quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ENCONTRANDO A VERDADEIRA FELICIDADE

A ATITUDE DE JESUS CRISTO

Em todos os tempos e eras, os homens tem debatido, buscado, especulado e comentado a respeito da felicidade e como consegui-la de maneira permanente.Jesus testemunhou a respeito dela e mostrou-nos a maneira de entrarmos neste estado da alma, que alguns,por cauda da incredulidade, até imaginam não ser possível.Jesus disse:

"Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e vosso gozo seja completo." Jo 15:11.

Que gozo, que satisfação ou alegria é esta, chamada de completa, tornando-se a verdadeira expressão de uma felicidade, um estado em nossa alma cheia de graciosidade e vida eterna ? Jesus estava em felicidade permanente, não dependia de nada exterior para preenchê-lo ou completá-lo.Mas qual era atitude dele ?

"Se guardardes os meus mandamentos,permanecereis no meu amor; assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço." Jo 15:10.

São duas coisas, que para nós nascidos da carne e sem presença de Deus, soa como algo longe e estranho, guardar os mandamentos e permanecer no amor.Sabemos que os mandamentos do Senhor foram resumidos em dois: Amar a Deus e o próximo como a si mesmo, mas Jesus foi além:

"Ninguém tem maior amor do que este:de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos." Jo 15:13.

Agora chegamos na origem da felicidade verdadeira, em doarmos a nossa vida em favor dos outros.Dar a nossa vida significa isto que está escrito:

"Quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á." Mt 10:39b.

Este é o segredo a verdadeira felicidade, pois toda insatisfação e aborrecimento está na nossa vida egoísta, velha e pecaminosa, quando damos algo, a princípio é uma perda, mas vejamos, o resultado é acharmos a vida abundante vinda de Deus, a qual Jesus veio trazer,por meio de sua ressurreição, quando mais vivemos para nós mesmos, mais infelizes somos, assim nesta nova vida, chamada de novo homem,iremos viver para Deus:

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em  verdadeira justiça e santidade." Ef 4:24.

Assim cumprimos os mandamentos do Senhor, somos crucificados com Jesus, na nossa velha natureza egoísta e pecadora,pois pelos mandamentos a vida pecadora dever morrer, a nova vida que achamos é a vida eterna, cheia de amor, paz, alegria,bondade e todas as características do Espírito de Deus(Gl 5:22).Esta é a verdadeira felicidade, escondida numa fé pura, que em nós opera esta mudança gloriosa, fazendo-nos nova criatura em Jesus Cristo.Uma felicidade que jamais vai passar !

terça-feira, 22 de agosto de 2017

COMO CHEGAMOS JUNTO ÀS AGUAS DE DESCANSO ?

EXPERIMENTANDO O ESPÍRITO DE DEUS 

A fé é algo prático com resultados maravilhosos, as Escrituras revelam as coisas invisíveis do Espírito de Deus, com símbolos que podemos compreender com facilidade, vejamos:

"O Senhor é meu Pastor, leva-me para junto das águas de descanso." Sl 1:1a,2b.

Quando temos o Senhor Jesus como nosso Pastor, as vantagens é que chegamos a desfrutar das  suas promessas, entrando na realidade de sua presença, sentindo em nossas almas o ambiente assim descrito:

"Leva-me para junto das águas tranquilas." Sl 2b.

Águas nas Escrituras significam pensamentos, e na realidade o nosso ambiente interior depende de para onde são levados os nossos pensamentos, mas antes vejamos como sabemos que águas são pensamentos:

"Como o poço conserva frescas as suas águas, assim ela, a sua malícia, violência e estrago se ouvem nela." Jr 6:7.

Deus se refere ao povo de Jerusalém , como um poço, um poço são águas paradas, mortas,pensamentos maliciosos e violentos, o contrário de águas vivas, que se referem ao Espírito de Deus que se move e renova continuamente:

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." Jo 7:38.

Sem o Pastor Jesus Cristo, nosso interior é agitado, nossos pensamentos se cansam e nos agitam, para descansar precisamos ser guiados por Ele, ele precisa nos levar à sua própria mente, ao seu Espírito, Jesus é manso, humilde, tranquilo e quieto, quando ouvimos a sua voz, somos guiados pela sua palavra, o resultado é que nós chegamos às águas tranquilas, nós descansamos, sossegamos a nossa mente, nosso ser interior se refrigera, por  que o mundo está agitado e cada dia mais enlouquecido ? Vivemos uma geração de religiosos sem Deus, igrejas sem o Espírito de Verdade, sem compromisso com o único Deus verdadeiro, assim a fé não traz o resultado esperado, só Jesus é a fonte da vida que descansa, pois ele se torna uma própria fonte em nosso interior:

"  Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede,pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." Jo 4:14.

É assim com você e a igreja ? Ou apenas letra morta em livros ilustradas ? Deus é verdadeiro, precisamos experimentar a realidade de suas palavras em nossas almas, só assim nada nos faltará, e se o Senhor for o nosso Pastor.



quarta-feira, 16 de agosto de 2017

POR QUE AS IGREJAS ESTÃO ERRANDO ?

O QUE É MAIS IMPORTANTE NA IGREJA?

Se o que Jesus fala e revela não for considerado pela igreja, ela estará exposta a todo tipo de erro, e a única maneira é voltar atrás e ouvir exatamente o que o Jesus está dizendo. A tragédia das divisões, da idolatria, das doutrinas de homens, das doutrinas de demônios, da fermentação e desfiguração dos propósitos de Deus, tem como raiz o fato de os crentes não perceberem que creram é na pessoa de Jesus Cristo,terceirizando a sua fé,tendo outros mediadores, recebendo de homens corrompidos um evangelho corrompido, um Jesus diferente daquele revelado nas Escrituras.As cartas às sete igrejas em Apocalipse 2 e 3 é a voz de Jesus glorificado, que como Espírito fala e corrige as igrejas, elogiando o que está de acordo com sua vontade, e repreendendo o que está errado, portanto ele diz:

"Eu repreendo e disciplino a quantos amo." Ap 3:19a.

Naturalmente não gostamos destas duas coisas, repreensão e disciplina, afinal, conhecemos esta igreja que Jesus repreende e disciplina? Ou será que estamos num lugar onde numa porta larga todas as coisas acontecem livremente,de acordo com a vontade humana?Nas cartas, temos muitas repreensões, vejamos algumas:

"Tenho,porém contra ti, que abandonaste o teu primeiro amor." Ap 2:4.

Sem este amor não seremos fiéis a Jesus, seremos corrompidos pelos desejos de nosso coração carnal, esta é a palavra a primeira igreja, Éfeso, significa igreja desejável, mas a queda ali se iniciava:

"Lembra-te,pois, de onde caíste, arrepende-te e volta a prática das primeiras obras." Ap 2:5.

Voltar ao primeiro amor e às primeiras obras, notem que as igrejas hoje não praticam como a igreja no livro de Atos, onde o Espírito estava no centro, tendo voz e autoridade:

"Então, disse o Espírito a Felipe: Aproxima-te deste carro e acompanha-o." At 8:29.

Alguns mestres de hoje chegam a ensinar  que o Espírito não nos fala diretamente, portanto, Deus teria emudecido, assim transformaram Deus num livro, Deus nos fala somente pelas Escrituras, que doutrina terrível é esta? As Escrituras, que são o testemunho e os livros de Deus, ainda são livros, e para terem vida precisam do Espírito de Deus que nos comunica o seu sentido e realidade, por isto Jesus disse:

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.Contudo, não queres vir a mim para terdes vida." Jo 5:39,40.

Ir às Escrituras e estudá-las é uma coisa, ir a Cristo é outra, a igreja erra nisto, as Escrituras são um mapa para se chegar a boa terra, o Cristo ressuscitado, o Espírito de Jesus Cristo é que é Boa Terra, você pode ter o testamento, o documento que testifica, e não ter a pessoa que dá vida que é Cristo, por isto ele repreendeu a igreja de Sardes assim:

"Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto." Ap 3:1b.

Não é estranho que haja uma igreja que está morta ? Não é também estranho que os crentes e as lideranças não se importem muito em compreender estas cartas às igrejas ? O fato é que para entendê-las precisamos ir a Jesus e ouví-lo, assim teremos a vida capacitada para entendê-las.Concluímos que ninguém pode interpretar e entender o que o Espírito diz, sem o Espírito, e ele nos diz sete vezes:

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Ap 2:7.

Será que as igrejas tem ouvidos? Será que estão considerando os avisos de Jesus? As lideranças de hoje, em sua maioria, não viram e não ouvem o Jesus glorificado, o que apareceu ao apóstolo João e nos deu estas revelações(Ap 1:11). Seremos felizes se formos a Jesus e tivermos vida para ouvir, compreender, sermos disciplinados e corrigidos, e assim estarmos abertos a voz do Senhor, para mudarmos os nossos pensamentos e termos atitudes de acordo com Ele.




quinta-feira, 10 de agosto de 2017

POR QUE TEMOS DIFICULDADE DE COMPREENDER AS PALAVRAS DE JESUS ?

O CUIDADO COM A DOUTRINA 

Certa ocasião quando Jesus e os discípulos chegaram a certo lugar e esqueceram-se de levar pão(Mt 16:5), Jesus aproveitou a oportunidade para ensinar uma das lições mais preciosas, e revelar com isto a razão da nossa dificuldade em entender as suas palavras e o evangelho.Nós nascemos segundo a carne, assim nossa mente tem como fonte os sentidos naturais, vemos,ouvimos e tocamos as coisas exteriores, logo, como o evangelho evangelho trata as coisas interiores, relativas a nossa alma, espírito, pensamentos e emoções, coisas que não se veem, espirituais, temos dificuldade com a forma de Jesus revelar estes fatos e verdades, por isto disse:

"Não compreendeis ainda?" Mt 16:9a

"Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães ? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus." Mt 16:11.

O pão nas Escrituras representa a palavra que ouvimos e cremos, então a comemos, colocando no nosso coração, na nossa mente, mas Jesus revela o grande perigo do que ele chamou de fermento, o fermento é algo muito negativo nas Escrituras:


"Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra” (Ex 12.19)

O fermento representa a nossa mente contaminada por Satanás no Éden, quando nossos primeiros pais comeram da ciência do Bem e do Mal, algo que falseia o pão,a palavra, fazendo-o crescer, ele parece grande e se torna macio, de fácil assimilação, bom ao nosso paladar,mas não produz  o resultado esperado,pois quando misturamos a palavra de Deus com a nossa, ela fica mais fácil de aceitar, comer, como um pão fermentado, tornando-se uma ensinamento, uma doutrina.Na verdade, o  crescimento desordenado de igrejas divididas veio das doutrinas fermentadas pelos homens, uma mistura de palavras humanas com a palavra de Deus, mas os verdadeiros discípulos de  Jesus compreenderão isto:

"Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus." Mt 16:12.

Para entendermos os evangelhos precisamos compreender que o Espírito Santo usa os mesmos símbolos do início a fim, e seu significado leva em conta o contexto, e este principio é muito importante, e nos livrará do engano, de erros que nos conduzirá a confusão e fraqueza espiritual, Jesus profetizou a confusão de hoje assim:

"Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado." Mt 13:33.

Será que é fácil tirar fermento de uma massa levedada? E o pior, o fermento está propositalmente escondido, as pessoas comem as doutrinas dos líderes de hoje e não percebem o fermento, a interpretação errada deles produzindo um outro evangelho, introduzindo um outro espírito, sem as multidões perceberem.A mulher representa uma igreja, as três medidas de farinha o Cristo, em tudo envolve o nome de Jesus e sua palavra, mas misturam fermento, a palavra deles, na verdade, não iluminam,mas confundem as pessoas, quando chegamos com o pão puro, somente a palavra de Deus, tem dificuldade de entender e aceitar, já estão com a mente cheia, o coração cheio de pão fermentado, doutrinas   de homens.Esta é a razão da grande dificuldade de compreender as palavras de Jesus  nos dias de hoje, ouçam ele dizendo:

"Acautelai-vos com a doutrina !" Mt 16:12


quinta-feira, 3 de agosto de 2017

QUANDO O REINO DOS CÉUS CHEGOU ?

UMA NAÇÃO QUE NÃO É DESTE MUNDO 

Estas são as primeiras palavras do Espírito através de João Batista:

"Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." Mt 3:2.

Estas são as primeiras palavras de Jesus no  seu evangelho:

"Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." Mt 4:17.

Não podemos mudar o sentido das Escrituras, se algo estava próximo naqueles dias em que João e Jesus pregavam, e isto eles pregaram em primeiro lugar, é porque seria o maior dos acontecimentos espirituais em todas as eras, a chegada de um reino que mudaria toda a maneira humana de concepção de poder, pois reino implica autoridade,poder que emana de um rei, com lei e ambientes próprios, portanto vejamos a profecia de sua chegada, e posteriormente o seu estabelecimento na terra:

"Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus." Mt 15:19.

Estas palavras foram ditas a Pedro após ele ter recebido a revelação de Deus de que Jesus era o Filho do Deus vivo.Agora vejamos o momento em que tendo as chaves do reino dos céus, Pedro abre a porta do reino através da sua pregação, estando ele cheio do Espírito Santo, o mesmo Espírito que moveu João Batista e Jesus a pregarem que o  reino estava próximo:

"Então, se levantou Pedro, com os onze;e,erguendo a voz, advertiu-os nestes termos." At 2:14.

Entre os onze Pedro se levanta porque tem as chaves do reino, é compreensão da verdade, dos pensamentos de Deus e da vontade de Deus, os termos são os mesmos de João e Jesus, é o Espírito Santo trazendo o Rei do reino dos céus como Espírito que dá a vida para se viver no seu reino:

"Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." At 2:38.

Assim é a revelação de Deus para entrada no seu reino:

-Arrependimento: Uma mudança total na maneira de pensarmos, convencidos de pecado pelo Espírito, ficamos contritos e com desejo ardente de abandonar todas os pensamentos errados a respeito de Deus,de nós mesmos e do próximo.Sem isto não podemos ser batizados em Jesus, o que significar entrarmos Nele, no ambiente de sua mente, de seu Espírito.

-Batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de pecados: Arrependidos de sermos o que temos sido, nós passamos pela experiência descrita assim:

"Todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte."  Rm 6:3.
"Fomos pois sepultados como ele na morte pelo batismo." Rm 6:4
"Porque, se fomos unidos na semelhança da sua morte, certamente o seremos na semelhança de sua ressurreição." Rm 6:5.

As chaves dadas a Pedro revelam que os fatos na obra de Jesus se tornam nossos, o cordeiro com sua morte mata-nos como pecadores que somos e nos ressuscita,só assim podemos ver o reino, entrar nele e obedecermos Jesus como rei do reino dos céus, pois passamos a ter a vida necessária para vivermos no reino.

-O dom do Espírito Santo: Este dom é vida divina que nos vem após os pecados serem remidos, tirados.Jesus anunciou que veio não para fundar uma religião à  maneira dos homens, mas Ele veio para que tivéssemos vida, e a tivéssemos em abundância(Jo 10;10b). Esta vida é a vida de ressurreição.

Portanto podemos concluir que o reino que estava próximo, na ocasião que Jesus pregava, estando ainda na carne,chegou quando o Espírito Santo veio em Pentecoste, que é a colheita de tudo  que Jesus plantou, não está revelado assim?

"O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino." Mt 13:37a.

Infelizmente as igrejas se tornaram reinos em que homens reinam, dão a palavra e decidem como bem lhe parece, mas não estejamos enganados, o Espírito Santo no livro de Atos falava, revelava, ensinava e guiava os servos de Deus, e Ele está aqui da mesma maneira, para convencer de pecado, e nos fazer participantes da natureza divina. Assim o reino será real, e isto é conhecer a verdade,  ser livre do espírito maligno que domina o mundo através das mentes pecaminosas, este reino não é deste mundo.


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

COMO NÓS PODEMOS VER JESUS ?

A SUPREMA AMBIÇÃO DAQUELE QUE CRÊ 

Nós, os que cremos no Senhor, não devemos ser como os gregos no evangelho de João, eles não foram ao Senhor diretamente,porque não o conheciam, mas buscaram mediadores, para que assim pudessem ver o Mestre, vejamos como está escrito:

"Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos; estes se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram Senhor, queremos ver Jesus." Jo 12:20,21.

Comparando com as palavras de Jesus, percebemos que Jesus nunca disse:Ide a Filipe, a Paulo ou a João, mas Jesus disse: 

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mt 11:28.

Quando Jesus recebe o recado dos gregos através de Filipe e André, a sua resposta, como todas as respostas do Espírito de Deus pelo qual ele falava, foi assim:

"É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.Em verdade, em verdade vos digo: SE O GRÃO DE TRIGO, CAINDO NA TERRA NÃO MORRER,FICA ELE SÓ; MAS SE MORRER,PRODUZ MUITO FRUTO." Jo 12:23,24.

Afinal o gregos queriam vê-lo, e se fosse um de nós diríamos segundo nossos pensamentos carnais que eles se achegassem e nós receberíamos com presteza, mas o Senhor Jesus nesta oportunidade ensina como aqueles que querem vê-lo, podem chegar a vê-lo como realmente ele é, não uma figura humana como muitos o pintam, mas como Espírito, pois o fato dele como Filho do Homem ser glorificado, é que como grão de trigo, um homem em carne e sangue, morreria na cruz, perderia a sua vida da alma, para que na ressurreição, viesse como com Espírito vivificante, para aqueles que o quisessem recebê-lo, vê-lo, e por toda eternidade estar como Ele, na verdade, nossa salvação é o MUITO FRUTO  produzido pelo grão de trigo que morreu, mas Ele explicou ainda melhor:

"Quem ama a sua vida perde-a, mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preserva-la-á para a vida eterna.Se alguém me serve,siga-me,e, onde eu estou,ali estará também o meu servo.E, se alguém me servir, o meu Pai o honrará." Jo 12:25,26.

O que nos impede de ver Jesus é a nossa vida natural, nossos pensamentos e julgamentos segundo nós mesmos, notemos como os homens amam sua vidas, expondo sempre a sua sabedoria própria, seus sentimentos e talentos carnais, mas Jesus na sua resposta, revela que se desejarmos vê-lo como ele realmente é, o Espírito que dá vida, precisamos perder esta vida da alma, renovando a nossa mente, para recebermos entendimento e compreendermos a vontade de Deus.

Hoje,a maioria dos cristãos são como os gregos, terceirizam seu conhecimento de Jesus, não compreendem o que ele é, por isto não vão a ele diretamente, isto gera confusão e decepção, precisamos nos concentrar em seu chamado a nós, Ele disse: Vinde a mim ! Em outra passagem:

"Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé,Jesus." Hb 12:2a.

Ninguém pode olhar para o que não viu, muito menos firmemente, a fé é o agente operador das coisas espirituais, Jesus mesmo inicia esta fé em nós, é o Autor, obedecendo as suas palavras perdemos a vida natural que temos, mas como recompensa ele disse: O MEU PAI O HONRARÁ ! E sito é ganhar a verdadeira vida, a vida eterna !