domingo, 30 de outubro de 2016

DINHEIRO: DA BÊNÇÃO E MALDIÇÃO NA IGREJA

CRESCENDO NO CONHECIMENTO DE DEUS

Há grande controvérsia sobre o dinheiro na obra de Deus, vamos ver o que as Escrituras dizem de Deus:

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais." Atos 17: 24,25.

Sobre Deus ficou evidente:
-Como Criador é Senhor do céu e da terra.
-Não habita em santuários feitos por mãos humanas.
-Não é servido por mãos humanas.
-Não depende nem precisa de nada, Deus não carece de nada, é todo suficiente.
-É que dá a vida e tudo que é necessário para mantê-la.

Podemos concluir que Deus não precisa de nenhum dinheiro nosso, é chamado Todo -Poderoso, faz a sua obra com seus recursos infinitos.Mas agora vamos a igreja e veremos que a igreja de Deus está na terra, e nela a vontade de Deus é feita, Deus separa pessoas para o ministério conforme a sua escolha, não escolhas humanas, este escolhidos por Deus podem ser sustentados pela igreja, ou podem, se assim escolherem, trabalharem para o seu sustento, conforme está escrito:

"E nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos." 1 Co 4:12a.

O apóstolo Paulo trabalhava e não era pesado para as congregações,mas a orientação espiritual a respeito dos que Deus escolhe para exercer  o ministério é assim:

"Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os  presbíteros que presidem bem, com especialidade aqueles que se afadigam na palavra e no ensino.Pois as Escrituras declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo.E ainda: O trabalhador é digno de seu salário." 1 Tm 5:17,18.

Como decidir  estas coisas ? A igreja tem como cabeça Cristo, nele estão todos os tesouros da ciência e da sabedoria, assim nada é feito segundo a carne, pois para todas as circunstâncias há uma instrução.Quando há irmãos necessitados:

"Ora, quanto à  assistência a favor dos necessitados, é desnecessário escrever-vos." 2 Co 9:1.

A igreja como uma irmandade fraterna cuida uns dos outros nas suas necessidades materiais, o que tem mais deve repartir com o que  está em falta, mas a sabedoria nisto se manifesta assim:

"Pois vós mesmos estais cientes do modo por que convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos este direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes." 2 Ts 3:7,8,9.

Os que servem à frente no ministério ,devem ser modelos do rebanho(1 Pe 5:3), no trabalho e presidência da igreja, notamos que as ofertas são voluntárias e não há nenhum sistema legal ensinado pelo Espírito Santo na igreja, pois todos devemos ter o mesmo sentimento que houve em  Cristo Jesus ao cuidar das necessidades uns dos outros, tanto dos irmãos que servem no ministério como os que não servem, cientes desta exortação:

"Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia.A elas, porém, exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão." 2 Ts 3:11,12.

A preguiça é condenada veementemente e considerada uma desordem na igreja, nunca devemos sustentar os que não trabalham e o podem fazê-lo, devemos exortá-los com amor.Sobre o dízimo Jesus disse:

"Ai de vós , escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé, devíeis , porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! " Mt 23:23.

Nos evangelhos precisamos perceber com quem Jesus está falando, sempre que fala aos judeus como um judeu que era, ele ratifica a Lei, a igreja só viria a existência em Pentecostes, Ela é edificada pelo próprio Jesus que cumpriu toda Lei na sua morte e ressurreição,  vemos que Jesus chama os judeus dizimistas de hipócritas, porque eles cumpriam a Lei parcialmente, desprezando a justiça e outros pontos considerados por Jesus até mais importante que o dízimo, se introduzirmos o dízimo como Lei na igreja, então teremos que ter o templo judaico e os levitas para serem sustentados pelo dízimo:

"Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm o mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo." Hb 7:5a.

O adversário continua a usar o dinheiro como grande fonte de corrupção e tem levantado todo tipo de críticas e divisões entre os crentes em Jesus,lembramos deste incidente que ficou registrado para nossa exortação:

"Vendo, porém, Simão, que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito, ofereceu-lhes dinheiro.Pedro, porém, respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir,por meio dele, o dom de Deus." Atos 8:18,20.

Devemos ser cuidadosos em lidar com o dinheiro, pode trazer bênçãos, mas se nosso coração não for reto pode trazer maldição também.O Espírito deve guiar e ensinar tudo, pois estamos aprendendo a lidar com todas as coisas:

" Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?  Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos ?Quanto mais as coisas desta vida !" 1 Co 6:2a,3.

Sem o Espírito Santo para aprendermos, as questões financeiras podem tornar-se fontes de grandes problemas, mas nós os que cremos temos a mente de Cristo, só isto nos guarda da divisão e da contenda, e nos fará sábios para lidar com todas as coisas, tanto da vida celestial, como desta vida !


Nenhum comentário:

Postar um comentário