terça-feira, 6 de setembro de 2016

VESTES NOVAS, VESTES VELHAS E IGREJAS REMENDADAS

NÃO MISTURAR O NOVO COM O VELHO

Quando lemos o evangelho sem revelação, misturamos  Jesus quando estava na carne e quando voltou em Espírito, o primeiro é um judeu, obediente a Lei de seu Deus, cumprindo desde o seu nascimento tudo que estava prescrito na Lei, e sua crucificação é o cumprimento maior da Lei que ordenava que todo desobediente teria que morrer, neste ponto ele se fez pecado por nós entrando na carne e levando-a a cruz para que pudesse ali nos livrar da condenação da lei por sua ressurreição. A igreja teve muita dificuldade de compreender esta mudança, de vida na carne sob a Lei, a qual continua em vigor para os que estão vivendo segundo a carne,e ainda não creram em Cristo, para serem libertos na ressurreição de Cristo, e assim adentrarem no reino cuja lei é o Espírito de Vida que por meio de Cristo Jesus me libertou da Lei do pecado e da morte.(Rm 8:2).

Jesus, os discípulos, todos que creram , são um tipo de pessoa antes da ressurreição e  após a ressurreição são  nova criatura, livres da obras da carne e ditames da Lei, lembramos que tudo que é de Cristo é dos crentes, vejamos;

"E, assim,se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." 2 Co 5:17.

Enquanto a carne, o pecado, estava vivo, e Cristo não havia sido crucificado, a lei do pecado e da morte me controlava, podia tentar ser santo, mas a lei sempre me mostrava o pecado em meus pensamentos e atos, quando Jesus foi crucificado,morto, sepultado, ressuscitado e entronizado, tudo isto aconteceu comigo que cri nele, e está descrito assim:

"Fomos,pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que ,como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." Rm 6:4.

Em Cristo a Lei me matou e fui sepultado, só que ressuscitei Nele para a novidade de vida, a vida de Deus, a vida eterna, a vida do reino do céu, que maravilha ! Mas muitos nas igrejas vivem como se Jesus estivesse vivo na carne,e não no Espírito Santo, assim agem como discípulos de João, ou discípulos de fariseus, que em Lucas 5 :33 discutiam sobre o fato deles jejuarem e os discípulos de Jesus comerem e beberem, é sempre assim quando não vamos ao Espírito Santo e começamos a discutir sobre fazer ou não fazer, Jesus contou uma parábola nos seguintes termos para explicar a situação:

"Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha.E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os velhos; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.Pelo contrario, vinho novo deve ser posto em odres novos.E ninguém tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: o velho é excelente." Lc 5:36 ao 39.

Compreendendo a parábola:

-A veste nova é o comportamento dos crentes que são os odres novos, ressuscitados em Cristo, cheios do vinho novo que é o Espírito de vida de Cristo.
-Grande parte da igreja prefere o vinho velho, a lei e as ordenanças como se estivessem na carne, assim rejeitam o vinho novo que é o Espírito de vida de Cristo Jesus.
-Grande parte dos crentes estão com vestes velhas, tentando agradar a Deus através da Lei, outros estão numa grande mistura, com vestes rasgadas e remendadas com doutrinas que tentam unir a Lei e a graça do Espírito de Vida em Cristo Jesus.

Diante de tudo isto:

"Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem(pano velho,odre velho,vinho velho) com seus feitos e vos revestistes do novo homem (veste nova, pano novo, odre novo, vinho novo)que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." Cl 3:9,10




Nenhum comentário:

Postar um comentário