segunda-feira, 17 de outubro de 2016

COMO LIDAR COM NOSSO CORAÇÃO ?

OLHANDO PARA NÓS MESMOS ATRAVÉS DE CRISTO

Ouvimos pessoas dizerem para não decidirmos com o coração, mas usarmos a cabeça, como se a mente nossa fosse uma coisa, e o coração outra, mas precisamos percebamos o que está escrito:

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hb 4:12.

O corpo espiritual é igual ao corpo físico, os membros do corpo físico são os mesmos do corpo espiritual, com a diferença que o corpo espiritual não pode ser visto ou medido,assim temos as mãos do corpo espiritual que é a palavra com a qual tocamos o corpo espiritual dos outros, os pés com os quais nos movemos que são pensamentos uns após outros formando passos, e o coração como centro que faz circular a vida,assim como faz circular o  sangue no corpo físico,faz circular no nosso corpo espiritual a vida divina através  dos "pensamentos e propósitos" que recebemos de Deus, pela fé em Cristo.

O nosso coração são nossos pensamentos e propósitos, o propósito envolve a nossa vontade, a vontade mais os pensamentos provocam as emoções, assim se temos vontade de sair de determinado lugar e somos impedidos por alguém, sentimos raiva, se somos ajudados por alguém a sair, sentimos gratidão, logo o coração é o centro de nossa alma, mas como lidar com ele? Deus deseja que aprendamos a lidar com nosso coração, pois todas nossas atitudes dependem do que temos nele:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pv 4:23.

Somente quando cremos em Jesus, Ele como luz, através de sua Palavra, ilumina o nosso coração, só assim vemos o que somos, vemos nossos pensamentos e sentimentos tão diferentes de Jesus, ai começa mudança, começamos a lidar com nosso coração porque iluminados passamos a ver nós mesmos como Deus nos vê, e Ele nos vê assim:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jr 17:9.

Quando pecamos, nossos pensamentos são afetados, os pecadores estão todos enganados no que pensam de si mesmos e dos outros, quando Jesus brilha no nosso coração vemos o quanto desconhecemos nossas características espirituais, assim diante de Jesus ,começamos a lidar com nosso coração, assim:

"Porque, se nós julgássemos  a nós mesmos,não seríamos julgados." 1 Co 11:31.

Julgar é examinar à luz de um padrão, agora Jesus é nosso padrão, julgamos nós mesmos olhando para ele e para nosso coração, Ele é manso e humilde de  coração , eu sou irado e orgulhoso, assim por meio da palavra dele, pois me ordenou a negar a mim mesmo e tomar a cruz a cada dia, começo a praticar isto, meu orgulho vai enfraquecendo, assim a ira que é uma emoção de um coração orgulhoso vai desaparecendo, assim se alguém me humilha, não sinto raiva, sinto que esta pessoa que me humilha precisa de conversão e oração, toda a minha atitude muda.

Agora que temos Jesus como nosso espelho, pois assim está escrito:

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." 2 Co 3:18.

O nosso coração é transformado, a obra de Deus é feita quando lidamos com nosso coração vendo Jesus, assim reflete-se a nossa imagem, aquilo que desejamos e pensamos é conformado à imagem de Jesus, até nos tornarmos semelhantes a  ele. Assim seremos bons, mansos, humildes, benignos,fiéis a Deus, teremos domínio próprio, seremos guiados pelo Espírito de Deus, cumpri-se em nós o que está escrito:

"Também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho " Rm 8:29.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário