quarta-feira, 21 de junho de 2017

POR QUE O REINO DE DEUS É DOS POBRES ?

O SENTIDO ESPIRITUAL DA PALAVRA

As Escrituras não são livros com raciocínios humanos, mas uma visão segundo os pensamentos de Deus, por isto as palavras de Jesus devem ser entendidas segundo o Espírito, e  não segundo a carne, que são nossos pensamentos naturais ,vejamos o que Jesus diz a respeito do reino de Deus:

"Bem aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus." Lc 6:20.

À primeira vista seria muito vantajoso ser pobre materialmente, pois isto nos garantiria tomar posse do Reino de Deus, mas o significado espiritual de pobre nesta passagem não significa ser pobre de bens terrenos, mas sermos vazios de nós mesmos,sem recursos em nossos pensamentos, levando-nos a buscar o reino, vejamos:

"Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos." 1 Co 1:19.

A nossa sabedoria e instrução carnal enche o nosso coração e nos torna ricos diante de Deus, nos orgulhamos do que somos e pensamos, mas diante de Deus torna-se um grande obstáculo a compreensão da sua palavra  e sua vontade,a inteligência natural veio da palavra da serpente comida no Éden, por isto parecerá loucura aos sábios deste mundo, não somente crer, mas que o reino de Deus exista em verdade, esta é a razão de Jesus ter dito:

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." 

Negar a nós mesmos tirará nossa confiança própria, fará de nós pobres e necessitados da palavra,revelação e direção de Deus, o que é para os ricos da sabedoria do mundo uma loucura:

"Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes." 1 Co 1:27.

A fé e o reino de Deus é uma loucura para os sábios e fortes segundo a carne, estes são os ricos de recursos em seus raciocínios que não darão lugar ao governo de Deus, pois este reinam com sua sabedoria e ciência carnal, mas quem são os pobres? Jesus revelou:

"Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos." Mt 11:25.

Os pequeninos são os pobres, os quais recebem a revelação do reino de Deus, eles são pobres porque na linguagem figurada do Espírito, não possuem nada de si mesmos em que possa confiar, são como crianças que dependem do Pai para serem guiadas , são simples, aceitam a palavra, a revelação e confiam no Deus único e verdadeiro revelado em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário