quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O MISTÉRIO DO SÉTIMO DIA

ENTRANDO NO DESCANSO DE DEUS 

Jesus curou um homem, mandou que tomasse o seu leito e andasse(Jo 5:6,7,8). Aquele dia era sábado.Por isso os judeus disseram ao que fora curado que por ser sábado não era lícito  carregar o leito.E os judeus perseguiam Jesus porque fazia estas coisas no sábado.(Jo 5:16). A resposta de Jesus abre-nos o entendimento sobre o significado espiritual dos dias da criação e sobretudo sobre o significado do sábado, que continua causando polêmica até hoje.Jesus disse:

"Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." Jo 5:17. 

Se Jesus disse que estava trabalhando como o Pai, significava que espiritualmente o sétimo Dia ainda não havia chegado,embora aquele dia da semana fosse sábado, aquilo  na Lei era apenas uma sombra da realidade que estava para vir como resultado do  trabalho dele, pois logicamente o descanso vem depois do trabalho.

Jesus está dizendo que trabalha, como o Pai trabalha, que trabalho era este? Jesus havia curado um enfermo e lhe havia dito:

" Olhe que já estás curado;não peques mais, para que não te suceda coisa pior" Jo 5:14.

O trabalho que Jesus se refere é curar a única enfermidade que é a incredulidade,a enfermidade física também é uma sombra da enfermidade da alma  pois os pecados são a enfermidade. Ele veio tirar o pecado do mundo, tirar a incredulidade, só um que tivesse convertido e andasse em comunhão com Deus poderia não pecar mais.Este é o  ministério ou trabalho de Jesus Cristo , foi revelado por Ele por ocasião desta contenda com os judeus sobre trabalhar ou não no sábado, é uma longa ministração que alcança vinte e oito versículos de João capítulo cinco, mas podemos tomar estes como o centro do trabalho dele:

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, mas passou da morte para a vida.Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão." João 5:24,25.

Nestes versículos nós encontramos o trabalho e o resultado , nos nossos dias Deus está trabalhando, na unidade com Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo através da pregação genuína do evangelho que é  a sua Palavra, a sua voz, o objeto do trabalho são os pecadores que estão mortos em pecados, devido as muitas enfermidades resultantes de suas desobediências, o resultado do trabalho é entrarem na vida eterna por meio da ressurreição pela fé em Cristo.

E o sétimo dia, quando chegará ? O sétimo dia já chegou  para estes que entraram no trabalho de Deus e alcançaram o seu resultado:

"Portanto se foste ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisa lá do alto, onde Cristo vive, assentado a direita de Deus." Cl 3:1 

Cristo já entrou no sétimo dia quando ressuscitou, o fato de estar assentado atesta que consumou todo trabalho morrendo na cruz.Para nós entrarmos neste descanso, e participarmos do resultado como está escrito:

"E estando nós mortos em nossos  pecados e delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus"Ef 2:5,6.

Devemos pela fé atravessar todos os  seis dias de trabalho, que inclui tomar a cruz e negar a nós mesmos, assim chegamos ao sétimo dia e descansamos ressuscitados com Cristo.Este dia é sem tarde e manhã porque é eterno, somos nós que tendo a vida eterna não mais morreremos.(Gn 2:1,2,3).



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário