domingo, 18 de setembro de 2016

A ORDENAÇÃO DE DEUS SOBRE FALAR LÍNGUAS ESTRANHAS

O PERIGO DE LÍNGUAS ESTRANHAS SEM INTERPRETAÇÃO 

O movimento pentecostal cresceu e com ele uma prática comum nestas igrejas, o falar em línguas estranhas, conheci igrejas em que se alguém não falasse língua estranha era considerado menor, e criaram  até mesmo uma lei de que somente estariam batizados no Espírito Santo quem falasse línguas estranhas.Isto desesperava aqueles que não falavam e por outro lado produzia uma loucura, todos falando línguas ao mesmo tempo e sem nenhuma ordenação, vamos ver o que a Escritura ensina sobre este dom espiritual e seu uso na igreja:

"Seja tudo feito para edificação.No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus."  1 Co 14:26b,27,28.

Qual a grande questão colocada? A igreja reunida precisa entender o que está sendo falado em língua estranha, senão aquela palavra não edifica em nada, pois ninguém entende nada ! A orientação é assim:
-Dois ou quando muito três falem sucessivamente: Falem um após o outro para que o intérprete possa fazer com que a igreja julgue, tenha discernimento, compreenda o que está sendo ministrado pelo Espírito Santo.
-E haja quem interprete: Isto guarda a igreja da entrada de espíritos impuros e até mesmo demônios que se manifestam em outras línguas amaldiçoando a igreja, o intérprete fará conhecida a mensagem, isto é essencial para aqueles que não querem ser enganados.
-Não havendo intérprete: Aqueles que falam línguas entranhas devem permanecer calados ou falarem com eles mesmos e com Deus em seus espíritos.Ficamos pasmados com líderes que ensinam as Escrituras falando outras línguas sem interpretação e de cima de um púlpito.Será que nunca leram estas Escrituras ? Na verdade precisamos de estar atentos, para que as línguas estranhas não seja usadas para dar um clima espiritual a algo que está destituído dele. se não há intérprete quem garante que a mensagem estranha edifica a igreja ? Ou que o dom é verdadeiro? Assim estaríamos expostos a falsificações de toda espécie, lembramos que são línguas e não sílabas estranhas !

Por que, contrariamente ao que diz as Escrituras, elegeram as línguas estranhas como um dom superior? Vejamos o que está escrito:

"Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é SUPERIOR ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação. " 1 Co 14:5.

É notório que quando há interpretação as línguas se tornam profecias e assim se equiparam ao dom de profetizar, por que será que elevaram o dom de línguas em detrimento do que diz as Escrituras? Sou testemunha de que em grande parte das igrejas pentecostais as lideranças não importam se os dons de línguas são verdadeiros,julgam que tudo estranho vem do Espírito Santo, mas será que nós na carne não podemos imitar estas sílabas estranhas ? E  assim todos pensarem que somos batizados com Espírito Santo? Mas deixam todos falarem ao mesmo tempo, ninguém interpreta nada, e vão tocando a dita obra sem nenhum discernimento e os crentes, embora falando línguas não entendem nada das coisas do reino de Deus e do agir do Espírito Santo, e nunca são edificados.

O apóstolo Paulo ainda adverte:

"Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outra línguas, em que vos aproveitaria, se não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?Pelo que , o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.Se ,pois, toda igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outra línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão , porventura, que estão loucos? " 1 Co 14;6,13,14,23.

Os dias são maus, poucos na liderança se interessam pela verdade e pela palavra de Deus, oremos para que não sejamos levados pelo engano e artimanha dos homens.Vamos vigiar e orar !






Nenhum comentário:

Postar um comentário