quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A REVELAÇÃO DOS ERROS DOS PASTORES

PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM

Quando Jesus pediu a Pedro  para pastorear as suas ovelhas, por três vezes Jesus lhe perguntou:

"Simão, filho de João, tu me amas ? " Jo 21:16

Depois de Pedro respondê-lo seguidamente que sim, Jesus lhe pede para  apascentar as suas ovelhas, (Jo 21:17b) isto revela que apascentar é questão de amor a Jesus Cristo, razão pela qual Jesus revelou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor que tivessem uns para com os outros.Mas há também aqueles que tomarão para si mesmo o nome de pastores,  e assim está revelado:

"Estes homens, são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, PASTORES QUE A SI MESMOS SE APASCENTAM; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas." Jd 12

Por que estes pastores são chamados pastores que a si mesmos se apascentam ? A resposta está nesta palavra:

"Ai deles ! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão , e pereceram na revolta de Corá." Jd 11

Agora podemos entender os caminhos errados que estes falsos servos de Deus tomaram, eles estão banqueteando com os crentes, mas o que fizeram ?

-PROSSEGUIRAM PELO CAMINHO DE CAIM: Qual foi o caminho de Caim? Caim é pai da religião falsa, ele vai a Deus com as suas obras e o seu esforço representado pelos frutos da terra, a sua oferta é algo da carne, a carne é pó da terra(Gn 3:19), logo o fruto da terra, é o que a carne produz, e está escrito:

"Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus." Rm 8:8.

Caim e Abel havia nascido de um casal em pecado, portanto traziam a natureza do inimigo de Deus neles, Abel apresentou um sacrifício, uma morte que apontava para Cristo, Deus olhou para ele, mas Caim foi arrogante e apresentou algo dele mesmo, resultado da sua habilidade e seu esforço, isto está em acontecendo em nossos dias, no caminho de Caim pensamos que Deus vai aceitar algo da carne, não ! Ele quer a carne sacrificada com Cristo (Rm 6:3) !

- MOVIDOS DE GANÂNCIA,SE PRECIPITARAM NO ERRO DE BALAÃO: Qual foi o erro de Balaão? A ambição  faz surgir doutrinas e ensinamentos de acordo com o espírito do mundo representado pelos inimigos de Israel, aos quais Balaão se aliou, numa  prática contrária aos interesses de Deus(Nm 31:16 e Ap 2:14). A respeito do dinheiro e o lucro está escrito:

"Tendo sustento e  e com que nos vestir estejamos contentes.Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e, e cilada, e em muitas em mitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição." 1 Tm 6:8,9.

Os falsos pastores não são movidos pelos Espírito de Deus, mas pela ganância, a vontade de arrecadar altas somas em dinheiro faz deles patrocinadores de toda sorte de doutrinas corrompidas, a estes a palavra de Deus é uma agressão, ficam irados quando são confrontados com as Escrituras. 

-REVOLTA DE CORÁ: Quem foi Corá e qual a sua revolta? Ele levantou-se contra a autoridade escolhida por Deus, que era Moisés, assim também hoje,se Deus na sua soberania levanta alguém por meio do seu Espírito para repreender estes pastores, eles ficam revoltados, e qual o resultado?

"E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca e os tragou com suas casas, com também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os bens." Nm 16:31,32.

O que isto significa? A terra nós vimos que  é símbolo da carne(Gn 3:19), pois Deus disse que somos pó, logo o significado espiritual de ser tragado pela terra, é viver uma vida carnal, sem o Espírito de Deus,isto lembra o  caminho de Caim, ele religiosamente ofereceu os frutos da terra, aqui é a terra que  traga Corá e tudo que está relacionado a ele, assim são os falsos pastores que a si mesmos se apascentam, embora preguem e ensinem o evangelho, todo resultado da obra é para crescimento de seus poderes  e autoridade,tudo que está relacionado a eles,mas  desprezam a autoridade do Espírito, como Corá desprezou a autoridade de Moisés, não há ninguém que possa repreendê-los, julgam-se sábios e acima de todos.

Para escaparmos destas falsidades, fiquemos com a palavra de Jesus:

"Vós,porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre e todos sois irmãos.A ninguém sobre a terra chameis vosso pai;porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.Mas o maior entre vós será vosso servo."( Mt 23:8 ao 11).

Fazemos bem em meditar nestas coisas, pois tudo que foi escrito é para nosso ensino, e todas estas coisas acontecem diante de nossos olhos ! Fazem o contrário do que Jesus ensinou !



Nenhum comentário:

Postar um comentário