sexta-feira, 7 de outubro de 2016

POR QUE OS HOMENS MORDEM E DEVORAM UNS AOS OUTROS ?

O SIGNIFICADO DOS ANIMAIS NAS ESCRITURAS 

Pedro tinha grande dúvida sobre pregar o evangelho aos gentios, Deus interferiu em sua mente de maneira eficaz dando-lhe a seguinte visão: 

"Viu o céu aberto e descendo um objeto como um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes,répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigiu a ele: Levanta-te Pedro mata e come ." Atos  10:11,12,13.

Pedro compreendeu a visão, os nossos pensamentos pecaminosos são representados pelos animais, e quando Pedro decidiu se levantar, em obediência à visão, o que está escrito é o seguinte:

"Envia a Jope e manda chamar Simão, por sobrenome Pedro o qual te dirá palavras mediante as quais será salvo, tu e toda a tua casa." Atos 11:13a,14.

O fato é que Pedro ao pregar o evangelho matava os animais,figura dos pensamentos desobedientes e sem entendimento, e comê-los significava ter comunhão com eles, mas só depois de matar os animais. Assim podemos entender porque também foi revelado a Daniel:

"Aquele carneiro com dois chifres que viste, são os reis da Média e da Pérsia; mas o bode peludo é o rei da Grécia." Dn 8:20, 21a.

Deus não vê como vê o homem, quando os homens olhavam viam um homem como rei da Grécia, Deus via um animal, agora podemos entender porque no judaísmo, Deus , utilizando como figura de Cristo, que haveria de vir para garantir a nossa salvação, dava as seguintes instruções:

"Se a sua oferta de holocausto for de gado, trará macho sem defeito, e porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito em favor dele para sua expiação.Depois imolará o novilho perante o Senhor." Lv 1:3a,4,5a.

O novilho era morto perante o Senhor, não é o mesmo que Pedro fazia quando pregava o evangelho, aquele que se convertia era aquele que a Palavra de Deus matava como pecador, é impossível um animal compreender Deus, amar a Deus, adorá-lo, mas quando somos livres dos pensamentos pecaminosos é que nos tornamos homens de verdade, segundo a semelhança, a imagem de Deus, os animais não são a imagem de Deus, mas um resultado do pecado e da desobediência, por isto temos assim também profetizado:

"A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão." 

São três animais usados para descrever o coração de um homem, porque sabemos ser  o coração de uma homem, os pensamentos de um homem ? Porque também está revelado:

"Quando ,porém, o seu coração se elevou, e seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória.Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada com os jumentos monteses." Dn 5:20,21a.

Esta passagem se refere ao rei que se tornou orgulhoso e arrogante, o seu coração se tornou como o dos animais, isto revela que a arrogância e o  orgulho muda nossa imagem em imagem de animais, esta é a razão de Deus colocar na arca os animais puros e impuros, os puros significando os judeus salvos, os animais impuros os gentios salvos.

Jesus na cruz matou a nossa natureza animal, para sermos conformados à imagem de Deus, Jesus matou na cruz nosso orgulho e arrogância, para agora sermos em nossa carne como ovelhas, mansos e humildes de coração, pois como ovelhas temos um homem como Pastor, o Senhor Jesus Cristo,  o que executou a obra e nos livrou de tão grande condenação.Mas como ovelhas temos muito que meditar para compreender !A nossa carne e sangue é representada por animais, a salva por animais puros, os pecadores por animais impuros.Paulo disse aos Gálatas:

"Se vós,porém, mordeis e devorais uns aos outros, veja que não sejais mutuamente destruídos." Gl 5:15.

Morder e devorar é ação de animais, e animais impuros, verdade é que na igreja nem sempre há apenas ovelhas !



Nenhum comentário:

Postar um comentário