quarta-feira, 31 de agosto de 2016

COMO ESCAPAR DE FALSOS MESTRES ?

CONHECENDO A VERDADE 

A respeito da liberdade Jesus afirmou: 

"Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."  Jo 8:31. 

Só podem chegar a ser mestres e ensinar sobre Jesus aqueles que se tornam seus discípulos e aprendem com ele, e para sermos seus discípulos ele impôs uma condição que não pode ser esquecida:

"Se vós permanecerdes na MINHA PALAVRA, sois verdadeiramente meus discípulos." 

Esta é uma condição para conhecermos a VERDADE que é o próprio Cristo, nunca pensemos que é fácil permanecer na palavra de Jesus, quando estiver reunido na igreja, perceba se a prática dos que ali estão ensinando, está seguindo estritamente o que Jesus e os apóstolos ensinaram ? Vamos trazer à memória algumas palavras e mandamentos do Senhor Jesus, e assim fazermos uma comparação com o que os mestres tem ensinado:

"Não sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo" Mt 23:10.
"Mas o maior dentre vós será vosso servo"  Mt 23:11.
"Ensinando a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." Mt 38:20a.

As questões que podemos levantar em nossos corações e levarmos ao Senhor Jesus em oração são as seguintes:

-O que estou aprendendo foi Jesus que disse ou é interpretação humana? 
-Como sei que não estou saindo da palavra de Jesus ?
-Há alguém me guiando sem ser Cristo ? 
-Parece haver alguns maiorais entre nós que monopolizam a liderança sem o Espírito Santo ?
-Será que estamos guardando com discernimento somente o que Jesus ordenou ?

Lembramos que é muito fácil sair da palavra de Jesus e passarmos para as nossas palavras e interpretações, nossas palavras e interpretações podem nos levar para longe do que Jesus ordenou ou ensinou, se alguém chega a ser mestre, precisa ser provado pelas Escrituras e pelo Espírito Santo, ninguém pode auto nomear-se mestre nas coisas do reino de Deus e de Cristo, sem que Cristo mesmo o escolha e nomeie, vejamos:

"Não fostes vós que escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros." Jo 15:16a.

Tudo do reino de Deus veio da autoridade do reino, ninguém do mundo pode dizer para o outro: olha! eu te escolhi para pregar o evangelho, vai em nome de Jesus ! São estas nomeações no mundo que fez de muitas igrejas o que são hoje, ídolos, negócios e interesses mundanos, os que ali governam e ensinam não vieram da autoridade do reino, não procedem de Jesus Cristo, por isto não se importam com as Escrituras, apenas usam o que está escrito para justificar suas próprias doutrinas.

Este aviso é para a igreja, é no meio de nós os crentes, vejamos: 

"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres. Também movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias. " 2 Pe 2: 1a,3a.

Três palavras nos chamam atenção nos falsos mestres:
-avareza;
-comércio;
-palavras fictícias.

Jesus disse que para permanecermos nas palavras dele que são VERDADE,  os falsos mestres usam palavras fictícias,como são avarentos ganham dinheiro comercializando as coisas de Deus, e usando a fé dos incautos, são especialistas em doutrinas das Escrituras, e no final cremos em algo que não é verdade, nem é vontade Deus, estejamos atentos, e oremos a respeito destas coisas, o Espírito de Verdade não nos deixará enganar e sermos enganados, se formos a Ele. Bendito Jesus ! Só assim chegaremos a ser livres !

COMO ESCAPAR DE ESPÍRITOS ENGANADORES ?

DISCERNINDO ESPÍRITOS  

Temos o nosso espírito, o espírito dos outros, os espíritos malignos, e temos o Espírito Santo, aquele sem o qual não podemos saber nada sobre os assuntos espirituais, na era da igreja o Espírito Santo está para ela como Jesus para os discípulos enquanto estava na terra, Deus para Israel desde o seu chamamento. Assim sem o Espírito Santo nada está revelado  ou iluminado para que possamos tomar posição.

Quando Jesus estava indo pra Jerusalém, seus discípulos entraram numa aldeia de samaritanos, mas estes não o receberam, fato que causou revolta nos discípulos a ponto de sugerirem a Jesus:

"Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos fogo do céu par os consumir? Jesus, porém, voltando-se  os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois." Lc 9:54,55.

Cada espírito tem sua personalidade, seu temperamento, sua vontade, e muitas vezes o espírito, unido a alma humana, se move usurpando o direito de Deus como único Espírito a nos guiar e decidir sobre todas as coisas, hoje, até mesmo muitos chamados pentecostais   e espirituais, recebem influência e agem sem discernir o espírito que os move, sendo abertos a espíritos enganadores, ignorando o perigo de se receber influência estranha, promovendo o que Jesus reprova, e reprovando o que Jesus aprova. Como está escrito:

"Ora, o Espírito  afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a própria consciência." 1 Tm 4:1,2.

Vale lembrar, que Tiago e João, assim como nós, estavam com Jesus, e mesmo assim, impulsionados pelo ressentimento de não terem sido recebido pelos samaritanos, foram sugeridos por seus espíritos a uma vingança, e usando o poder de Deus, a oração e o fogo do céu.Jesus,cheio do Espírito Santo, discernindo seus pensamentos,  coloca  a mão na questão sem meias palavras, simplesmente diz a eles, que não discerniram a origem do pensamento deles, e estavam prontos e dispostos a agir, de maneira completamente contrária a vontade de Deus.

Quando por meio do Espírito Santo olhamos as reuniões de muitas igrejas hoje, percebemos quantos Tiagos e Joãos estão agindo, pode ser até mesmo orações positivas, para cura, para expansão da dita obra, para abrir isto e aquilo, para ir aqui e acolá, tudo num frenesi e força da carne, sem nenhum discernimento, pois Deus não vai agir fora de seus propósitos, e Jesus, por meio do Espírito Santo, é o único a nos iluminar a respeito de todas as coisas espirituais, senão caminharemos para a decepção e o desengano, resultando em incredulidade e confusão, dando um mal testemunho diante do mundo, cujo espírito está ansioso para acusar e difamar a igreja.

Havendo perigo de homens falarem mentiras com a consciência cauterizada, assim dando lugar a espíritos enganadores e ensino de demônios, não é nosso dever ir ao Espírito Santo, e em comunhão com Ele ter a revelação destas realidades ? Sei que a grande maioria fica aborrecida com a verdade, não gostam da verdade e da Palavra de Deus, nem por isto devemos deixar de dizer: Olha, vocês não sabem de que espírito são ! Estão dizendo que isto é espírito santo mais não é ! Leiam as Escrituras ! O Espírito Santo é espírito de Verdade e  nos dá um dom chamado "discernimento de espíritos"(1 Co 12:10) , com o qual  percebemos quem está nos falando através dos homens ou em nossa mente, podem ser os homens mesmos, pode ser  da nossa própria mente, pode ser espíritos enganadores na mente dos outros, podem estar ensinando algo fora das Escrituras como se Deus aprovasse e tivesse dito ! Assim estamos expostos a tudo isto e só o Espírito Santo é a pessoa habilitada para discernir e revelar tudo.

Como escapar nestes últimos dias de espíritos enganadores? Indo ao Espírito Santo e obedecendo o mandamento:

"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora."  1 Jo 4:1.


Observemos, provar os espíritos, se refere sobretudo aos espíritos humanos, ao que os homens falam, pois podem ser receptores do Espírito Santo, então são de Deus, homens de Deus, ou receptores de espíritos enganadores, com ensinos de demônios, então estes, parecem ser homens de Deus, mas não o são na realidade. Provai pois os homens ! Oremos, pois os dias são maus !

terça-feira, 30 de agosto de 2016

QUANDO DEUS FALA CONOSCO

JESUS ABRIU-NOS UM NOVO E VIVO CAMINHO 

Desde que os cristãos foram cheios de doutrinas de homens, muitas verdades ficaram esquecidas, e a vida espiritual empobrecida, e para muitos a oração se tornou um monólogo sem resposta, como se falássemos a um ídolo mudo. Mas esta deve ser a nossa experiência em oração:

"Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito" Ef 2:18.

O que isto significa? Temos acesso, isto é sermos tão chegados a uma pessoa que falamos com ela e ela nos responde, sobre nós os crentes está escrito:

"Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão."  Gl 3: 7.

Somos filhos de Abraão porque temos a mesma fé, mas creio que temos uma vantagem gloriosa sobre Abraão, pois em Cristo, Deus vem fazer morada dentro de nós, conforme está escrito:

"Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará , e viremos para ele e faremos nele morada." Jo 14:23.

Quando Abraão orou foi assim:

"Porém Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor.E, aproximando-se a ele disse: Destruirás o justo com o ímpio? Não fará justiça o Juiz de toda terra? Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor a deles." Gn 22b,23,25b,26

Acompanhando este diálogo, Abraão fala e Deus responde e explica, estavam falando sobre a destruição de Sodoma, e Abraão intercedia por eles, se foi assim com Abraão, que estava na presença de Deus, e nós a igreja? 

O Deus de Abraão veio fazer morada em nós por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, a nossa comunhão com Deus é muito mais íntima que foi com Abraão, temos acesso, falamos com Ele e nos responde em tudo, só assim chegamos ao conhecimento da verdade, como os cristão tem sido roubados desta graça, não interessa aos homens gananciosos de poder ensinar a verdade, Jesus disse que se batêssemos a porta abrir-se-ia, que maravilha é esta?  

É triste ver o engano ser recebido com boas vindas, quantos estão estão ensinando que Deus não fala mais, não revela mais nada? vejam ainda o que Jesus disse:

"Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e ME MANIFESTAREI A ELE ! " Jo 14: 21b.

Vou repetir: " Eu me manifestarei a Ele " Isto é Deus falando conosco como falou a Abraão ! bendito Deus da verdade, o que os homens dizem de ti sem teu Espírito será envergonhado !

COMPREENDENDO O ESPÍRITO CRIADOR DE TODAS AS COISAS !

TOCANDO O ESPÍRITO DE DEUS

Estas são as palavras de Deus:

"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo  o vosso coração.Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte." Jr 29:13,14a.

"Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" Mt 5:8 

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e revelação do pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual a esperança do seu chamamento, qual  a riqueza da glória da sua herança nos santos." Ef 1:17,18.

Qual é a palavra comum nos versículos acima que torna possível o conhecimento de Deus ?  É o coração, se todas as faculdades de nosso coração estão dispostas para Deus, nós o encontramos dentro de nós, pois nos veio por meio de Jesus. O conhecimento de Deus é a coisa mais importante do universo, pois Jesus também disse: 

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." Jo 17:3.

Quando estamos pregando e falando pelo Espírito Santo, percebemos quando alguns irmãos que estão ouvindo, ficam buscando nos seus registros interiores aquele fato ou palavra. A nossa alma, o nosso coração funciona como um computador que vai registrando as experiências, as revelações, o entendimento é como resolver uma expressão matemática, nós meditamos em uma palavra de Deus, uma verdade que ouvimos,e achamos a resposta certa, o sentido exato, e procuramos aquilo dentro de nós, quando compreendemos o sentido, a realidade, nossos olhos do coração são iluminados, então começamos a perceber quem é Deus e o que é Deus,assim podemos agir e falar de acordo com o seu Espírito, é um aprendizado interior.

Deus diz que é achado com o coração, logo nossa mente e vontade estão envolvidos, a fé entra como um catalisador que dispara a vontade, uma reação acontece dentro de nós, e começamos a perceber o sentido da vida, as consequências de nossos pensamentos e atitudes. Deus é perfeito .Perfeito significa desprovido de qualquer defeito, todos os seus pensamentos e caminhos são puros.Vamos meditar num exemplo de iluminação do coração e a compreensão de como Deus se revela a nós: 

Certo dia fui pagar uma dívida numa loja onde havia  feito várias compras a crédito de certa quantidade de objetos, quando me apresentaram a conta, percebi que não tinham  anotado a última compra, portanto a dívida era a metade do que na realidade eu havia comprado. Instantes antes Deus me havia mostrado em visão o seguinte: 

Estava em meu carro e quando o estacionei, me vi rodeado de raposas, tentando entrar no meu carro" 

No momento exato de pagar a conta ali balcão, quando me foi apresentado somente a metade, sendo que sabia exatamente o valor que iria pagar, veio em mim os pensamentos de levar vantagem naquele negócio, imediatamente lembrei-me da visão, e rejeitando aqueles pensamentos, argumentei com o proprietário que ele havia esquecido de anotar todas as compras, assim paguei o que realmente devia. O Espírito Santo, no meu coração, deu-me a entender a visão, o meu carro era o mover dos meus pensamentos, as raposas tentado entrar nele era a esperteza da minha carne desejando levar vantagem indevida, espiritualmente as raposas aparecem nas Escrituras como animais imundos, assim percebi que Deus é honesto e verdadeiro, isto é apenas um exemplo, da mesma forma, não nos iluminará o Senhor nas questões da igreja e de sua obra? Achei Deus no meio coração me ensinando e corrigindo, aperfeiçoando,a respeito de tudo, Ele é o Espírito de Verdade e está conosco, isto é pratico e real.

Você vai achar Deus com seu coração ! Porque o povo é enganado e destruído? 

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." Os 4:6a

Vejam a consequência da falta de conhecimento:

"Ouvi a palavra de Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há VERDADE,nem AMOR,nem CONHECIMENTO de Deus. O só prevalece é perjurar,mentir,matar,furtar e adulterar, e arrombamentos e homicídios sobre homicídios." Os 4:1,2.

Achar a Deus é maravilhoso e rico, assim viveremos Nele e para Ele, Ele não nos deixará e não desamparará !  Ele nos ensinará de tal maneira que seremos conformados à imagem de seu Filho !

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

EU TRAGO NO MEU CORPO AS MARCAS DE JESUS

A MARAVILHOSA GRAÇA DO EVANGELHO

Como o evangelho foi reduzido pelos homens a uma organização com força e poderes humanos, todos os que desejam conhecer a verdade e serem completamente livres como prometido por Jesus, e plenamente tornado possível por sua obra, devem avançar para o que está escrito, e para o Espírito Santo que nos foi dado, e assim percebermos na iluminação dele a verdade. Vamos acompanhar o testemunho do Espírito na vida de um homem que experimentou o evangelho em toda sua plenitude:

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim,e eu, para o mundo.Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão , mas o ser NOVA CRIATURA. E todos quantos  andarem  de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.Quanto ao mais ninguém me moleste; porque eu trago NO CORPO AS MARCAS DE JESUS."  Gl 6:14 ao 17.

Que marcas de Jesus Paulo trazia? Porque ele chamou a igreja de Israel de Deus? Por que a única coisa que importava era ser nova criatura? Para compreendermos o que Paulo diz precisamos lembrar de Jacó, e a transformação que aconteceu com ele através do tratamento de Deus. Jacó significa suplantador, nosso homem natural e pecador, esperto, sagaz, inteligente, mas à medida que Deus vai tratando com ele no decorrer de sua vida, ele vai sendo transforma a ponto de Deus chamá-lo de Israel, que significa vencedor com Deus. Esta é nossa história, a cruz de Cristo nos trata de tal maneira que nosso Jacó também é mudado em Israel, nós devemos trazer no nosso corpo as marcas de Cristo.  O que falta aos crentes hoje? As marcas de Cristo, aqueles que tomaram a cruz e negaram a si mesmos serão conformados à imagem de Cristo, serão Israel, vencedores com Deus, uma NOVA CRIATURA.

Chegamos a uma igreja, muitos louvam e pregam, muitos ensinam e explicam o evangelho, mas onde está a nova criatura? o manso e humilde, o paciente e sofredor, o que tem inimizade com o espírito de mundo, o que não negocia a verdade para agradar homens, o que não teme a oposição e ser ignorado e mal compreendido?

A nova criatura é o resultado de nossa ressurreição com Cristo, mas não haverá ressurreição sem a cruz e a morte, por isto a glória da igreja está ligada a cruz de Cristo, ela destronou o diabo, o engano e a morte espiritual, assim se cumpre:

"Porque se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte,certamente, o seremos também na semelhança de sua ressurreição." Rm 6:5.

Antes da morte com Cristo somos Jacó, depois somos o Israel de Deus, isto é riquíssimo, inclui o cumprimento das  promessas, o reino, o sacerdócio, e sobretudo a presença de Deus em nosso espírito para ensinar, guiar e executar tudo no que diz respeito a sua obra. Aleluia ! Bendito evangelho da cruz de Cristo ! Bendita marca, porque morremos com ele para o pecado, e assim vivemos eternamente Nele ! Esta é a verdade que liberta !

SERVIR E ADORAR NO ESPÍRITO HUMANO

ANDAR SEGUNDO O ESPÍRITO

Deus nos criou com três partes bem distintas, o corpo é facilmente identificado,é nossa parte física, a nossa alma é formada pela nossa mente, vontade e emoção, nosso intelecto, onde aprendemos, decidimos e vivemos nossas emoções, mas e o nosso espírito? Jesus disse que Deus é espírito, logo a nossa parte que se identifica diretamente com a natureza divina é nosso espírito, mas também é a nossa parte mais desconhecida, pois o pecado mortificou o nosso espírito, de tal maneira que até mesmo grande parte dos crentes nem sabem o que é espírito, mas vejamos o que está escrito:

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso ESPÍRITO, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 

O apóstolo Paulo servia a Deus assim:

"Porque Deus, a quem sirvo em meu ESPÍRITO, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós." Rm 1:9.

Sendo Deus espírito, e Deus estando presente no espírito de Paulo, tudo que Paulo pensava, orava, estava diante de Deus, Deus estava ali como testemunha de tudo que fazia interiormente.Assim podemos concluir que a comunhão com Deus é em nosso espírito, somos a figura exata do tabernáculo que Deus erigiu no deserto, o átrio exterior é nosso corpo, o Santo lugar a nossa alma, e o Santo dos santos o nosso espírito, é como uma casa com três cômodos, os pecadores nem sabem do espírito, vivem apenas na esfera da alma carnal, movem-se para o corpo, a carne, vive em função das coisas exteriores, sem nenhum entendimento da vida interior, razão pela qual a vida psicológica dos pecadores serem um caos, são desequilibrados emocionalmente, saem do riso para as lágrimas com facilidade, da ira para uma alegria incontida, surgem os vícios como mentira, fingimentos e habilidades da alma.

Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado, é energizado pelo Espírito Santo, por isto a respeito dos crentes está escrito:

"Digo,porém : andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne."Gl 5:16

"Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." Gl 5:25.

Se olharmos o cristianismo hoje onde estão as lideranças que se importam com este mandamento de andarmos no Espírito? pois  os crentes podem ser carnais e andarem segundo a carne, como está escrito:

"Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo os homens? " 1 Co 3:3.

Nas divisões o que mais há são contendas por doutrinas, práticas e denominações, não são todas estas coisas segundo os homens? andar segundo os homens e os seus ensinamentos faz da igreja uma obra em ruínas, se cada um voltasse como Paulo ao seu espírito e percebesse a presença de Deus, como seria seu comportamento ?  

Deus está em nosso espírito e Jesus nos revelou:

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em ESPÍRITO e em verdade;porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.Deus é espírito; importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:23,24.

Onde estão os adoradores que Deus procura ? Aqueles nos quais Deus em seus espíritos pode ser amado, conhecido, sentido e servido, a igreja não é um serviço carnal, mas espiritual, o Espírito Santo nos deu a vida necessária para esta verdade:

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo." Ef 1:3.
 

domingo, 28 de agosto de 2016

COMO OS ELEITOS DE DEUS SE VESTEM


NOSSA VESTE ESPIRITUAL

A maneira de vestir ainda é motivo de grande controvérsia até os dias de hoje, mas diante de Deus que é espírito, e que contempla o nosso corpo espiritual, a nossa veste pode ser definida como a maneira de agir e reagir às circunstâncias,por isto está escrito assim:

"Revesti-vos,pois,como eleitos de Deus, santos e amados,de ternos afetos de misericórdia,de bondade,de humildade, de mansidão, de longanimidade.Suportai-vos uns aos outros,perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoa,assim também perdoai vós; acima de tudo isto,porém,esteja o amor,que é o vínculo da perfeição.Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração,à qual,também, fostes chamados em só corpo; e sede agradecidos.Habite, ricamente,em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com Salmos, e hinos, e cânticos espirituais,com gratidão em vosso coração.E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Cl 3:12 ao 17.

Observamos que em todas circunstâncias há uma maneira espiritual de se comportar, estes são nossos atos de justiça que brotam da natureza de Cristo em nós, o que pensamos é afetado pela palavra de Jesus que habita em nós ricamente, assim somos;
-misericordiosos;
-bondosos;
-humildes;
-mansos;
-longânimos.

Tudo isto vem de Cristo que vive em nós, a nossa nova natureza faz-nos;

-Perdoar mutuamente;
-Suportar uns aos outros em amor;
-Paz como árbitro em nosso coração;
-Agradecidos.

A roupa significa proteção, todo este procedimento nos conforta, nos aquece, sentimo-nos muito bem revestidos assim, como também está escrito:

'E vos revistais do novo homem,criado segundo Deus, em justiça e retidão, procedentes da verdade." Ef 4:24.

A justiça e a retidão procedem de Deus, da verdade, então agradecidos por estas vestes novas e confortáveis, que substituíram os trapos de imundície de nosso velho homem,como a mentira,incredulidade,e todas as paixões da carne, começamos espiritualmente a cantar, salmodiar e adorar a Deus, e tudo que fazemos e falamos, é segundo esta nova natureza em Cristo Jesus.

QUANDO O DIABO FUGIRÁ DE NÓS ?

ANDANDO SEGUNDO O ESPÍRITO

Somos ensinados a resistir ao Diabo, isto revela que pode nos tentar e vir sobre nossa mente quando menos esperamos, a maneira de resistir é que nos fará vencedores:

"Sujeitai-vos , portanto, a Deus ; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" Tg 4:7

Como sujeitar-se a Deus? esta é a posição que nos garante poder, força para resistência nos dias maus, nos momentos de tentações,como resistir ao que nos vem sobre nossa mente com toda a força do inferno, para nos demover da fé e fazer-nos duvidar de Deus e sua bondade ? Vejamos esta palavra:

"Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade." 1 Co 11:10.

A mulher representa o corpo dos crentes como a noiva, esposa de Cristo, a sujeição é lembrada diante dos anjos que assistiram a rebelião daqueles que foram após Satanás, deixando a sujeição a Deus, abriu-se no mundo espiritual a maior de todas divisões, onde a vontade e o amor de Deus foram abandonados.Quando os anos veem a nossa obediência e sujeição a vontade de Deus, alegram-se pela vitória em Cristo sobre nossa natureza rebelde e sem submissão,é a igreja submissa simbolizada por uma mulher com véu sobre a cabeça, o que está coberto? A nossa mente natural, não ousamos fazer ou falar por nós mesmos, mas segundo o Espírito nos moveremos, dando a honra àquele que é o único Deus verdadeiro e de justo domínio sobre nós.

Quando deixamos a submissão é como se tirássemos o véu,fazemos uso de nossa cabeça, nossa inteligência e sabedoria humana, desprezando e desonrando a Deus,ficamos com a mente aberta às insinuações e sugestões do diabo, pode nos vir até como anjo de luz, e o acatarmos com idéias deslumbrantes a respeito da igreja e dos crentes, mas fora do propósito e orientação de Deus. O mundo satânico conhece e percebe o nosso comportamento, o diabo fugirá de nós quando nos submetemos ao Senhor como nosso justo marido, resistindo às suas investidas que tentam nos fazer agir por nós mesmos e na nossa própria força,na verdade, ele foge porque estando submissos temos a força do Senhor e seu poder, contra o qual satanás não pode lutar, então ele foge.

A submissão nos ensina a andar segundo o Espírito, enche-nos de conhecimento e inteligência sobre o reino de Deus e todo o mundo espiritual. Se usamos nossa própria força e sabedoria seremos sempre derrotados.A igreja foi afetada pela falta de submissão, o adversário sempre virá com seu engano, e o pior, como anjo de luz prega o evangelho com  boas doutrinas, nobres atitudes, aparência de piedade, mas totalmente desprovido do Espírito Santo,lembremos, sem submissão ele não poderá ser resistido.Como Deus nos tem guardado !

sábado, 27 de agosto de 2016

TRÊS ATITUDES QUE VENCEM O DIABO

A FORÇA DA FÉ EM AÇÃO 

O Diabo foi chamado de deus deste século, príncipe do mundo, o que engana todo o mundo, o astuto, o sedutor, e outras palavras que expressam sua personalidade, esfera de ação e poder, e somente nós os que cremos,somos  colocados numa esfera de poder com capacidade para vencê-lo. Deus permitiu tudo isto para que nossas almas alcançassem a vitória, com plenitude da sabedoria e poder vindas dele mesmo, e assim por meio de Jesus e de toda sua família envergonhasse e vencêssemos o inimigo. A revelação das três atitudes que venceram o diabo está assim:

"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e,mesmo em face da morte, não amaram a própria vida."  Ap 12:11 

1-O SANGUE DO CORDEIRO: A compreensão do sangue é essencial para que fortalecidos nesta verdade estejamos de pé diante de Deus e das acusações do diabo em nossa mente, João nos afirma que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, como? Quando nos arrependemos nós confessamos os nossos pecados, assim a morte de Cristo, que é o derramamento de seu sangue  passa a ser nossa, nesta unidade de fé Deus olha nossos pecados em Cristo, Nele somos lavados, purificados, por que a sua carne está sem o sangue, e    pela fé significa que o bebemos, que participamos da sua morte, de seu sangue remidor, sua vida, seu sangue derramado satisfaz a justiça de Deus, razão de estar escrito: "porquanto quem morreu está justificado do pecado"(Rm 6:7).Logo morremos com Cristo, estamos justificados no derramamento de sangue, morte de Cristo.

2-A PALAVRA DO TESTEMUNHO: A palavra de Deus é nos apresentada assim na batalha espiritual:

"Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus" Ef 6:17.

Para cortar os argumentos de Satanás na nossa mente e nas palavras dos outros, temos que tomar a Palavra de Deus, e quando praticamos a palavra de Deus isto se torna o nosso testemunho, falando e agindo segundo o Espírito de Deis, no sangue formos purificados dos erros passados, no testemunho somos preservados na santidade e no poder de Deus.

3-NÃO AMARAM A PRÓPRIA VIDA: Se Estêvão amasse a própria vida não haveria seu testemunho no livro de Atos, não teria visto o céu aberto, o Pai e o Filho, o corpo físico morria, mas depois o que fariam seus acusadores? Satanás tem ódio, é homicida desde o princípio, os que temem perder a vida da carne, da alma, serão subjugados por ele, vamos tomar a cruz e negar a nós mesmos de tal maneira que o inimigo não encontre ocasião para nos tentar e vencer, por amarmos a nossa própria vida.


POR QUE HÁ EUNUCOS POR CAUSA DO REINO DOS CÉUS?

UM SEGREDO ESPIRITUAL REVELADO

Estando Jesus e os discípulos falando a respeito do divórcio e do casamento, Jesus fez uma afirmação na qual há uma verdade espiritual profunda, e que nos ilumina a respeito de fatos espirituais, e  também das trevas que tem avançado sobre os cristãos nestes últimos dias. A revelação de Jesus é assim:

" Porque há eunucos de nascença, há outros a quem os homens fizeram tais; e a outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita."  Mateus: 19:12.

O dicionário on line em português define assim um eunuco:

 Castrado; indivíduo cujos testículos e/ou o pênis foram removidos ou são congenitamente incapazes.[Por Extensão] Figurado. Aquele que é impotente espiritual ou fisicamente.

Assim compreendemos os eunucos de nascença e os que os homens os fizeram tais, mas e os que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino de Deus ?

O órgão sexual masculino, como todo corpo físico, é uma figura representativa do corpo espiritual,representa a vontade, as emoções que nos move a falar,agir, Deus já havia tocado neste ponto sobre a circuncisão, como um sinal visível de aliança entre Ele e Abraão, vejamos:

"Esta é a  minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circundareis a carne do prepúcio; será isto por sinal de aliança entre mim e vós." Gn 17:10,11.

A compreensão do significado desta aliança cumpriu-se na cruz de Cristo, quando a circuncisão se cumpriu e sobre isto está escrito:

"Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas a nossos pais." Rm 15:8

Agora o Apóstolo Paulo nos explica este ministério sob o qual estamos agora, o ministério de Jesus:

"Porque não é judeu quem o é  apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus." Rm 2:28,29.

Estas palavras abrem para nós todo significado espiritual dos órgãos sexuais, eles são representativos do coração, agora podemos compreender onde acontece as relações que é chamada de prostituição espiritual por todas as Escrituras, se Jesus ministrou uma circuncisão no nosso coração, de maneira que cortou a carne , aqueles pensamentos que foram gerados pela relação do homem com o diabo, produzindo os pecados.  Nossos pecados foram tirados por Jesus na cruz, ali Ele realizou a verdadeira circuncisão, chamada eterna aliança no seu sangue, mas, e os eunucos por causa do reino do céu ?

Os eunucos por  causa do reino dos céus, são aqueles que não  falam de si mesmos, é como se tivéssemos nos castrados, é no coração,tomando a cruz e negando a nós mesmos, Jesus revelou que a boca fala do que o coração está cheio, quando somos circuncidados por negar a nós mesmos, não falamos o que pensamos, de nós mesmos, mas falamos de acordo com a Palavra, neste sentido Jesus foi um eunuco de nascimento:

"O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou." Jo 7:16.

Jesus não falava o que pensava em si mesmo, mas falava tudo de acordo com o Pai, eles eram um.Mas os que não são eunucos por causa do reino do céu não se importam de falar diferente e dividir a igreja, não há reino dos céus para estes, nada importa a não ser o que pensam,o coração velho permanece inalterado, usam a doutrina e a palavra de Deus apenas para se justificarem, esta é a tragédia de nossos dias , onde estão aqueles que se importam com o reino dos céus ? Fazem o que Jesus disse:

" Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória." Jo 7:18.

Se a circuncisão dada a Abraão, que exteriormente era a remoção do prepúcio, como a obra de Cristo na cruz removendo  o pecado de nosso coração, o eunuco é a castração espontânea, a remoção ou inutilização dos órgãos sexuais masculinos, significando uma disposição total, sem barreira alguma, uma consagração especial que não muitos podem fazer, é uma renúncia de si mesmo(coração=mente, vontade e emoção) de tal forma que só expressará a Palavra, a vontade na execução do propósito do reino dos céus, por causa do reino o ego deixou de agir. Assim cumpre-se, em plenitude o que está escrito: 

"O homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus " 1 Co 10:7.

As Escrituras são livros com pensamentos espirituais, não podemos penetrar no seu significado usando nossa sabedoria humana, carnal, Deus seja louvado na sua sabedoria !

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

ONDE ESTÁ O REINO DAS TREVAS ?

CONHECENDO A VERDADE POR JESUS CRISTO 

Vimos  o que Jesus nos revelou a respeito do reino de Deus, a sua obra e seu ministério por meio do Espírito Santo:

"O reino de Deus está dentro de vós." Lucas 17:21 

 Agora vamos perceber então onde está o reino das trevas, vejamos o que está escrito:

"Para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e herança entre os santificados pela fé em mim." Atos 26:18.

O ministério da pregação do evangelho é para nos tirar das trevas, nas quais satanás exerce seu poder sobre nós, assim nossos pecados são tirados e passamos a ter parte na santidade de Deus pela fé em Jesus. Mas o que são essas trevas?

"Pois, outrora,éreis trevas,porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade). Ef 5:8,9.

Vamos aos fatos espirituais:

-O reino de Deus está dentro de nós, logo onde estava o reino das trevas? também dentro de nós, porque éramos trevas, nossas trevas são todos nossos pensamentos pecaminosos gerados pela incredulidade e desobediência, para tirar-nos deles Jesus veio, quando o evangelho é pregado o fato mais glorioso acontece:

"Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo." 2 Co 4:6.

-Éramos trevas e a palavra, o Espírito Santo, o Deus vivo e verdadeiro brilhou como um sol de justiça, mostrando quem sou, meus erros, meu orgulho, meus pensamentos enganosos, assim o arrependimento muda tudo, remido destes pensamentos Jesus começa a me encher com sua mente, Satanás não terá mais poder sobre mim, sou uma nova criatura, era trevas, mas agora sou luz no Senhor.Aleluia ! O reino das trevas que me dominava por meio de meus pensamentos pecaminosos perdeu seu poder e Jesus entrou e o reino de Deus, dentro de mim, brilhará por toda eternidade !

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

QUANDO OS CRENTES GOSTAM MAIS DE CEBOLAS E ALHOS

QUANDO NÃO QUEREMOS A PALAVRA DE DEUS 

Toda Escritura é para nossa instrução, como aqueles que creram em Jesus, e estamos como os judeus que estavam escravizados no Egito(mundo de pecado) e são milagrosamente libertos pela mão forte de Deus(evangelho). Antes de entrarmos e tomarmos posse da boa terra(o Espírito de Jesus Cristo), como os judeus, ainda vagamos por quarenta anos no deserto de nossa alma, até que percamos todas as coisas velhas do pecado e possamos entrar no pleno gozo do Espírito.O que foi sinal para os judeus, é sinal para nós, e estando o povo no deserto, Deus enviou o maná do céu, para sustentá-los, o que para nós significa a Palavra de Deus que nos veio por Jesus Cristo, o nosso pão do céu, como está escrito:

"Eu sou o pão da vida.Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que todo que dele comer não pereça." João 6:48,49,50.

Agora vejamos algo surpreendente, o que aconteceu com os judeus, acontece com os crentes hoje, este episódio retrata com exatidão a situação de muitos crentes hoje:

"E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios;pelos que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos.Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná." Nm 11:4,56,6.

Se o Egito simboliza o mundo do pecado, a comida dos egípcios representa as palavras, os fatos, os assuntos, os mexericos, as conversas torpes, os maus costumes,as coisas da mente humana sem Deus, e eles ali no deserto estavam sentindo falta daquilo que Deus os tirou, e estavam enjoados do que Deus preparava para eles, o maná.Figuradamente os peixes do Egito representam as pessoas não convertidas, pois Jesus dissera aos discípulos que iria fazer deles pescadores de homens, tirar peixes  do Egito, salvá-los do mundo do pecado, os pepinos, os pepinos, os melões representam frutos que se apoiam na terra, a carne, as brincadeiras, as diversões, as piadas, os escarnecimentos, os alhos representam o sabor, o tempero que fazem as pessoas gostar do mundo, de serem louvadas e admiradas, elogiadas, as disputas, as contendas que provem de tudo isto. O povo salvo estava sentindo falta destas coisas e agora Deus só apresentava a eles o maná, que representa  o alimento para suas almas, sua instrução, presença , palavra, para sustentá-los.

Olhem hoje, se é ervido o maná para os crentes, quantos estão enjoados da Palavra de Deus, querem curtir o que eles mesmos dizem, pensam e falam. Se fizerem um pesquisa perceberão que a Palavra de Deus, o nosso maná celestial, o pão vivo que desceu do céu, o Espírito de Jesus Cristo, são deixados de lado por muitos, que estão correndo atrás das coisas da carne, assim os que servem alhos, cebolas, melões e pepinos são amados, admirados, seguidos, a alma humana é a mesma dos judeus no deserto, muitos não entraram na boa terra por isto, tombaram no deserto,amaram aquilo do qual Deus os havia salvado.

Estamos navegando na internet, quando vemos um título ou algo da Palavra de Deus, pulamos, achamos extenso, interiormente dizemos: É este maná todo dia ! Todo dia ! É tudo a mesma coisa, mais maná, mais palavra de Deus ! Não é sem motivo que uma das palavras de Jesus no sermão do monte é a respeito de fome e comida:

"Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos." Mt 5:6.

Se uma grande parte quer continuar se alimentando das coisas do mundo, continuem, mas os que encherem a sua alma de Cristo(a justiça), a Palavra de Deus, que é espírito e vida, serão fartos, isto é, terão a vida eterna e desfrutarão dele como a boa terra, a terra prometida, o Espírito prometido ! Que maravilha é Deus !

ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS ?

ONDE AS COISAS ESPIRITUAIS ACONTECEM  

Jesus revela algo  que até nossos dias continua como o grande mistério da existência humana e o por que das coisas criadas ! Desde que a corrupção entrou na igreja, e os homens sem o Espírito Santo começaram organizá-la e usar artifícios carnais para "ganhar almas para Jesus", como se o próprio Jesus não tivesse nomeado o Espírito Santo para convencer o homem do pecado, da justiça e  do juízo(Jo 16:8), quantos passaram a andar por vista? julgando igrejas pela aparência exterior e buscando glória em coisas exteriores? Jesus nos advertiu a respeito de sua presença e do reino de Deus, revelou o lugar onde todas coisas espirituais acontecem,tudo é interior, no homem interior, em nosso coração, no nosso espírito, com a transformação e renovação de nosso entendimento,tanto que que a boa terra é aquele que ouve a palavra do reino e a compreende(Mt 13:23), assim podemos ter e estar no reino de Deus em nossos dias aqui na terra, vejamos:

"Não vem o reino de Deus com visível aparência.Nem dirão: ei-lo aqui ! ou : Lá está ! Porque o reino de Deus está dentro de vós." Lucas 17:20b, 21.

Então por que de tantas arrecadações em dinheiro, por que tantos títulos exteriores, por que tantos buscando Deus em tantos lugares, montes, viajando, sacrificando, se o que precisamos e o que nos vai proporcionar a vida eterna está dentro de nós ? Com as Escrituras nas mãos e as palavras de Jesus sem necessidade de qualquer interpretação, que servisse de desculpa como desconhecimento, estão num movimento frenético e numa comunicação enganosa a respeito das coisas da fé, bastando  simplesmente entender que o  trono, o poder, a graça , a verdade, o próprio Deus por meio de Jesus Cristo vem para dentro de nós ! 

Vamos repetir e meditar: " Porque o reino de Deus está dentro de vós ! " 

Hoje sei como o adversário é sagaz nos pensamentos da nossa carne, para nos enganar e desviar desta compreensão, a razão porque multidões estão atrás de milagres, de sinais, de palavras e ensinamentos extraordinários, é que ouvir o que Jesus diz nos custa a nossa vida, nossos pensamentos, amores e preferências, quem deseja abandonar o cômodo show oferecido pela carne, reunimos; nós rimos, cantamos, aceitamos lobos em pele de cordeiro, liderança de multidões com ensinamentos falsos, tudo porque não desejamos ouvir Jesus, nem na verdade queremos que Deus reine sobre nós, quem quer deixar as suas escolhas e sofrer a obra da cruz ? É mais fácil pensarmos que Deus aceita tudo, mas a verdade é muito séria, o desejo de Deus é reinar dentro de nós ! Temos que ceder à palavra:

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional.E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos  pela RENOVAÇÃO da vossa MENTE, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade Deus." 

É perfeito Deus reinando dentro de nossos pensamentos, com este entendimento renovado, fora deste século, mas a verdade que isto vai custar o título e a honra diante dos homens, vai custar a humilhação da cruz, é sacrifício vivo, não cabe ensinamento e glória humana, é o Espírito Santo reinando interiormente,é o pensamento de Deus, espírito,dominando a nossa mente renovada, fazendo as coisas do reino de Deus, como paz alegria e amor tão reais e verdadeiros , assim sujeitamos ao Pai das luzes, estaremos claros de seus propósitos e graça, glória a  Deus no seu trono, viva Deus dentro de nós ! Que maravilha, avancemos nesta fé! Assim Emanuel, Deus conosco, Jesus Cristo, encher-nos-á de júbilo por toda eternidade, a vida eterna é a glória de Deus !


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O DIA DA VERGONHA OU DA GLÓRIA

A REALIDADE É CONHECIDA DIANTE DE DEUS 

A igreja que está em Laudicéia  representa todos os que estão enganados a respeito de Jesus, dos irmãos e de si mesmos, vamos ouvir primeiro o que esta  igreja pensa de si mesma: 

"Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma." Ap 3:17a.

O que a igreja e a liderança pensa de si mesma e fala é engano, Jesus vê o coração, quantos estão pensando que estão ricos espiritualmente de tal forma que desprezam tudo, não buscam ensino do Espírito Santo, não vão às Escrituras, parecem fartos de tudo, aparentemente não precisam de coisa alguma, mas quando Jesus olha: 

"E não sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." Ap 3:17b.

Será um susto tremendo quando multidões comparecerem diante de  Cristo, e para surpresa deles, pois não sabem, forem encontrados nus ! Veja o que Paulo expressou:

"E,por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se todavia,formos encontrados vestidos e não nus." 2 Co 5:2,3.

Que veste é esta que nos cobre diante de Deus?  Assim está revelado:

"Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos sermos despidos,mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.Ora, foi o próprio Deus que nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito." 2 Co 4,5.

Assim , a vida de Deus é nossa veste, a mente de Cristo, o Espírito, é  por isto  que nosso corpo, o nosso tabernáculo, a nossa casa será também absorvida pela vida, é porque já temos o penhor, algo de Deus está em nós, espiritualmente já vivemos, estamos vivos para Deus, mas o corpo também será absorvido por esta vida que temos,absorvemos o Espírito ressuscitado de Cristo, então podemos compreender o que Jesus disse a igreja que está em Sardes, qual o problema de Sardes? É a morte ! Veja:

"Conheço as tuas obras, que tens nome que vives e estás morto." Ap 3:1b.

Assim compreendemos que a morte é nudez, pois Jesus diz ainda:

"Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas." Ap 3:4.

Pra sermos dignos de andar com Jesus temos que estar vivos com Ele, o que podia contaminar as vestes? a morte do verso 3:1b. A igreja nua é a que não tem a vida  em ressurreição de Jesus, logo não são dignas de andar com Ele, como estarão naquele dia? Vejamos  que em Gênesis Adão e Eva antes  de pecarem  estavam sem roupas mas o que é dito:

"Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam." Gn 2:25.

Não se envergonhavam pois estavam vestidos com a vida de Deus, a vergonha e a nudez espiritual só entraram com a desobediência, vejam:

"Abriram os olhos de ambos e percebendo que estavam nus." Gn 3: 7.

Deus havia dito que se comessem do fruto morreriam, a morte é a nudez,eles morreram ,o Espírito havia se retirado, por isto Paulo diz que nós que estamos vestidos temos o penhor do Espírito, a vida que perdemos no pecado foi trazida por Jesus, assim também a igreja sem o Espírito de Jesus está morta, está nua, é miserável, pobre e cega para as coisas espirituais. Há muito que meditar nisto, porque o que conhece as nossas obras está olhando para nós !Vai chegar o dia de  nossa vergonha ou da nossa glória ! Que sejamos dignos de andar com Cristo !


A PROVISÃO DO ESPÍRITO DE JESUS CRISTO

TUDO QUE A IGREJA PRECISA ESTÁ EM CRISTO 

Quando estamos reunidos de que precisamos ? O que realmente enche a igreja com as coisas celestiais ? Se temos algo nos prendendo Cristo veio nos libertar, se não temos paciência, Cristo é rico em mansidão e humildade, se não amamos como está ordenado amar, Cristo é o perfeito amor de Deus derramado em nossos corações, a igreja somos nós com Cristo,Ele revela tudo sobre cada um e a igreja, sobre o mundo e as coisas dos homens, nada está fora do controle de Deus, e nesta comunhão ficamos cientes de tudo,não está escrito que Deus não faz nada sem revelar aos seus servos? esta unidade é que produz a obra de Deus, assim o apóstolo Paulo experimentou: 

"Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação, segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda ousadia, como sempre, também agora,será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte." Fp 1:19,20.

Onde estão as riquezas verdadeiras? O evangelho verdadeiro  é o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo(Ef 3:8), que riquezas são estas? 

"Para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos." Cl 2:2,3.

A riqueza da forte convicção do entendimento, é a nossa fé que leva a perfeita iluminação do nosso coração, com o qual entendemos os caminhos e a maneira de Deus agir, pois  Deus continua a agir na história da criação e dos homens, de tal maneira que toda sua palavra é cumprida, por isto a verdadeira ciência e sabedoria está oculta em Cristo, os homens, ao adicionar a própria sabedoria e entendimento na igreja, ficam prejudicados quanto a compreensão do reino e do poder de Deus, como não entendem, não desfrutam destas riquezas e da provisão de Jesus Cristo,ficam confusos quanto aos acontecimentos, mas se andamos na luz percebemos tudo que está acontecendo, e vemos Deus agir, suas decisões e juízos.

Oremos firmemente, para que, tendo nós chegado a este entendimento, sejamos cada vez mais firmes no Senhor, de tal maneira que brilhe a nossa luz(Cristo) diante dos homens e o mundo possa ver Cristo engrandecido em nosso corpo mortal !Pois nossa expressão será a natureza de Cristo, Deus nos deu Cristo e Nele somos semelhantes ao Pai ! Filhos de Deus em Cristo !






terça-feira, 23 de agosto de 2016

FIRMES CONTRA AS CILADAS DO DIABO

CONHECENDO O PODER DE DEUS 

Quando lemos em Efésios 6:11 a seguinte exortação: 

" Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as CILADAS do diabo." 

A palavra ciladas nos lembra uma armadilha, na qual um pássaro ou animal, sem o perceber caem, e quando toda situação se revela é tarde demais, perdeu a liberdade, pois caiu-se numa prisão, ou perdeu-se a vida, pois o que armou a cilada tem como objetivo alimentar-se do que foi preso.Há outra passagem que mostra Deus nos livrando do diabo:

" Pois ele te livrará do laço do passarinheiro." Sl 91:3a.

Assim temos figuradamente a nossa alma como um pássaro, estando em liberdade pela fé em Cristo, voando na força do espírito, precisando vigiar para não cair em armadilhas, laços, ou ciladas que o inimigo de Deus prepara para prender as nossas almas. Se lermos com atenção a exortação em Efésios vamos perceber que estas ciladas são chamadas de dias maus:

"Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau,e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis." Ef 6:13.

Fica evidente que estes laços, ciladas, são dias maus, que exigirão de nós resistência, de tal forma que suportando alcançamos a vitória e permanecemos inabaláveis.Logo, são situações e circunstâncias que vem para abalar a nossa fé, trazer-nos dúvidas em ralação ao amor e fidelidade de Deus, pode ser uma dificuldade com filhos, maridos, vizinhos, com a própria saúde, com os próprios pensamentos, problemas financeiros, que vão exigir resistência no que diz respeito a nossa confiança em Deus, assim que percebemos o ambiente de cilada, nossa  vitória é certa, porque começamos a usar a armadura de Deus, os que não vigiam, não oram , e estão desapercebidos, serão pegos de surpresa por estas circunstâncias, e o inimigo pode abalá-los com facilidade, então poderão estar no caminho da prisão, e em casos mais graves, perdem a confiança em Deus de tal forma que não mais se  recuperam.

A vida espiritual exige que tomemos posição frente ao inimigo e suas armações assim:

" Tomai também o capacete da salvação e espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." 

O capacete da salvação fala de uma mente que tem pleno conhecimento do lugar espiritual em que se encontra, é salvo, é em Cristo, para resistir aos pensamentos que  o diabo quer nos dar  temos a certeza da salvação, capacete, para cortar e atacar estes pensamentos diabólicos temos a espada do Espírito que é a palavra de Deus, nunca em circunstância alguma usemos nossas palavras, se o fizermos seremos derrotados, só a palavra de Deus corta o diabo, a vigilância é com orações e súplicas, isto é vitória garantida, pois tudo por meio do Espírito Santo.Somos como soldados em guerra, vencemos obedecendo o Capitão Jesus Cristo ! Assim permanecemos inabaláveis sempre, haja o que houver ! viva Jesus, o Vitorioso !

SOBRE CAVALOS E CAVALEIROS

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DE CAVALOS E CAVALEIROS

O pecado fortaleceu o homem de tal maneira, que Deus chega a dizer que o homem é como "um de nós" (Gn 3:22), assim tem nele mesmo todos os recursos e sabedoria de tal forma que age e vive como se não precisasse de Deus, mas em Isaías Deus diz:

"Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em CAVALOS ; confiam em carros, porque são muitos, e em  CAVALEIROS, porque são muito fortes. mas não atentam para o Santo  de Israel, nem buscam ao Senhor.Todavia, este é sábio, e faz vir o mal, e não retira as suas palavras; ele se levantará contra a casa dos malfeitores e contra a ajuda dos que praticam a iniquídade.Pois os egípcios são HOMENS e não DEUSES; e seus cavalos CARNE e não ESPÍRITO." Is 31: 1,2,3a.

Quando vamos comprar um carro perguntamos,a potência do motor é de quantos cavalos? Só os cegos não veem as maravilhas da palavra de Deus, Aquele que é a própria energia, muito antes dos físicos e homens inteligentes deste século, já havia determinado a força do cavalo como símbolo de força e energia, assim o os carros e cavalos simbolizam energia que movimenta, assim podemos compreender por todas as Escrituras estes simbolismos, tanto das forças de Deus, como das de Satanás.

A figura que temos nas Escrituras traz assim: o cavalo significa a carne, o corpo, e o cavaleiro significa a alma, Deus  então diz que  confiar em homens é como confiar em deuses, nota que o mundo não atribui nada a Deus, mas somente a homens, são eles os criadores e inventores, é como se Deus nunca tivesse existido.Mas o que Deus diz é que se levantará contra estes cavaleiros e seus cavalos, pois a força deles é a força do adversário que faz dos homens os deuses na terra, todo ídolo e divindade foi inventado pelos homens, sejam coisas, astros, animais e figuras humanas, significando eles mesmos como deuses.O Egito será sempre a figura do mundo sem a força de Deus, onde o homem diviniza e é divinizado.O caso de Saulo no caminho de Damasco ilustra como a visão de Deus nos faz cair de nossa força e inteligência carnal, Saulo caiu do cavalo(At 9:4) de tal maneira que nunca mais foi ele mesmo, tornou-se Paulo.

Sabendo que cavalos significam as forças espirituais invisíveis,podemos perceber que os cavaleiros de Apocalipse 6 significam as forças, sejam as de Deus ou de Satanás, que estão atuando na terra desde os dias do Apóstolo João, vamos examinar somente o primeiro cavaleiro:

"Vi, então, e eis um cavalo branco, e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e ele saiu vencendo e para vencer." Ap 6:2.

As cores dos cavalos significam sua natureza e seu trabalho, este cavalo é branco, é o corpo, a carne de Cristo, a pessoa física, sem pecado, a única carne sem pecado  que houve sobre a terra, a única força em que devemos nos firmar, porque é puro, o cavaleiro e o cavalo são um, assim como nossa alma e corpo, o cavaleiro dirige e governa o cavalo, assim nós dirigimos e governamos o nosso corpo, assim o cavalo branco e o cavaleiro é a pessoa ressuscitada de Jesus Cristo, que tem só o arco na mão, pois a seta foi lançada como o Espírito  que prega o evangelho através da era da igreja, a coroa que lhe foi dada foi Deus que lhe deu todo poder no céu, na terra e debaixo da terra(Fp 2:10).Ele saiu  vencendo e para vencer, o evangelho vai produzir milhares de vencedores expressos assim na profecia:

"Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco.O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.E seguiam-no os exércitos que há  no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro." Ap 19:11,14.

O evangelho verdadeiro, a seta que saiu do arco do cavaleiro do cavalo branco, vai produzir milhões de vencedores, notem que a veste dos cavaleiros do exército do céu é a mesma da noiva do Cordeiro(Ap 19:8), esta é a maravilha de Deus, só Jesus salvou-nos dos deuses do Egito, de nossa própria força pecadora e maligna, Nele somos lavados, clareados, até sermos brancos e puros,e estarmos no reino do céu, há muito ainda que meditar sobre isto.Glória ao Deus sábio !


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

EXAMINANDO OS MESTRES DE HOJE

ENSINAR SEGUNDO O ESPÍRITO SANTO OU SEGUNDO A CARNE?

Hoje a respeito do evangelho precisamos com muita diligência, examinar a palavra de Deus, no tocante à aqueles que a ensinam, Jesus disse aos seus discípulos:

"Ensinando a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" Mt 28:20a.

Ultrapassar o que Jesus ordenou é uma prevaricação, isto é, deixamos de cumprir o seu mandamento, saímos do caminho e nos perdemos nos labirintos de nossas interpretações, o Espírito Santo ordenou:

"Não ultrapasseis o que está escrito" 1 Co 4:6.

Quando falamos de acordo somente o que está escrito, toda glória e sabedoria é de Deus, assim, quando numa doutrina, começamos a introduzir a sabedoria própria, os homens podem nos ter por sábios segundo a carne, e assim trazermos preferências e divisões, ninguém dividiu mais a igreja do que os falsos mestres ! 

O Espírito Santo ainda instrue sobre o ensino:

"Torna-te pessoalmente padrão de boas obras.No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito." Tt 2:7,8.

Vamos examinar os mestres de hoje à luz desta instrução:
-Padrão de boas obras: Os verdadeiros servos de Deus, não exploram, nem enriquecem às custas dos crentes em Cristo, são simples e toda a sua vida recomenda a dignidade do evangelho.
-Mostra integridade: Os que ensino mostram integridade, não ultrapassam o que está escrito, não inventam, não acrescentam doutrinas às Escrituras, falam somente segundo o Espírito Santo, não dá lugar nem ocasião a carne, ensinam sem corromper a Palavra, sem adulterá-la.
-Reverência: Alguns mestres podem fazer do ensino uma ocasião de gracejos, brincadeiras, e os que ouvem riem como se estivessem num teatro ou circo, ensinam sem reverência, sem seriedade, como se Deus não estivesse presente, a Palavra de Deus não alegra carne nenhuma, Cristo crucificou a carne, por isto devemos estar atentos, a palavra da verdade é que deve provocar a reverência e a piedade no ensino.
-Linguagem sadia e irrepreensível: A palavra de Deus é pura, é provada, é como ouro, as palavras dos homens são levianas, sem compromisso, sem seriedade, examinemos bem os mestres, senão o que será de nós que os ouvimos, Jesus disse:

"Deixai-os, são cegos, guias de cegos.Ora, se um cego guiar ouro cego, cairão ambos no barranco." Mt 15:14.

Jesus manda deixá-los, estes mestres irreverentes, brincalhões, com linguagem corrompida na maioria das vezes são os mais populares, pois agradam a carne, mas são cegos, não percebem a presença de Deus.Jesus diz: Deixai-os ! 

INIMIGOS RECONCILIADOS EM CRISTO

UMA AMIZADE ETERNA

Deus é amor, o nosso coração era cheio de ira e ódio, Deus é Deus de paz, éramos inclinados à guerra uns contra os outros, Deus é Deus de consolação, éramos insatisfeitos e nada havia  que pudesse deixar-nos sempre supridos de alegria, mansidão e humildade, Deus é luz, e nas trevas de nossa ignorância movíamos sem saber de onde viemos nem para onde íamos, estávamos perdidos na imensidão de nossas ilusões, mas Ele veio e fez assim:

"Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.Porque se nós, quando INIMIGOS, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida."  Rm 5:6 ao 10.

Como fomos feitos amigos de Deus, agora podemos sentir, amar, adorar e falar com Deus, Ele fala conosco como um amigo fiel, agora por meio do Espírito Santo, somos ensinados e guiados, guardados do maligno, saímos das trevas de nosso coração, Ele brilhou e a vida eterna nos chegou de maneira maravilhosa, a vida de Cristo é agora a nossa vida, a vida ressuscitada de Cristo nos salva de uma vida carnal e pecadora.

Por que o homem tornou-se inimigo de Deus? Porque aceitou a natureza do inimigo em si mesmo, percebemos que toda inimizade de satanás contra Deus foi transferida para o homem, de tal forma que somente a morte e ressurreição de Cristo, a vida de Cristo pode nos salvar da vida de Satanás, agora podemos compreender que Jesus disse:

"Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á." 
Mt 16:25.

Toda confusão que existe nas igrejas hoje é que os homens não querem perder a vida inimiga de Deus e querem servir a Deus com ela, assim ao invés de ter a vida divina manifestada no corpo, manifestam a si mesmos e fazem das igrejas os seus reinos, não estando sujeitos ao Espírito Santo para manifestar a autoridade de Deus.

Viemos a Jesus com uma vida, um coração cheio de pensamentos estranhos e contrários à natureza divina, à medida que vamos tomando a cruz e negando a nós mesmos, esta vida vai perdendo a força, se não amávamos, passamos a amar, se não perdoávamos , agora perdoamos, assim recebemos a vida de Cristo, a mente de Cristo nos transforma de tal maneira que nos capacita a agir como filhos de Deus.Assim Jesus disse:

"Vós sereis meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer." João 15: 14,15.

Graças a Jesus, temos a vida que se torna amiga de Deus, agindo sempre em comunhão tal que percebemos como Deus age, sua justiça e seu amor, perdemos na cruz a vida inimiga de Deus, esta reconciliação é gloriosa, e somos agora amigos de Deus. Como é maravilhoso andar Com Deus !

domingo, 21 de agosto de 2016

A NOSSA ALMA COMO UM COPO OU PRATO

O QUE HÁ EM NOSSAS ALMAS ?

As vasilhas, ou utensílios domésticos, são símbolos de nossas almas, quando ouvimos Jesus, percebemos que com  nossos pensamentos elaboramos o que nós mesmos desfrutamos como comida e servimos os outros, Paulo chega a dizer que nossa palavra seja temperada, para que isto? Se formos salgados demais, as pessoas não quererão nos ouvir, se formos dispersos e falarmos coisas sem significado ou valor, as pessoas não se interessarão, o  que Jesus ensinou faz de nós pessoas sábias, e o que falamos, torna-se alimento e fortalece os que nos ouvem, tanto na vida espiritual, como no que diz respeito a este mundo hostil e seco.Jesus revelou o que acontece dentro de nós quando pensamos e agimos, assim:

"Vós,fariseus, limpais o exterior do COPO  e do PRATO; mas vosso interior está cheio de rapina e perversidade.Insensatos! Quem fez o exterior não é o mesmo que fez o interior? Antes, dai esmolas do que tiverdes, e tudo vos será limpo." Lucas 11:39,40,41.

A nossa alma como um prato pode estar cheia de pensamentos de esperteza que engana o próximo nos negócios, o homem raramente pensa em dividir, seu pensamento é de ajuntar, enriquecer e sobrepujar os seus semelhantes, ter uma aparência de sabedoria, riqueza e poder, mesmo que lhe custe maldade e exploração do trabalho dos outros, como mudar esta aparência falsa de limpeza exterior?

Dar esmolas é um eufemismo que Jesus usa para que tenhamos disposição de dividir com nossos irmãos o que ganhamos, para que não haja necessitados entre os crentes, é necessário que em nossa vasilha, nosso copo, nossa alma, aja estes pensamentos de fraternidade, notemos que não é uma legalidade, mas um sentimento que brota do interior limpo de avareza e insensatez, sensíveis com  a necessidade de nossos irmãos.

Quando aprendemos com Jesus,  o nosso CÁLICE transborda(Sl 23:5), a nossa alma enche-se do Espírito de tal forma que temos para nós e podemos servir os outros, compartilhamos e levamos aos outros as riquezas de Deus, pois nos tornamos como vasilhas limpas e prontas para serem usadas por Deus, nossos pensamentos transbordam de amor, vida e paz. Que maravilha !Além disto, a igreja se torna uma irmandade que compartilha todas as coisas, se alguém tem necessidade, quem tem mais, ajuda o outro, assim entre nós não haverá fariseus, com apenas aparência exterior de bondade e amor,os fariseus sempre ajuntam e exploram para si, igreja rica é aquela que amorosamente divide quando há necessidade.Nossa vasilha será limpa e Deus se move em nós !