça do corpo, não fazendo distinção entre classes especiais na igreja, assim fica conforme está escrito:

"E pôs todas as coisas debaixo dos pés,e para ser o CABEÇA sobre as coisas, o deu a IGREJA, a qual é seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." Ef 1:22,23.

Jesus pelejará contra eles com a espada da sua boca: Eu sou o cabeça do meu corpo, por que vocês dividiram o meu corpo com muitas cabeças ?

"Acaso, Cristo está dividido? " 1 Co 1 : 13a.

Precisamos de orar e vigiar ! há muito que se meditar, tudo está escrito !Jesus odeia os nicolaístas porque seu desejo é que sejamos conformados a sua imagem e eles se colocam entre os crentes e Deus.Como vamos ser conformados a sua imagem sem percebê-lo dentro de nós ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário