terça-feira, 9 de maio de 2017

A TRAGÉDIA DA RELIGIÃO QUE CONFIA NOS HOMENS

NÃO CONFIAR EM SI MESMO  

Vivemos tempos difíceis na fé,muitos dos homens chamados homens de Deus abandonaram as Escrituras, e fazem da fé um mercado de produtos fáceis,no evangelho de Lucas Jesus revela a tragédia da religião nominal e aparente, nem sempre os praticantes da letra morta estão justificados diante de Deus, vejamos:

"Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos e desprezarem os outros:" Lc 18:9.

Antes de entrar na parábola, precisamos perceber que Deus já anunciara antes a maldição da confiança em si mesmo, Deus disse:

"Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor." Jr 17:5

O primeiro homem a não confiarmos somos nós mesmo, nosso coração é enganoso, nossos pensamentos mutáveis, Deus também disse:

"Enganoso o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? " Jr 17:9.

Voltando agora à parábola, Jesus disse que dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um fariseu, e o outro publicano.O fariseu,posto de pé , orava de si pra si mesmo, desta forma: 

"Ó Deus, graças de dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou dízimo de tudo quanto ganho." Lc 18:11,12.

Notemos que aos olhos humanos este fariseu era um religioso irrepreensível, aparentemente sem pecado, jejuava e dizima segundo os mandamentos da religião judaica, assim podia da graças à Deus por tudo, ele ainda julgou o seu próximo com a medida que usara para si mesmo, ele não era como o publicano.Olhem como quantas igrejas e lideranças estão nesta mesma confiança, sem nenhuma comunhão com Deus para conhecer a sua realidade espiritual, julgam-se no direito de acharem-se santos e ainda condenarem aqueles que não andam com eles e nem concordam com suas doutrinas.A atitude do publicano diante de Deus:

"Ó Deus, sê propício a mim, pecador ! " Lc 18:13.

A conclusão de Jesus na parábola revela que nós jamais devemos ter confiança própria, mas devemos levar tudo a Deus, a luz que Cristo é brilhará em nossos corações enganosos e mostrará o que somos na verdade, haverá arrependimento e mudança de coração, nossos pensamentos serão afetados e podemos ser uma nova criatura.Jesus concluiu:

"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa(publicano) e não aquele(fariseu); porque todo que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado." Lc 18:14.

Chegará o dia em que Deus vai levantar os humilhados,e os que parecem ser os primeiros, os que se exaltam na sua força e sabedoria própria serão  humilhados, assim, aprendamos numa comunhão íntima com o Senhor Jesus Cristo, a ver o que somos, e assim nos ajustar ao seu caráter, para que nos livremos de nosso coração enganoso e tenhamos a mente de Cristo.Toda honra e glória sejam dadas ao Cordeiro, primeiro a humilhação, a cruz, depois a exaltação, a ressurreição !
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário