quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SOBRE AS NOSSAS PALAVRAS E A PALAVRA DE DEUS

"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens,dela darão conta no Dia do Juízo; porque pelas tuas palavras,serás justificado e,pelas tuas palavras,serás condenado." Mt 12. 36,37

Com a nossa palavra podemos animar,podemos agredir ou edificar,podemos curar ou ferir,podemos ensinar ou corromper,por meio dela podemos governar e dominar,mas podemos também arruinar e rebelar,dividir ou reunir,quão espantoso é o efeito das palavras!

Por que Jesus considera o falar algo tão grave? Por que nós muitas vezes somos tão levianos no falar? Será que percebemos que a palavra é a essência da semelhança humana com Deus? A nossa palavra é a expressão do que somos, através dela podemos ser transparentes como as pedras preciosas(natureza divina),ou opacos como um tijolo(homem caído).A nossa palavra revela a nossa estatura espiritual, nosso caráter e vida interior, expressamos fé ou incredulidade, a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34).

Jesus é chamado de o Verbo de Deus (Ap 19.13),no início do evangelho de João Ele também é o Verbo (Palavra),então concluímos que a essência de Deus é Palavra,e que a essência do homem é palavra,por isto falar é tão grave,vemos que tudo entre os homens é feito e governado pela palavra,e que Deus também fez e faz tudo por meio de sua Palavra,Ele diz que sua Palavra não voltará para Ele vazia(Is 55.11),isto é ,por meio de sua Palavra(Jesus),produzirá e levará para ele a sua igreja (seu corpo).

Se alguém não tropeça no falar ,é homem perfeito,capaz de refrear também todo o corpo(Tg 3.2). Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a sua língua do mal e evite que seus lábios falem dolosamente ( 1 Pe 3.10). Quando por meio da fé aprendemos a vigiar nossa mente e percebermos a natureza de nossas palavras,entramos na sabedoria de Cristo,e o que Deus disse terá poder sobre nosso ser interior,e o que falamos será mudado por outra Palavra(Jesus),este exercício espiritual transformará o nosso entendimento.

Então cumpriremos o propósito de Cristo de sermos luz do mundo ,a Palavra de Cristo em nós nos ilumina e nós passamos a brilhar através de sua expressão para o mundo cheio de trevas ( cheio de suas próprias palavras).

Que discernimento glorioso! As palavras e pensamentos dos homens geraram a confusão,a divisão e as guerras,mas as Palavras e pensamentos de Deus (Jesus) vieram gerar a luz ( entendimento),a unidade,o amor e a paz.

Há uma grande esperança, correndo como um Rio de Água viva em nossos corações,a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário